Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no Pacífico

0
9545
views

Erupção de vulcão provoca tsunami em Tonga, no Pacífico

A erupção de um vulcão submarino na madrugada de 15 de janeiro em Tonga, Pacífico, provocou um tsunami que varreu a capital do país, Nukualofa.  Em 19 de janeiro o New York Times disse  que ‘Do ponto de vista climático, o vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai era  comum. Mas foi extraordinário em muitos outros aspectos. A explosão criou uma onda de pressão que foi a maior que alguns cientistas já viram, e tsunamis foram gerados não apenas na fonte da explosão, mas em todo o mundo’. Outro que repercutiu a  força da explosão foi a Scientific American: ‘Pesquisas sobre erupções anteriores sugerem que este é o tipo de explosão maciça que acontece a cada mil anos’. Para se ter maior noção da força da explosão saiba que em 21 de janeiro o IBGE divulgou que ‘o vulcão subaquático em Tonga elevou em oito centímetros o nível do mar na costa brasileira’. E não custa reforçar que a costa de Pindorama é banhada pelo Atlântico! Já, em 24 de janeiro, o cientista Jim Garvin, da NASA, disse que a erupção foi ‘no mínimo 500 vezes maior que a bomba de Hiroshima’. Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no Pacífico.

erupção de vulcão
Imagem utilizada pelo Indian Express com a legenda: ‘Vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai  entrou em erupção, provocando ondas de tsunami em Tonga’. Foto: 1NewsNZ/Twitter.

Tsunami em Tonga

Os Serviços Meteorológicos de Tonga emitiram o alerta  no sábado, e disseram que o perigo de tsunami envolve todo o país. O Pacífico é a região com mais vulcões no planeta, especialmente na área conhecida como Anel de fogo do Pacífico. onde fica Tonga e sua ilhas.

Depois disso, o arquipélago perdeu o contato com o mundo em razão do colapso das comunicações.

mapa de Tonga no Pacífico

15 de janeiro, erupção

De acordo com publicação de O Globo,  ‘ondas inundaram partes da capital neste sábado, e avisos de tsunami foram emitidos para parte da Nova Zelândia, Costa Oeste dos EUA e Colúmbia Britânica, no Canadá; retirado do palácio, rei Tupou VI foi levado para vila longe da costa’.

PUBLICIDADE

Tonga pós erupção
Foto publicada pela BBC em 19/1 com a legenda: ‘Árvores e infraestrutura foram destruídas’.

Abaixo os países banhados pelo Pacífico que sofreram perturbações após a explosão de Tonga.

mapa dos países do Pacífico
Os países mais, ou menos, ameaçados.

Abaixo o reflexo do tsunami de Tonga no Japão.

reflexos do tsunami de Tonga no Japão
Imagem ilustrou matéria do japantimes.co.jp com a legenda: ‘Embarcações são vistas capotadas em um porto em Muroto, província de Kochi, no domingo’. Agora veja no mapa, acima, a distância que separa Tonga do Japão e imagine a potência da erupção.

Todos os países banhados pelo Pacífico sofreram as consequências e alguns do Atlântico também. O que variou foi a intensidade. Na terça-feira, 18 de janeiro, chegaram notícias de que todos os litorais entre Austrália, Ásia, América do Norte, Central, e do Sul sentiram o fenômeno. Duas pessoas morreram afogadas no Peru.

Tonda destruída
Foto publicada pela BBC em 19/1 com a legenda: ‘A ilha de Tongatapu foi revestida por uma camada de cinzas vulcânicas.’

Extensão de ferimentos ou danos ainda não está clara

O mistério continua devido à falta de comunicação. O que se viu por imagens de satélite é um cenário de grande destruição com muitas construções que sumiram do mapa. Cinzas cobrem a ilha.

Mas já se sabe de casos dramáticos que acontecem nestas situações. De acordo com informações da CNN, ‘ Um tonganês de 57 anos está sendo aclamado como o Aquaman da vida real, após sobreviver 27 horas no mar depois que um tsunami devastador atingiu sua ilha. O homem disse que afundou nove vezes antes de conseguir se agarrar a um tronco e ficar seguro.

“Na oitava vez eu pensei, a próxima vez que eu for puxado para debaixo d’água vou desistir, porque meus braços eram as únicas coisas que me mantinham acima da água”, disse Lisala Folau, que é deficiente e tem dificuldades para caminhar’.

“Então, na nona vez eu afundei e subi de volta, agarrei em um tronco. E foi isso que me fez continuar”.

Tonga antes do tsunami
Tonga antes da erupção e o tsunami. Imagem, aljazeera.com.
Tonga depois da tragédia
A mesma área depois da tragédia. Imagem,aljazeera.com.

Ondas de até 15 metros

Abaixo, o porto de Tonga antes, e depois, da catástrofe. O Jornal Nacional  de 18 de janeiro citou ‘ondas de até 15 metros na região’. E disse que ‘só duas ilhas conseguem contato com o exterior, as outras permanecem sem comunicação’. O JN disse ainda que o ‘estrondo da erupção foi ouvido até no Alasca’. E que, depois, ‘o vulcão simplesmente desapareceu’.

Porto de Tonga antes e depois da erupção
O porto antes e depois. Imagem., You Tube.

