CONAMA em perigo, outra do Ministério do Meio Ambiente

27
1314
views

CONAMA em perigo, dizem ambientalistas; mais uma do Ministério do Meio Ambiente?

Fui surpreendido. Como sempre, antes de deitar, corro as redes sociais procurando notícias, comentários, postagens enfim, para ‘sondar’o humor da opinião pública; ao mesmo tempo, presto atenção aos assuntos ligados ao site. Faz parte do trabalho gerar material inédito, como as mais de 60 horas de documentários da costa brasileira à disposição do público, assim como fazer permanente curadoria das redes, daqui e do exterior, atrás de material ainda não publicado, ou que mereça republicação. Já expliquei. Bem, o fato é que atrasei o sono para contar que, o que falamos hoje mesmo, que Ricardo Salles segue célere as ordens do chefe para desmontar o Ministério do Meio Ambiente, tem agora  mais um forte indício. Ainda perdi tempo discutindo com Bolsonaristas patrulheiros nos ‘comentários’ do post, Retrocesso no Ministério do Meio Ambiente. Mas a prova parece que aí está, CONAMA em perigo

imagem do logotipo do conama

CONAMA – Saiba o que é

Deixemos com o site do CONAMA: “O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.”

A competência do CONOMA

“Estabelecer, mediante proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, dos demais órgãos integrantes do SISNAMA e de Conselheiros do CONAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e Municípios e supervisionado pelo referido Instituto.”

Isto, entre dezenas de outras competências…Até agora, as reuniões do CONAMA são públicas e abertas à toda a sociedade.

Quem compõe o CONAMA

“O CONAMA é composto por Plenário, CIPAM, Grupos Assessores, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho. O Conselho é presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva é exercida pelo Secretário-Executivo do MMA.”

Muita atenção agora, aqui parece estar o fio do novelo: Quem faz parte do conselho

“O Conselho é um colegiado representativo de cinco setores, a saber: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. Compõem o Plenário:

E segue uma infindável lista, em que também constam as pessoas da sociedade civil, como eles mesmos dizem, ‘setor empresarial e sociedade civil’. Aí é que mora o perigo. Estas pessoas já estão em franca minoria. São três grupos alinhados, os poderes federal, estadual e municipal, contra dois.

CONAMA EM PERIGO, saiba porquê

Segundo o conceituado site, O Eco, “o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, convocou para esta quarta-feira, 20 de março, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, cuja pauta será a revisão do regimento interno. Na reunião, é possível que o Conama seja reestruturado e tenha reduzida a participação da sociedade civil. Várias instituições assinaram um manifesto lançado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) e endereçado ao Conama, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e a outras entidades, pedindo atenção ao caso.”

Vejam, como disse no post anterior, Ricardo Salles foi encarregado pelo capitão para desmontar o Ministério do Meio Ambiente. As pistas são muitas, e a ordem, clara. Desde as eleições, o capitão não faz oura coisa a não ser prometer o desmonte do órgão, e bater continências, ahhh, como ele gosta das continências! Quero ver agora, como a a patrulha reagirá. Negarão todos os fatos, dirão que somos movidos pelo ‘ódio da esquerda’? Gozado, por aqui já fomos acusados de ‘direitistas’ e ‘esquerdistas’. Os pobres de espírito, não sabem que o mundo é bem mais que isso.

A reação da sociedade civil contra o CONAMA em perigo

A primeira, que alertou todo mundo, foi o manifesto do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam); seguido por ofício do Ministério Público, atenção patrulheiros, não vão dizer que é ‘destilação de ódio’, trata-se de dois manifestos públicos de órgãos de  prestígio.

O site www.revistaforum.com.br, diz que “De acordo com conselheiros e entidades ligadas à causa do meio ambiente, o ministério deu um prazo de até 27 de fevereiro para que membros do Conselho enviassem sugestões para o “aprimoramento do colegiado”, sem, no entanto, especificar quais seriam as mudanças, de fato, pretendidas. Para os conselheiros, esse prazo é curto e impede uma discussão mais ampla sobre ajustes a serem feitos em uma entidade tão importante quanto o Conama.

Mais reações de ambientalistas sérios

Ainda de acordo com O ECO, ” Bráulio Ferreira de Souza Dias, ex-secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB) e atual professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), o Conama é um dos instrumentos chave criado pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981. “Será grande retrocesso se houver um desmonte e desvirtuamento do Conama – todo o país perderá pois as questões ambientais são complexas e o Conama é um grande fórum de diálogo para aprimorar políticas públicas”.

