Lagoa da Conceição e enxurrada: mais poluição

2
5506
views

Lagoa da Conceição e enxurrada: mais poluição

Na verdade ela é uma laguna, e um dos pontos principais de turismo e lazer da Ilha de Santa Catarina. Mas, como a maioria dos corpos d’água urbanos, a Lagoa da Conceição está maltratada e poluída. Suas divisas são o mar, uma cadeia de montanhas e  a planície  costeira coberta com restinga. E, num dos lados, o lado leste, os bairros do Distrito da Lagoa da Conceição. Lagoa da Conceição e enxurrada: mais poluição.

Imagem de peixe morto na Lagoa da Conceição
A mortandade é evidente. Imagem, : Leo Munhoz/ND.

Lagoa da Conceição

A lagoa é cercada por áreas protegidas. Ao sul fica o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição; ao norte o Parque Estadual Rio Vermelho, e no leste fica uma área tombada ao redor da trilha e morros da Costa da Lagoa.

Ela ocupa uma área de cerca de 17 Km2, e se estende de norte a sul ao longo de 15 km, com largura variável de 0,7 até 2,5 km, e uma profundidade média de 2,8 metros.

Em janeiro deste ano uma enxurrada provocou um sério problema com o rompimento da estrutura que trata o esgoto da cidade. A água, seguindo seu curso natural, acabou na Lagoa da Conceição. Passado o susto, pesquisadores da UFSC emitiram o primeiro relatório de monitoramento de qualidade da água.

Lagoa da Conceição, enxurrada provocou poluição

De acordo com o laudo da Universidade Federal de Santa Catarina a vida da comunidade bêntica – organismos que dependem da vida marinha para sobreviver- estão comprometidos.

Foram coletadas oito amostras ao longo de duas semanas depois do desastre que aconteceu em 25 de janeiro. Com o rompimento da lagoa da Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – toneladas de sedimentos e de matéria orgânica foram despejados na laguna.

Segundo o laudo ‘observou-se sedimento lamoso com elevada concentração de biodetritos’. Segundo o relatório, os pesquisadores estimam que a quantidade de Nitrogênio Inorgânico Dissolvido – NID- e Fósforo Total- PT, representou 15 dias de carga emitida de Nitrogênio e 61 dias de carga de Fósforo pela bacia hidrográfica via rios no sistema’.

O laudo diz que o local desta concentração ‘dificulta a dispersão dos poluentes principalmente nas partes mais profundas da laguna’.

Poucos dias depois do acidente o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina IMA já divulgava um laudo de balneabilidade, mostrando que os novo pontos onde são feitas as medições, antes considerados próprios para banho, tiveram grande. elevação da bactéria Escherichia coli, ou coliforme fecal.

Não é a primeira vez que isso acontece; em 2016 a quantidade de coliformes fecais era o grande problema da lagoa da Conceição.

O laudo da Universidade Federal de Santa Catarina mostra que entre os estragos a poluição gerou zonas mortas na lagoa. ‘As análises permitem considerar que a alta carga de sólidos suspensos totais lançada e estimada em 5,08 toneladas compromete a vida da comunidade bêntica, organismos que vivem sobre e dentro do sedimento, como poliquetas e berbigão’.

Monitoramento da Lagoa da Conceição

Em conclusão, o relatório recomenda a continuidade do monitoramento da Lagoa da Conceição por no mínimo seis meses, além do início imediato de ações de mitigação e restauração do ecossistema.

De acordo com o site ndmais.com.br “É fundamental que o processo de restauração dos ambientes afetados pela lagoa artificial da Casan contemple a revisão dos métodos de tratamento (para o sistema terciário) e de disposição dos efluentes da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em questão, até que alternativas mais robustas e seguras sejam discutidas e implantadas para garantir a saúde dos ambientes e a integridade das pessoas.”

Cinco milhões de litros vazaram para a lagoa

De acordo com matéria do jornal Correio de Santa Catarina, ‘O extravasamento de cerca de 5 milhões de litros de água causou uma enxurrada em duas servidões transversais da Avenida das Rendeiras, interditou a rodovia e chegou à própria Lagoa da Conceição.’

A matéria esclarece que ‘a água que extravasou, muito provavelmente pela quantidade de chuvas em excesso nos últimos 10 dias em Florianópolis, é, em tese, água tratada e que pode voltar à natureza. Por isso, essa lagoa anexa à estação de tratamento é chamada de evapoinfiltração – ou a água evapora, ou volta para o subsolo’.

Mas, apesar disso, a mortandade da fauna marinha ficou evidente: ‘imagens mostram que a fauna marinha da região está sofrendo o impacto. Um vídeo mostra que peixes e crustáceos estão morrendo na Lagoa da Conceição, ao longo da orla próximo ao ponto onde a água da lagoa da ETE foi derramada’.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o problema

Imagem de abertura: Leo Munhoz/ND.

Fontes: https://www.correiosc.com.br/fauna-marinha-morre-na-lagoa-da-conceicao-apos-rompimento-de-lagoa/; https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/01/25/alagamento-atinge-casas-e-arrasta-carros-na-lagoa-da-conceicao-em-florianopolis-assustador-diz-coordenador-da-defesa-civil.ghtml;

Tartaruga-de-couro, conheça uma boa novidade

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Estive na Lagoa da Conceição em fevereiro/21, fazia mais de 15 anos que não ia lá. Fiquei triste em ver o abandono, realmente um cartão postal que está mal cuidado, abandonado. Nem a ponte foi modernizada, ainda é a mesma acanhada, uma pista apenas em cada sentido. Um lugar maravilhoso desvalorizado pelo poder público.

  2. Lamentável ver tudo isso acontecendo ! Sendo que a Empresa responsável é Órgão Público e vem dos Governos ! Então que esses Governantes assumam os erros e comecem a fazer a compra da certa ! Primeiro despoluir e Lagoa e em seguida dar um tratamento correto e adeguado aos esgostos da Cidade oi seja da Ilha , para Nós moradores termos paz e saúde.A ilha e ou a Capital não tem indústrias nós vivemos do Turismo e com a Poluição não há turismo então teremos : desemprego , fome e revolta ! Acordem Governantes nós não vivemos de brisa.A Algoa é um dos nossos Cartões de visita e precisamos dela limpa e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here