As surpreendentes invenções de Jacques Cousteau
Ele nasceu em 1910 no pequenino vilarejo Saint-André-de-Cubzac, a 20 minutos de Bordeaux, mas criou-se em Marselha. Em 1930 ingressa na escola naval. Entretanto, ao invés da preferência ao mar gradua-se como oficial de artilharia… em aviões. Queria dominar os céus? Em nosso texto você conhece um pouco dessa história e as criativas invenções de Jacques Cousteau.
Contudo, um vulgar acidente de automóvel o invalida para voar. Ele aceita e muda seu olhar, definitivamente, para o mar.
Atualmente, os Oceanos têm uma dívida com ele. Ninguém fez mais para divulgá-lo além de mostrar suas desconhecidas entranhas. O mundo pode enfim conhecê-lo. Descobrir seus encantos enquanto ‘assistia’ a beleza da vida marinha e seus ecossistemas. E isso por causa de um carro…
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemDiocese de Sobral envolvida na especulação no litoral oesteDepravação moral da Câmara de Vereadores de UbatubaPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasAntes de mais nada, tornou-se uma lenda. Multi-talentoso, ganhou o Oscar duas vezes; e além disso, foi vencedor de uma Palma de Ouro. Tudo por mostrar a vida marinha como ninguém sequer havia pensado em fazê-lo. Ao todo, foram mais de 150 filmes, ainda que os primeiros não tivessem qualquer preocupação ecológica, como confessou. Não havia equipamentos para mergulho que permitissem a Cousteau fazer o que fez. Não havia até ele mostrar sua faceta…
Conheça as surpreendentes invenções
Hoje todos sabem que foi ele o inventor do aqualung, em 1943. Mas, que outras invenções são estas?
PUBLICIDADE
Rádio embaixo d’água
Usando um aparelho de ar comprimido, em 1963, Cousteau atingiu o fundo do Mar Vermelho acompanhando seu submarino de pesquisas. Já naquela época ele tinha contato com a embarcação por meio de rádio que ele mesmo desenvolveu.
Regulador de mergulho
Logo depois, o regulador de mergulho foi desenvolvido para Cousteau pelo engenheiro Emile Gagnan. Mas o aparelho tinha só um nível de redução de pressão. A desvantagem: a pressão do ar respirado é a mesma junto à válvula do cilindro. Ao mergulhar de cabeça para baixo, era preciso sugar ativamente o ar comprimido. Pulando de pé no mar, era preciso soprar a cada respirada. Assim, o ar saía por trás da cabeça, o que é bom para filmagens.
Leia também
Inteligência Artificial tem alto custo ambientalO último navio de Shackleton, o Quest, é encontradoNavios oceanográficos parados no porto por falta de verbaSubmarino
Além disso, teve mais. Por quê não um submarino para conhecer ainda mais os oceanos? Assim, surgiu algo que parecia uma nave de filmes de ficção. Ainda em 1959 Cousteau apresentou seu submarino de pesquisas no Congresso Internacional de Oceanografia em Nova York. O próprio comandante desenvolveu a tecnologia para fazer suas filmagens embaixo da água com uma câmera especial e, por vezes, iluminação.
Trimarã submarino
A geringonça chamada Philippe, nome de um de seus filhos, foi lançada ao mar em 1980 no porto de Cap d’Agde, sul da França. O submarino podia transportar oito pessoas e foi projetado para ser uma espécie de ônibus turístico submarino.
Jacques Cousteau, um surpreendente inventor: gaiola para observar tubarões
Contudo, o mergulho apresentava alguns riscos aos seus homens. Assim, nasceu uma armação tubular como uma gaiola usada para fazer experimentos no Mar Vermelho e evitar os perigos inerentes. Hoje, ela repousa no fundo do mar como relíquia arqueológica de técnicas de mergulho das últimas décadas.
PUBLICIDADE
Turbovela para mover o Alcyone
Sempre à frente de seu tempo, o Alcyone, usava um avançado sistema experimental de propulsão. Ele foi construído para o comandante Cousteau, e projetado para receber inovadora tecnologia (também de sua autoria) de propulsão a turbovela, ou torres de vento.
A embarcação foi batizada em homenagem a Alcíone, personagem da mitologia grega, filha de Éolo, deus dos ventos, com 31 m de comprimento por 9 m de boca. Navegava a 10,5 nós e tinha casco duplo, somando vantagens de um monocasco com o catamarã.
Igualmente duplo era o sistema de propulsão. Cousteau acrescentou ao tradicional motor, a revolucionária turbovela cujo coeficiente é 3.5 a 4.0 vezes superior às melhores velas já construídas. Assim, nasceram. por necessidade as invenções de Jacques Cousteau.
Jacques-Yves Cousteau morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos de idade. Seu primeiro navio está sendo restaurado na Turquia e será usado como embaixador da proteção ambiental.
Fontes: folha.uol.com.br; pt.wikipedia.org; dw.com; trid.trb.org.
Conheci Jacques Costeau lendo seu livro “Le monde du silence”, recheado de fotos feitas por ele e por sua equipe.
As aventuras de Jacques Cousteau e Mundo Animal eram as atividades de sábado de manhã. Pena que não temos mais programas de nível na TV aberta. Só lacração.
Costeau foi admirável, um cientista e amante da natureza. Tive o prazer de visitar seu parque que hoje não existe mais e ver uma cópia do calypso. Costumava dizer que as pessoas protegem o que elas amam referindo-se aos oceanos.
Homem de Cultura ímpar ! Vivia ativamente o mar. Um ícone !
Simplesmente…. Fantástico !
Um homem, aliás, uma família admirável! quem nunca assistiu as aventuras de Jacques Cousteu?
O homem além do seu tempo.
Ninguém precisou lhe ensinar o óbvio: para mudar algo no mundo, não lute contra. Torne-o obsoleto.
Assisti a muitos filmes dele com suas explorações marítimas, no tempo em que a tv aberta tinha alguma qualidade.
Hoje a tv aberta só tem lixo para que assim sejamos obrigados a fazer assinatura de tv paga.