Só para constar, Bráulio é um dos mais respeitados ambientalistas, com A maiúsculo, do País.

O www.revistaforum.com.br corrobora: “Daniel Melo Barreto, Conselheiro Suplente do Conama e membro da ONG Ambientalistas do Nordeste, alerta para o fato de que a revisão da atuação do conselho, sem debate, proposta pelo Ministério, indica que haverá desmonte e redução da participação da sociedade civil.”

E, então, ainda em dúvidas sobre a missão de Ricardo Salles? Vamos deixar ele agir até o desmonte; ou reagir, e mostrar que quem dá as cartas é a ‘sociedade civil’, em outras palavras, o povo?

A bola está com você.

Fontes de CONAMA em perigo: https://www.oeco.org.br/noticias/governo-ameaca-desmontar-conama-alertam-ambientalistas/?fbclid=IwAR2pO9phbxpONZg4BOvvnWii4bATzjCO9TnAz2AaVKJItTbZYHKz9sC47mI; https://controle.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2019/03/manifesto-conama.pdf; https://controle.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2019/03/manifesto-conama.pdf; https://www.revistaforum.com.br/ministerio-do-meio-ambiente-deve-promover-desmonte-no-conama-alertam-ambientalistas/.

Sophie Bely, a morte trágica de uma navegadora

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

27 COMENTÁRIOS

  1. São inacreditáveis os comentários feitos aqui!
    – Conselheiros não são remunerados;
    – O CONAMA não é, nem de longe, instrumentalizado pelas ONGs, quem dera fosse! Certamente teríamos Resoluções que reduziriam os riscos de desastres socioambientais causados por empreendimentos irresponsáveis. As ONGs são absoluta minoria no CONAMA (alias dentre todos os Conselhos, o CONAMA é um dos que a sociedade civil tem menos voz).
    – O CONAMA tem sim que ser reestruturado, mas no sentido de aprofundar seu vies técnico-científico, democrático e paritário!

  2. Ninguém pode negar que o setor ambiental foi aparelhado pela esquerdopatia, assim como tudo no BR até em eleição pra sindico
    No ambiental, principalmente no que concerna a histeria do tal aquecimento global, mais atrapalha do que ajuda nas questões reais, que são muitas.
    Há que separar o joio do trigo, existem muitas questões ambientais necessárias, inclusive foram atropeladas pelas grandes estatais, em especial Vale e Petrobrás no período recente, justamente para sobrar mais verba para locupletar a cumpanherada aqui dentro e os aliados de fora
    Que a nova gestão Federal tenha muita luz e técnica em perceber essas diferenças, as vezes sutis, e fazer o justo e correto.
    Impressão que eu tenho certos temas voltaremos algumas décadas no tempo, por conta de exageros do pendulo que esticou demais pra lá e agora voltou com tudo. SE há falta de credibilidade no setor o mea-culpa tem que ser geral, A verdade libertará! Não é o que eles dizem? eu tbm acredito nisto

  3. Dar opinião sem informação é feio e desonesto, opinião é apenas opinião, já informação com dados (mas, não “dados” viciados) é mostrar a realidade, assim, até eu sou especialista no assunto como os comentaristas acima.

  4. Diante de tantas besteiras vindas de órgãos de desgovernos, que somos obrigados a engolir, ficarei na torcida de QUANTO PIOR, MELHOR! Afinal estar do outro lado é sempre para perdedor então, ganho nem que seja nos estrepando.

  5. Gostaria de dizer que uma arvore nativa ou uma arvore exotica sequestram CO2 da mesma forma, so’ que os ambientalistas brasileiros nao consideram as arvores exoticas como algo benefico a ser utilizado em beneficio do meio ambiente—O que a sociedade combate sao essas falsidades ideologicas que aniquilam os interesses brasileiros—–Gostaria de dizer que entre o desmatamento criminoso e o corte seletivo de arvores adultas existe uma sutil diferença que muitas pessoas nao entendem—-Um corte e’ criminoso o outro corte e’ benefico ao meio ambiente—-Vou repetir poucas pessoas entendem disso—Viva o ministro Salles.

    • Que tal você conseguir com o topetudo americano, agora namorado de Bozó, umas mudas de Sequoia-gigante e como na fase adulta deve ter algo como uns 80 ou mais metros de altura suas raízes devem igualmente penetrar profundamente e enterrar os carbonos com as vantagens de que durarão os próximos 4000 anos.