A Nova Zelândia informou que mandou dois navios levando ajuda humanitária, e que aviões só poderão socorrer o país insular, que tem ao todo 176 ilhas, 36 das quais habitadas, depois que o aeroporto estiver em condições, sem a lama  que o cobre neste momento.

Em 19/1 a Folha de S. Paulo informou que ‘No começo da manhã pelo horário de Brasília, o gabinete do primeiro-ministro Siaosi Sovaleni divulgou seu primeiro informe sobre o tsunami, relatando a destruição de todas as casas na ilha de Mango, onde moravam cerca de 50 pessoas, e estragos extensivos em Fonoifua, onde só dois imóveis resistiram, e Namuka’.

foto de praia em Tonga
Foto publicada pela BBC 1m 19/1 com a legenda: ‘Uma imagem da capital, Nuku’alofa, mostra danos após o tsunami de sábado’.

Para encerrar, a Folha informou que ‘A Marinha tonganesa confirmou nesta terça que as ondas na ilha de Ha’apai chegaram a 10 metros de altura’.

E concluiu: ‘A Cruz Vermelha estima que ao menos 80 mil pessoas podem ter sido afetadas pelo tsunami’.

Tonga
Tonga esta manhã. Imagem, Facebook / Ray Kalonihea Tu’itakau.

Já o jornal O Estado de S. Paulo (de 18/1) publicou: ‘Todas as casas em uma das pequenas ilhas externas de Tonga foram destruídas, com três pessoas confirmadas mortas até agora, disse o governo’.  Segundo O Estado, agora ‘há a preocupação de que o vulcão possa entrar em erupção novamente’.

PUBLICIDADE

Vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai

A erupção  é a mais recente de uma série do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai.

capital de Tonga
A capital de Tonga sendo invadida pela água do mar. Imagem, https://gonewsbook.com/.

A ameaça no Pacífico

Segundo o Indian Express, ‘À medida que as nuvens de fumaça escureciam o céu e  provocavam ondas poderosas pelas aldeias, os internautas começaram a usar as mídias sociais para compartilhar fotos e vídeos’.

Vulcão em erupção na ilha de Tonga
Imagem da erupção. Foto, https://mpora.com/.

‘No sábado, o  Hunga Tonga-Hunga Ha’apai entrou em erupção, depois de fortes chuvas, trovões e relâmpagos’.

‘A partir daí, as redes sociais foram inundadas com vídeos e fotos. Imagens mostraram ondas altas caindo sobre a capital Nuku’alofa, enchendo as ruas com água’.

Mas, depois, os contatos foram perdidos. Tonga ficou incomunicável.

Imagens de satélite

O Indian Express diz que ‘Imagens de satélite capturaram o momento da erupção, empurrando cinzas, vapor e gás até 20 quilômetros de altura.

De acordo com o 10 News First , esta erupção foi sete vezes mais poderosa que sua antecessora em 20 de dezembro do ano passado’.

Tsunami em Tonga
Imagem, Dr Faka’iloatonga Taumoefolau.

“As conexões telefônicas estão inoperantes e tem sido difícil a comunicação.

Tonga
Tonga. Imagem, The West Aunstralian.

Reuters informou que ‘A erupção  do vulcão  Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado a cerca de 65 km  ao norte de Nuku’alofa, causou um tsunami de 1,2 metro, segundo o Bureau of Meteorology da Austrália‘.

PUBLICIDADE

explosão de vulcão
A explosão em imagem da Deutsche Welle.

Apesar disso, segundo a Reuters, Fiji, ameaçada de ser tragada pelo mar devido ao aquecimento global,  emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos moradores que evitem o litoral “devido às fortes correntes e ondas perigosas”

Cinco mortes

O jornal O Estado de S. Paulo informou que ‘Até agora, Tonga registrou três mortes, e as preocupações permanecem com o destino das pessoas em duas ilhas menores que foram duramente atingidas’.

Além destas três, outras duas pessoas morreram afogadas no Peru em razão das ondas. É o que se sabe por enquanto.

Um site de notícias de Tonga

O Mar Sem Fim descobriu o site www.mantagitonga.to, que se diz ‘líder de notícias de Tonga’. Deixamos aqui o link na esperança de que em breve ele possa voltar a informar os leitores direto da região.

Conheça os tsunamis mais violentos da história.

Assista ao vídeo

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino

Este segundo vídeo ainda é mais impressionante e mostra desde o momento da erupção

Scary Volcano Eruption Hunga Tonga triggered a Tsunami in the Pacific Ocean (Jan. 15, 2022)

O terceiro é a BBC 

As impressionantes imagens da erupção de vulcão em Tonga

Imagem de abertura:1NewsNZ/Twitter

Fontes: https://indianexpress.com/article/trending/trending-globally/underwater-volcano-erupts-tonga-tsunami-videos-7724412/; https://www.independent.co.uk/news/world/australasia/tsunami-american-samoa-volcano-tonga-b1993714.html; https://www.reuters.com/business/environment/tonga-volcano-generates-tsunami-us-tsunami-monitor-said-2022-01-15/; https://oglobo.globo.com/mundo/tsunami-atinge-tonga-apos-erupcao-de-vulcao-submarino-dispara-alertas-na-regiao-do-pacifico-veja-videos-25355687; https://www.bbc.com/news/world-asia-60007119.

A decadência do litoral brasileiro, patrimônio ao deus-dará

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here