Japão vai retomar caça às baleias em 2015

0
906
views

Japão vai retomar caça às baleias em 2015

Mesmo questionado pela Comissão Internacional de Baleias, o Japão vai retomar caça às baleias em 2015. Diante de tantos questionamentos e pressão, o Japão anunciou que colocará seu programa de caça às baleias na Antártida de volta à ativa. A decisão foi criticada pela Comissão Internacional de Baleias (IWC), entidade internacional formada em 1946 por diversos países para firmar compromissos de preservação das baleias.

Japão vai retomar caça às baleias em 2015,imagem baleias mortas em convés de navio
Três baleias minke mortas no convés do navio baleeiro japonês Nisshin Maru, no Oceano Antártico (jan/2014)

A Comissão havia decidido, através de uma resolução, que a caça japonesa não tem propósitos de pesquisa. Portanto não seria justificável. O Secretário de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, declarou:

O Japão vai continuar a trabalhar em sintonia com a decisão do Tribunal Internacional de Justiça para propor um novo programa científico com baleias na Antártida. Ele poderá ser implementado a partir de 2015

E acrescentou:

Nossas ações estão baseadas na lei internacional, em fatos científicos e no tratado internacional de caça às baleias

Programa japonês

Japão vai retomar caça às baleias em 2015, imagem e barco cercado de baleias

A caça às baleias para fins comerciais é proibida pela Comissão desde 1986, mas o Japão tinha um acordo de exceção que o permitia caçar para objetivos científicos. Em março deste ano o Tribunal de Justiça da ONU considerou que o que os japoneses estavam fazendo não tinha fins científicos.

Isso fez com que o Japão tivesse que abandonar o programa de caça às baleias na Antártida neste ano. O país continuou apenas o programa menor que tem no Pacífico Norte.

Desde 2005 Japão  capturou cerca de 3.600 baleias minke

Segundo o Tribunal de Justiça da ONU, desde 2005 o Japão já capturou cerca de 3.600 baleias minke. O governo japonês enfrentou uma revolta global e recebeu reclamações dos Estados Unidos e Austrália. Ambos os países disseram que  o programa é uma “fachada para a caça comercial”.

Você sabia que as Belugas imitam a voz humana?

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here