Lado oculto, a realidade no Bairro Rio Escuro em Ubatuba

1
3005
views

Neste documentário mostramos o que os turistas quase nunca veem: a realidade do bairro Rio Escuro em Ubatuba, uma área alagada onde antes existia um manguezal, hoje ocupada pelos mais pobres, muitas vezes vivendo em casebres que lembram favelas.

Assim como em outras cidades do litoral, a prefeitura de Ubatuba nunca implementou um plano adequado de construção de moradias populares, deixando os habitantes sem alternativa a não ser encontrar um espaço no bairro, mesmo que em áreas de risco.

Bairro do Rio Escuro em Ubatuba
O bairro Rio Escuro em Ubatuba. Acervo MSF.

A corrupção é endêmica. Em 2023 cassaram o mandato de Flávia Pascoal (PL) por corrupção. Mesmo assim, ela foi reeleita em outubro de 2024. Ou seja, o que dizer sobre isso?

Lula agora determina quem tem biodiversidade marinha: Guarapari

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Vocês têm toda a razão. Frequento Ubatuba há 30 anos e moro aqui há 10 anos. Posso dizer que a PMU não fez, nem faz, qualquer plano de habitação nem de infraestrutura para ocupação equilibrada, ou não, para urbanização de áreas e moradias população. O Rio Escuro é um grande exemplo sim. Mas meu comentário é muito mais de preocupação com o que pode acontecer na próxima temporada de chuvas, mais particularmente sobre o bairro do Perequê Mirim. O relevo das encostas dos morros onde o bairro cresce são extremamente perigosas e um evento climático mais rigoroso como o que aconteceu em São Sebastião pode causar uma tragédia de grande magnitude. A PMU recebeu dinheiro na época da tragédia de São Sebastião e NADA, repito NADA fez para conter encostas, ou implementou qualquer tipo de monitoramento que possa ajudar a população em caso de desastre eminente. Gostaria muito de estar errado, mas essa possibilidade nada impossível me assusta muito. Infelizmente a população não faz ideia, não cobra e ainda foi enganada com despejo de grande quantidade de dinheiro na candidatura de uma Senhora incompetente e corrupta e acabou a reelegendo. De novo, quero estar errado, mas as evidências mostram o que, em algum momento VAI ACONTECER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here