Campanhas de proteção a patrimônios marinhos: conheça algumas

0
754
views

Campanhas de proteção a patrimônios marinhos no Brasil pedem sua colaboração!

Campanhas de proteção a patrimônios marinhos: durante a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizada em Curitiba em setembro de 2015, no qual Mar Sem Fim esteve presente, foram lançadas campanhas pela proteção de duas regiões de extrema relevância para a preservação do patrimônio marinho e costeiro do Brasil.

albardão

Campanhas de proteção a patrimônios marinhos: Parque Nacional do Albardão

Uma delas diz respeito à criação do Parque Nacional do Albardão, em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. A unidade é consenso entre os ambientalistas. E interessa à prefeitura local que pretende promover o ecoturismo na região. Mas o processo está desde 2008 parado no Instituto Chico Mendes (ICMBio), sem ter recebido até agora sequer um parecer.

Área inclui o mais relevante sítio paleontológico da costa brasileira

A área inclui o mais relevante sítio paleontológico da costa brasileira. São encontrados fósseis de mamíferos do período Pleistoceno e conta com uma rica biodiversidade – com presença regular de aves migratórias costeiras que ali encontram um oásis pra repousar e se alimentar. Espécies endêmicas de fauna das dunas, e uma concentração importante de espécies ameaçadas como a Toninha (Pontoporia blainvillei), Cações-anjo (Squatina spp.), raia-viola (Rhinobatos horkelii), tubarões-martelo (Sphyrna spp.) e o cação de bico-doce (Galeorhinus galeis). Além de diversas espécies de peixes, tartarugas-marinhas e crustáceos. A beleza cênica é um grande atrativo para o ecoturismo, que já ocorre, porém sem ordenamento algum.

Campanhas de proteção a patrimônios marinhos, imagem do faro, do albardão

Como apoiar

Para saber mais e apoiar a proteção desta importante área, acesse o site da Rede Nacional Pró-Unidade de Conservação e saiba como você também pode entrar nessa corrente de colaboração. Lá, interessados podem obter mais informações sobre a área e enviar emails para Ministra, Secretária de Biodiversidade e Presidente do ICMBio.

PUBLICIDADE

Ao enviar o email, o apoiador recebe uma carta de agradecimento com links para um vídeo da região e para download gratuito de um guia de flora e fauna do Albardão.

Participe! A campanha foi lançada pela Divers for Sharks, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Instituto Augusto Carneiro

Campanhas de proteção a patrimônios marinhos: Fernando de Noronha

Também foi lançada durante o CBUC outra iniciativa que está pedindo mais proteção para tubarões e raias de Fernando de Noronha (PE). Uma região bastante famosa por sua beleza inigualável e riquezas naturais. Com o apoio de ambientalistas e organizações de mergulho, a Divers for Sharks encaminhou ao Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sergio Xavier, um ofício solicitando providências.

Fernando de Noronha é o último lugar no Brasil onde se pode mergulhar regularmente com tubarões

Fernando de Noronha é o último lugar no Brasil onde se pode mergulhar regularmente com tubarões e raias. . Por isso, é uma região estratégica para proteção destes animais e para o mergulho de ecoturismo. A decretação do Santuário beneficiaria a população local, que segundo pesquisa de opinião pública concorda com a proteção dos animais, além de promover a região nacional e internacionalmente.

Como apoiar

Qualquer cidadão pode manifestar o seu apoio à transformação de Fernando de Noronha em um Santuário de Tubarões e Raias. Uma das formas para isso é enviar email à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco,  no [email protected].

O Mar Sem Fim apoia essas Campanhas e como sempre pedimos que você também faça sua parte!

Conheça a  Reserva Marinha Jardines de la Reina, Cuba

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here