Corais de Raja Ampat: naufrágio e prejuízos

0
728
views

Corais de Raja Ampat, um dos mais ricos do planeta, sofrem com naufrágio

A notícia chegou via o site do jornal inglês The Guardian. O texto diz que a ilha de Raja Ampat, na Indonésia, é dona de uma biodiversidade marinha talvez a mais rica do planeta com seu banco de corais de Raja Ampat inigualável. Mas ele foi severamente danificado quando um navio de passageiros de bandeira inglesa, o Caledonian Sky com 90 metros de comprimento, se chocou contra eles durante a maré baixa neste início de março.

Corais de Raja Ampat, maoa mostrando as ilhas Raja Ampat
As ilhas são um paraíso para a vida marinha, e um dos melhores locais de mergulho do mundo

Corais de Raja Ampat e o acidente com navio de turismo

De acordo com The Guardian ‘o navio encalhou num banco de areia inexplorado na província de Papua Ocidental após terminar uma viagem de observação de aves na ilha de Waigeo, em 4 de março’. Se os danos ao meio ambiente foram grandes, à embarcação foram mínimos. O navio já partiu depois que seus responsáveis foram interrogados pelos investigadores.

corais de raja ampat, imagem de corais de raja ampat
É disso que se trata. (Foto: The Gaurdian)

Recuperação do navio piorou a situação dos corais de Raja Ampat

The Guardian diz que Ricardo Tapilatu, chefe do Research Center for Pacific Marine Resources , não aprovou o modo como recuperaram o navio:

Um rebocador da cidade de Sorong foi chamado para ajudar a desencalhar o navio de cruzeiro, que é algo que não deveria ter acontecido porque ele danificou o recife ainda mais. Eles deveriam ter esperado durante a maré alta para desencalhar o navio.

Corais de Raja Ampat, imagem de coarias de raja-ampt-cntraveller.com-
A riqueza submarina de Raja Ampat. Foto: cntraveller.com

O navio danificou aproximadamente 1.600 metros quadrados de corais em um local de mergulho conhecido como Crossover ReefDevido à biodiversidade especial de Raja Ampat com o status de um dos locais de mergulho mais populares do mundo, bem como o fato de que o dano ocorreu em um parque nacional, a equipe de avaliação irá recomendar a compensação de US $ 800- $ 1,200 (£ 650- £ 985) por metro quadrado danificado. De acordo com as autoridades locais  a recuperação dos recifes  pode levar uma década.

Conheça o navio envolvido no acidente

Corais de Raja Ampat, imagem do navio Caledonian Sky

A Noble Caledonia, proprietária do navio, informou que

…todos os 102 passageiros e 79 tripulantes ficaram a salvo, e não houve necessidade de evacuar o navio de 4.290 toneladas após o incidente. Houve danos na superfície do casco

(Foto de abertura: The Guardian)

O turismo em áreas de grande biodiversidade, e sensíveis, pode ser um grande perigo ao meio ambiente. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here