Biografia de João Lara Mesquita, editor do Mar Sem Fim

Biografia de João Lara Mesquita, conheça o editor do Mar Sem Fim

Breve biografia de João Lara Mesquita: músico de formação, jornalista e fotógrafo.

imagem de João Lara mesquita, para biografia no site mar sem fim

Biografia de João Lara Mesquita, o começo, no Grupo Estado

Entre 1982 e 2003 foi diretor das Rádios Eldorado AM e FM e Estúdio Eldorado, do Grupo Estado.

Ligações com o meio ambiente

Membro fundador (e conselheiro) do Núcleo União Pró- Tietê, ligado à Fundação SOS Mata Atlântica; ONG que desde 1990 comanda a campanha pela despoluição do rio Tietê. Foi conselheiro do Greenpeace de 2001 a 2004. Entre os anos de 2014 até 2016 João  foi conselheiro da CI- Conservation International.

Capitão amador, acumula mais de 60 mil milhas navegadas. E é pai de Luis e José.

Biografia de João Lara Mesquita: o foco

Estudar e divulgar as questões relativas ao mar e à zona costeira. A viagem pela costa brasileira, resultado prático deste objetivo e sua primeira aparição na TV, foi uma expedição minuciosa e única.

Até hoje não se fez reportagem sobre a ocupação do litoral de tamanha envergadura na imprensa brasileira. Universidades como a USP, e outras, pediram cópia dos documentários. Foram produzidas mais de 70 horas em documentários sobre a costa brasileira, algo único no País.

Documentários no site

Este  acervo está disponível neste site. São muitas horas de gravação registrando o cotidiano das populações próximas às  baías, enseadas, fozes de rios, ilhas, etc.

As vilas dos nativos, a pesca e a poluição, a ocupação desordenada ou as embarcações típicas, unidades de conservação e a legislação ambiental, são alguns dos focos abordados.

Tudo está registrado, sempre embasado por depoimentos de populares de ‘notório saber’, ou de expoentes da academia em suas respectivas áreas.

O site ainda conta com mais de sete horas de documentários da Antártica. Da antiga base Comandante Ferraz, às pesquisas de cientistas brasileiros; passando pelos pontos mais notáveis da península antártica.

E  o trajeto entre Rio Grande e Punta Arenas, os canais da Patagônia com suas geleiras milenares, Ushuaia, etc. Por fim, todo o resgate do Mar Sem Fim do fundo da baía Fields também foi documentado.

Livros

O primeiro livro de João Lara Mesquita,  O Brasil visto do Mar Sem Fim, foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2008, na categoria Reportagem.

Publicou também  Eldorado – a rádio cidadã, e Embarcações Típicas da Costa Brasileira. O último foi a Saga do Mar Sem Fim, em que conta sua relação com os barcos desde a infância até as viagens para a Antártica.

Antártica

No verão 2010-2011 navegou com o trawler Mar Sem Fim de Santos até a Antártica para produzir  documentários para a Rede Bandeirantes.

No verão de 2011–2012 fez uma segunda viagem quando o Mar Sem Fim naufragou na ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul, depois de uma dramática série de circunstâncias.

Em janeiro de 2013, a bordo do Navio de Socorro a Submarinos Felinto Perry da Marinha do Brasil, pela quarta vez viajou para  ‘o fim do mundo’ (a primeira aconteceu no verão 2009-2010 a bordo do navio da MB Ary Rongel, para conhecer a região que investigaria com seu barco).

A quarta viagem teve o objetivo de  resgatar o Mar Sem Fim, trazê-lo de volta para a América do Sul e produzir novos documentários.

Série de documentários mais recente

Entre 2014 e 2015 produziu e apresentou uma  série para a TV Cultura com foco nas Unidades de Conservação federais do bioma marinho.

Ninguém até hoje conheceu todas as unidades de conservação federais onde o jornalista passou de uma semana a dez dias em cada viagem.

Hoje, 2021…

Desde 2015, diagnosticado com um raro tipo de câncer, não pôde navegar.  O tratamento impedia. João passou a fazer uma curadoria dos assuntos que envolvem o foco do site na net; traduziu e complementou matérias, entrevistou especialistas, produziu posts inéditos, iniciou um podcast, modernizou o visual do site e manteve contatos com fontes espalhadas litoral afora.

Incentiva e promove a interação entre o site e seus leitores, e dá dicas de como eles podem participar ampliando sua rede de informações.

Em julho de 2018 teve alta do transplante de medula a que submeteu-se.

Ensaia sua volta ao mar e à TV.

O site Mar Sem Fim

Aberto em 2005, atualmente o site Mar Sem Fim recebe uma média de 600 mil visitas de internautas por mês (Fonte: Google Analytics).

imagem do logotipo do site mar sem fim
Um marca que cada vez é mais reconhecida pelo público.

Em 2019 o site conseguiu que a editora SESI-SP lançasse o livro de Sylvia Earle, A Terra é Azul. João faz palestras, escreve para jornais, revistas, e colabora com sites. 

Protagonizou programetes no BandNews TV  com o mesmo objetivo: divulgar as questões dos oceanos e a cultura marítima tão relegada no Brasil.

Para além disso, articula movimentos vencedores em favor do meio ambiente marinho. Em 2021 foi eleito membro da Academia Paulista de Letras.

Todo o material recolhido está neste site.