Homem pede asilo climático na Nova Zelândia

0
363
views

Homem pede asilo climático na Nova Zelândia

Homem pede asilo climático na Nova Zelândia : natural de Kiribati, no Pacífico, ele diz que sua família é ameaçada pelo aumento do nível do mar.

Homem pede asilo climático, imagem de litoral
O arquipélago de Kiribati (Foto: BBC)

Ioane Teitiota disse ao Supremo Tribunal neozelandês que partes de sua terra natal, Kiribati, já estão submersas.  Um morador das ilhas do Oceano Pacífico tenta pedir asilo na Nova Zelândia. Justificativa? As mudanças climáticas estão ameaçando seu país.

Ele apelou à decisão do departamento de imigração do país, que recusou seu pedido de asilo. Teitiota disse no tribunal:

Não há futuro para nós quando voltarmos para Kiribati

A maior parte das ilhas que compõem Kiribati são terras baixas e estão em perigo por causa do nível do mar.

‘Perseguição passiva’

Teitiota vive na Nova Zelândia desde 2007, mas seu visto de trabalho expirou recentemente.

PUBLICIDADE

Seu advogado disse que ele está sendo ‘perseguido passivamente pelas circunstâncias em que está vivendo. O governo de Kiribati não tem capacidade de melhorar’.

O departamento de imigração da Nova Zelândia rejeitou o pedido de asilo de Teitiota no início do ano, alegando que ele não sofreria perseguições ou ameaças a sua vida se retornasse a Kiribati.

‘A triste realidade é que a população de Kiribati em geral enfrenta a degradação ambiental causada tanto por desastres naturais em andamento quanto pelos inesperados’, disse o Tirbunal de Imigração e Proteção da Nova Zelândia em junho.

No entanto, o órgão disse que o governo de Kiribati tem projetos para lidar com os riscos criados pela mudança climática.

No ano passado, o governo do Kiribati aprovou um plano para comprar terras do arquipélago vizinho de Fiji, caso o aumento do nível das águas forçasse seus cidadãos ao deslocamento.

A decisão do Supremo Tribunal de Auckland a respeito do caso de Teitiota deve ser divulgada nas próximas semanas.

Da BBC.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here