  6. Depois de todos estes anos de funcionamento de Conselhos e órgãos de meio ambiente assistimos a duas tragédias humanitárias e ambientais, no Brasil, em curto período de tempo e somos informados de que muitas outras existem em potencial. O que fizeram afinal, nestes últimos tempos?

    • Será que tais entidades não sofreram do mesmo aparelhamento politico?
      Será que o fim ultimo do PT não era cagar em cima das leis ambientais para vender ferro e soja barato para os amigos chinas e ainda locupletar a Cia Vale cabidão de empregos do governo, empresa pseudo-privada na verdade sob dominio de fundos estatais geridos pela cumpanherada???
      Será que vcs não estão mirando no inimigo errado?

  7. Mais um blogueiro militante com suas idéias esquerdistas e inclinação ideológica … grande mídia impressa indo de mal a pior. O resultado é queda nas vendas por perda de credibilidade.

  8. Lá vem mais uma matéria tendenciosa, totalmente desfocada da realidade ! Triste fim dessas redações que estão a caminho da extinção!

    • Se sua lóica estivesse correta, não haveria crimes porque a policia existe
      Creio que a fiscalzação ambiental impediu muitos outros Brumadinhos.
      São imperfeitos: a policia e a gestão ambiental
      Mas sem duvida a solução passa por melhorar a ambos e não somente “vender o sofá” fazendo analogia com a anedota do corno que encontrou o ricardão sentado lá
      Realmente espero que o atual Ministro pense assim

  9. Não dá para acreditar que essas análises são isentas de qualquer filtro ideológico. Na verdade são todas totalmente ideológicas. Então, nem vale a pena ler o texto porque, de antemão, já sei que o autor é contrário ao governo e a qualquer de suas medidas. Está ficando difícil ler esse jornal Estadão e, pelo jeito, em breve vou cancelar minha assinatura.

  10. Redução de funcionários, reestruturação de departamentos e processos não quer dizer fim disso ou daquilo. O Brasil precisa de GESTÃO e é isso que o novo Ministro está fazendo. Todos esses anos com esse monte de gente incompetente, cheio de cabide de emprego, conselho daqui, secretaria dali e o que fizeram? Foi a melhor gestão do meio ambiente possível? Não, não foi!

  11. A sociedade civil, deve sim apoiar o desmonte destes conselhos e reclamar no sentido de termos profissionais da empresa com melhor nível. Não usar o jornal desta forma. Use as redes sociais para fazer o seu levante particular.

  12. O Conama é um orgão instrumentalizado pelas ONGs que são financiadas por paises estrangeiros. Os interesses dessas ONGs não são os nacionais e sim a orientação que recebem do exterior. Para que? para parar o desenvolvimento do Brasil no agronegocio e na exploração mineral sobretudo na Amazonia. A guerra é comercial, como sempre foi no planeta Terra. O Conama faz regras que têm força de lei e devem ser cumpridas por todos. Essa atribuição é somente do congresso nacioanl. Por isso as reclamações das ONGs. Querem continuar a ditar as regras no Brasil de acordo com os interesses dos paises que pagam seus salarios. Fora Conama

      • Joao Mesquita, como pode um sujeito ser jornalista ambientalista e colocar um ponto de interrogaçao neste assunto ? Aldo Rebelo relator do Codigo Florestal disse e demonstrou tudo isso que o Silva Ribeiro escreveu, no Congresso. Essas coisas aconteceram em 2012, nao e’ uma eternidade—-E o boco’ Samuel aqui embaixo ainda pede provas—Vao se catar—-

  13. Vamos falar sério, estes conselhos são cabides de emprego para pseudos ambientalistas darem palestras no exterior, denegrindo a imagem do país. Qualquer pessoa séria que chega neste conselho e se vê diante de um emaranhado de leis e clausulas que só emperram o Brasil e o desenvolvimento. Vamos falar sério? vamos brincar de jornalista imparcial?

    • Esse conselho não emprega ninguém. Os conselheiros tampouco recebem. Procure as resoluções do Conama pra ver se o órgão produz ou não. Em suma, informe-se.

    • Vamos falar sério! A hora que o ferro entrar sem vaselina, porque os compradores de commodities vão pagar o que quiserem e não o que realmente valem os produtos, porquê o país não assume as responsabilidades assumidas de proteção ao meio ambiente. Vamos ver o que é falar sério.

  14. Em um momento tão crítico para as políticas ambientais brasileiras, onde vê-se conceitos e atribuições já estabelecidas a órgãos ambientais há muito tempo sendo desfeitas, só lamento que “O Estado de São Paulo” dedique apenas essas linhas para o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here