Litoral de Trinidad e Tobago ameaçado por derrame de óleo

0
733
views

Litoral de Trinidad e Tobago ameaçado por derrame de óleo

O litoral do pequeno país insular do Caribe, Trinidad e Tobago, está ameaçado por um maciço derramamento de petróleo. O primeiro-ministro Keith Rowley declarou domingo, 11 de fevereiro, emergência nacional e disse que a situação ainda estava fora de controle. O vazamento de óleo vem de um misterioso navio que emborcou sem antes pedir qualquer ajuda. Até o momento 16 quilômetros de costa e muitos recifes de corais foram atingidos. Rowley disse que o navio pode estar envolvido em negócios “ilícitos”, acrescentando: “Não sabemos a quem pertence. Não temos ideia de onde veio e também não sabemos tudo o que contém”.

Navio emborcado em Trinidad e Tobago.
Imagem, Tobago Emergency Management Agency.

O misterioso navio Gulfstream

Os mergulhadores viram o nome “Gulfstream” na lateral do navio. Eles notaram um pedaço de cabo, sugerindo um reboque, segundo Rowley. A Agência de Gestão de Emergências da ilha relatou ausência de sinais de vida a bordo. O navio, com 330 pés, emborcou a 10 milhas da costa.

Mapa de Trinidad e Tobago
Localiza-se.

A identidade do proprietário do navio e suas atividades perto de Trinidad e Tobago, a 10 milhas da costa, são desconhecidas. O navio virou em 7 de fevereiro e logo começou a vazar óleo, um problema ainda não resolvido. O site gCapitain informa que, apesar das investigações e limpezas, detalhes sobre o navio, como sua origem e carga, ainda são mistérios. Mergulhadores buscam selar o vazamento e achar marcas para identificar o navio.

O Euronews destaca a incerteza sobre a quantidade de óleo derramada e restante no navio submerso. A causa do capotamento e detalhes como chamadas de emergência, tripulação ou proprietário do navio também permanecem incertos.

Limpeza de óleo em Trinidad e Tobago
Imagem, TEMA (Tobago Emergency Management Agency).

Os mergulhadores não contiveram o vazamento e agora buscam como retirar o petróleo restante, informou Farley Augustine, secretário-chefe da Câmara dos Deputados de Tobago. Ele visitou a área com o primeiro-ministro.

Por enquanto apenas trabalhos de limpeza

A tragédia que atingiu o país formado por duas ilhas, logo antes do carnaval, ainda não pode ser devidamente avaliada. Só quando pararem o vazamento a dimensão ficará clara. No momento, a população ajuda a retirar o óleo das praias em mutirões.

Limpeza de praia em Trinidad e Tobago.
Imagem, TEMA (Tobago Emergency Management Agency).

Segundo o Euronews, vários países não identificados se ofereceram para ajudar, e as discussões sobre esses esforços estão em andamento.

Para saber mais, assista ao vídeo

Tobago Oil Spill Advances To Tier II Disaster

Água de lastro pode ter contaminado o manguezal da Baixada Santista

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here