Caravela portuguesa pode te surpreender na praia

1
5022
views

Caravela portuguesa pode te surpreender na praia, criatura marinha de forma bizarra

Veja as imagens da chamada caravela portuguesa que mais se parece com um balão cheio de ar. A natureza está sempre nos presenteando com animais incríveis, mostrando que ainda existem muitas criaturas que não conhecemos e nem fazemos ideia de onde elas possam vir.

Caravela portuguesa, imagem de Caravela portuguesa

Caravela portuguesa ou uma colônia?

À primeira vista, ela se parece como um animal único mesmo. É formada por quatro pólipos ligados entre si, que não podem sobreviver independentemente. São eles: o pneumatóforo (a parte que você vê cheia de ar), os domonoctozooides (que formam os tentáculos). E ainda os gastrozooides (que formam os “estômagos” da colônia), e os gonozooides (que produzem os gametas para a reprodução).

A espécie também pode ser mais azulada e tem tentáculos cheios de células urticantes. Isso  pode ser perigoso para os humanos, mas não faz mal algum para a tartaruga-marinha. Ela é imune ao veneno e aprecia a caravela-portuguesa como parte de sua alimentação. Quem sabe você também não encontra uma dessas durante este verão?

O nome caravela portuguesa

O nome caravela portuguesa deve-se à semelhança dos cnidários e às caravelas utilizadas como navios de guerra. A caravela portuguesa não se move – flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento, com os tentáculos pendentes com a finalidade de capturar peixes para a sua alimentação. Os tentáculos podem chegar a 20 m, mas a média é de 30 cm.

Este “animal” alimenta-se usando os seus tentáculos para pescar os peixes que estejam de passagem. O veneno da Caravela Portuguesa é capaz de paralisar e matar os peixes e a sua picada pode ser muito dolorosa para um ser humano (mas raramente mortal).

O que mais chamou a atenção dos banhistas na praia baiana, além de sua transparência e forma inflada, foi a sua cor arroxeada muito bonita. Veja abaixo o vídeo completo:
Colônia

Fonte: The Huffington Pos

Lagostas diferentes: surpresa total. Assista!

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here