Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha contra mudanças

0
135
views

Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha são contra mudanças sugeridas por Ricardo Salles

Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha contra mudanças. O Fundo Amazônia é um colosso. É o maior projeto de colaboração internacional, bolado em 2008 para contribuir para a manutenção da floresta Amazônica em pé. Quanto menos desmatamento, mais recursos. Em uma década arrecadou nada menos que R$ 3,2 bilhões. Três bilhões da Noruega e R$ 200 milhões da Alemanha. O fundo ganhou a mídia quando o neófito ministro do Meio Ambiente cismou com ele. Sem consultar quem quer que seja, muito menos sinalizar aos patrocinadores, Salles afirmou que “encontrara problemas nos contratos” e, mais que depressa, sugeriu mudanças. Ele queria passar parte dos recursos para indenizar proprietários de terras que foram desapropriadas para a criação de Unidade de Conservação. Só que isso nada tem a ver com a ideia do Fundo Amazônia. O resultado…

imagem do ministro ricardo salles que quer mudar o fundo amazônia
Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha contra mudanças. O neófito. Imagem, Amanda Perobelli/Reuters.

Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha contra mudanças

Em carta datada de 5 de junho, endereçada ao ministro do Meio Ambiente, os dois países se dizem satisfeitos com a gerência do Fundo a cargo do BNDES. Por falar nisso, a pressa de Salles  custou a cabeça de Daniela Baccas, que geria o fundo até então. Em solidariedade, o superintendente da Área de Gestão Pública e Socioambiental do banco, Gabriel Rangel Visconti, entregou o cargo. Mais uma vítima do despreparo do ministro. Noruega e Alemanha discordaram, e explicaram porque. Disseram que o BNDES faz auditorias anuais, seguindo padrão internacional, e que “até agora os dois são unânimes no reconhecimento do uso eficiente dos recursos e nos impactos mensuráveis do desmatamento.” A carta foi assinada pelos embaixadores Nils Gunneng, da Noruega, e Georg Witschel, da Alemanha. Os dois países defendem a atual estrutura de governança, com operação pelo BNDES e definição de diretrizes pelo Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa).

Associação dos Funcionários do BNDES

A Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) rechaçou  a justificativa usada pelo banco para afastar a chefe do departamento responsável pela gestão do Fundo Amazônia, Daniela Baccas, alegando que o motivo encobre o que chamou de “ingerência do Ministério do Meio Ambiente” no BNDES. A Associação também fez um ato público contra a ingerência do MMA.

imagem de protesto contra mudanças no fundo amazônia
Fundo Amazônia: Noruega e Alemanha contra mudanças. O protesto da AFBNDES.

Para a Associação “entre os planos do ministro estava desacreditar o corpo técnico do BNDES e obter controle do Fundo, pois sabe-se que a atual estrutura do Cofa, defendida na carta pelos países doadores, jamais concordaria com suas propostas.”

Imagem de abertura – RENOVA Mídia.

Fontes – https://br.reuters.com/article/idBRKCN1SQ21G-OBRTP; https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,em-carta-noruega-e-alemanha-defendem-objetivos-e-governanca-do-fundo-amazonia,70002865693; https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/06/11/noruega-e-alemanha-recusam-proposta-de-mudanca-do-governo-para-o-fundo-amazonia.ghtml?fbclid=IwAR2lT2TXokI16Lu6Wsq7KJd5Q3sjb8q-AfHBojzY5GnVF_PcMjUCRvA7q44; https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/06/noruega-e-alemanha-se-posicionam-contra-mudancas-no-fundo-amazonia.shtml?fbclid=IwAR2CDuNuWv9LBaGARuW0x5ezztQslEDl_1J-VsoEeKY2huRyXVZgfCUEdU4.

Fazenda flutuante, conheça a primeira do mundo

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here