Litoral ou praias, você sabe qual a diferença?

4
4712
views

Litoral ou praias, você sabe qual a diferença?

No mundo  há uma grande confusão entre litoral e praia. A maioria das pessoas associa “litoral”, a “praias”. Praia virou sinônimo de fins de semana, cerveja, bikini e lazer. É uma visão simplista e hedonista. Praias são ecossistemas marinhos.

litoral ou praia, imagem de tartaruga em praia
É nas praias que as tartarugas desovam…

O belo filme ao final ajuda a mostrar um pouco da biodiversidade que depende da integridade da faixa costeira, o litoral: além de peixes, mamíferos, moluscos, répteis, uma exuberante avifauna; há ecossistemas como os manguezais, campos de dunas, alagados, costões rochosos, as próprias praias, e outros, considerados berçários de vida marinha e alada. É de sua integridade que depende o ciclo de vida de toda esta fauna e flora.

Litoral ou praias, imagem de Guarás em copa de manguezal
Guarás em copa de manguezal

Litoral ou praias: saiba que 90% da cadeia de vida marinha começa nesta faixa de transição

Por isto há que lutar contra a ocupação desordenada do litoral. É preciso combater a especulação imobiliária nesta faixa. Porque 90% de toda a cadeia de vida marinha (e não só ela) depende deste local de transição entre o mar e o continente.

Litoral ou praias, imagem de aves marinhas se alimentando em praia
Aves marinhas se alimentam de pequenos organismos marinhos que vivem nas praias

É neste trecho sensível que chamamos “litoral”, assolado por marés, ondas, correntes, ventos fortes, ressacas, erosão e outros fenômenos físicos, que começa o ciclo de vida.

Quando derrubamos mangues para a construção de hotéis, casas de veraneio, condomínios ou marinas, ao drenar lagoas e lagunas pelo mesmo motivo, ou, ao ocuparmos dunas e costões, estamos contribuindo para que as imagens mostradas pelo filme se tornem ficção. Pense nisto.

Praias como ecossistema

A professora Mônica Dorigo da Universidade Federal de Alagoas, explica que,

As praias representam o encontro das águas do mar com o continente, tendo importante papel de proteção da linha de costa, onde ocorrem fenômenos naturais de avanços e recuos do mar. Dependendo da hidrodinâmica local, pode existir elevada concentração de biomassa, pela presença de inúmeros organismos como bivalves, crustáceos e outros invertebrados, além de peixes da zona de arrebentação e até mesmo aves migratórias, que compõem a cadeia trófica marinha, muitos destes usados pelo homem.
litoral ou praias, imagem de ilustração mostrando uma praia como ecossistema marinho
Ilustração do trabalho de Mônica Dorigo

Assista o vídeo:

Veja como estamos destruindo nossas praias até mesmo com faixas de asfalto.

Comentários

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma pena o homem acabar com tudo isso, pela ganância do dinheiro, pelo desejo do poder!
    Na minha opinião é necessário uma vigilância constante e muito rígida, pois as nossas vidas dependem da fauna e flora.

    • Pois é Regina, uma pena que em nosso litoral não há quase fiscalização. As leis são muitas mas não são cumpridas. Se não fizermos pressão, denúncias, protestos, nosso filhos e netos não terão o que ver quando crescerem. abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here