Maior navio-hospital civil do mundo, conheça
Nós já comentamos sobre os povos que conseguiram lograr avanços na técnica naval e, com ela, tornarem-se nações hegemônicas a seu tempo. Também comentamos sobre tipos de navios, como os de guerra, navios de carga ou de passageiros, além de navios de pesquisa científica. Hoje nosso assunto é o maior navio-hospital do mundo.
Maior navio-hospital civil do mundo
A Mercy Ships, uma instituição internacional de caridade, recebeu o maior navio-hospital civil do mundo, o Global Mercy. O navio foi entregue à instituição no estaleiro Tianjin Xingang, no norte da China, onde foi construído.
A Mercy Ships trabalha no projeto há mais de oito anos. Os primeiros contratos foram assinados em 2013 e o assentamento de quilha aconteceu em 2015. Os testes de mar foram concluídos com sucesso em abril de 2021.
Com 174 metros de comprimento, e área do interior com 30.000 metros quadrados, este é o novo navio-hospital da organização que pretende levá-lo para operar no litoral da África. Conheça a…
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneMercy Ships
O site da ONG diz que ‘globalmente, 5 bilhões de pessoas não têm acesso a uma cirurgia segura. Crianças, adolescentes e adultos sofrem e morrem todos os dias de causas tratáveis. Uma criança em cada oito morre antes dos 5 anos’.
‘Com o apoio de pessoas como você, implantamos navios-hospital para combater essa estatística esmagadora. Como mais de 50% da população mundial vive perto da costa, nossos navios são a melhor maneira de chegar até eles com atendimento médico de última geração. Mais de 1.200 voluntários de mais de 60 nações servem na Mercy Ships todos os anos’.
PUBLICIDADE
A ONG foi fundada em 1978 pelo texano, bacharel em Ciências e Estudos Religiosos, Don Stephens. No início tinha apenas um barco. Ao longo do tempo a instituição cresceu e chegou a ter até três navios em serviço simultaneamente.
Pode até parecer estranho neste mundo em que vivemos, mas é bom saber que ainda tem quem se preocupe com os outros. E é incrível saber que pessoas comuns, como Don Stephens, conseguem atingir objetivos nobres como o que agora mostramos.
Leia também
Conheça o novo navio de carga híbridoConheça o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviçoMarinha do Brasil quer porta-aviões nuclear até 2040O Global Mercy
Ao receber a nova embarcação Don Stephens declarou: “Este dia é um sonho que se tornou realidade – não apenas para nós, mas para aqueles a quem servimos. Chefes de estado e ministros da saúde africanos muitas vezes expressaram o desejo de que mais profissionais de saúde fossem treinados no país.”
“Este navio fará exatamente isso. Muitos que sofrem de deficiências e desfiguração terão acesso a tratamento cirúrgico e atendimento integral em sistemas de saúde que os capacitarão a atingir seu potencial dado por Deus. Esperamos que esta nova embarcação e a tripulação de voluntários que a servem tragam esperança, cura e transformação para os próximos 40-50 anos.”
Com 37.000 toneladas, o navio é o maior navio-hospital civil do mundo e pode acomodar 950 pessoas, incluindo uma tripulação de 641. Com 12 conveses, tem seis “salas de cirurgia”, leitos para 200 pessoas, um laboratório e uma clínica oftalmológica.
A primeira viagem do Global Mercy
O Global Mercy partirá agora em sua primeira viagem à Bélgica, sob o comando do Capitão Taylor Perez, onde a embarcação contará com voluntários e terá o último equipamento médico instalado.
Em seguida, ele continuará em Rotterdam para ser apresentado aos patrocinadores, futuros voluntários, à mídia e outras partes interessadas. Depois disso, o Global Mercy estará pronto para a navegação à África Ocidental e o serviço em Dakar, no Senegal.
O Global Mercy se junta ao Africa Mercy, construído em 1980, que tem sido o único navio-hospital da Mercy Ships desde que se integrou à frota em 2007.
O navio é classificado pelo Lloyd’s Register e navegará sob a bandeira maltesa durante a operação ao longo da costa da África.
PUBLICIDADE
A ONG precisa de voluntários médicos, dentistas, enfermeiros/as, profissionais de escritório, marinheiros, enfim, uma série de especialidades. Se você tiver interesse clique aqui e saiba como ser voluntário da Mercy Ships.
Imagem de abertura: gcaptain.com
Fontes: https://m3missions.com/conference-2020/speaker-don-stephens/; https://gcaptain.com/worlds-largest-civilian-hospital-ship-delivered-to-mercy-ships/?subscriber=true&goal=0_f50174ef03-ea6bfc43b4-170347750&mc_cid=ea6bfc43b4&mc_eid=0d2c840093.
Fico muito sensibilizado ao saber que ainda existem pessoas de bem e mais ainda, fico impressionado com as campanhas do Médicos Sem Fronteiras divulgados nas TV’s, mas devido aos históricos brasileiros eu não me sinto inclinado a ajudar. Há alguns anos e sempre que ocorrem catástrofes em território nacional as pessoas de bem fazem doações de todo tipo de bens, mas sempre se viu e se denunciou roubos e vendas dos bens recebidos e até houve o envolvimento da Cruz Vermelha Brasileira, então como doar sem que se trafegue em perigosas vias brasileiras????
Tetsuo, você tem razão. Pesquisei e descobri que a Fundação Melinda e Bill Gates é a maior doadora da MSF. Acho que isso é um atestado de idoneidade. A Fundação passa por problemas, mas não queimam dinheiro.