Biografia de João Lara Mesquita, editor do Mar Sem Fim

Biografia de João Lara Mesquita, conheça o editor do Mar Sem Fim

Breve biografia de João Lara Mesquita: músico de formação, jornalista e fotógrafo.

imagem de João Lara mesquita, para biografia no site mar sem fim

Biografia de João Lara Mesquita, o começo, no Grupo Estado

Anteriormente, entre 1982 e 2003 foi diretor das Rádios Eldorado AM e FM e Estúdio Eldorado, do Grupo Estado.

Ligações com o meio ambiente

Membro fundador (e conselheiro) do Núcleo União Pró-Tietê, ligado à Fundação SOS Mata Atlântica; ONG que desde 1990 comanda a campanha pela despoluição do Tietê. Além disso, foi conselheiro do Greenpeace de 2001 a 2004. Mais uma vez, entre 2014 e até 2016, foi conselheiro da CI- Conservation International.

Capitão amador, acumula mais de 60 mil milhas navegadas. E é pai de Luis e José.

Biografia de João Lara Mesquita: o foco

Antes de tudo, estudar e divulgar as questões relativas ao mar e à zona costeira. A viagem pela costa brasileira entre 2005-2007, resultado prático deste objetivo e sua primeira aparição na TV foi uma expedição minuciosa e única, além disso,  recordista em audiência na Cultura durante o período.

Provavelmente, até hoje não se fez reportagem sobre a ocupação do litoral com tamanha envergadura na imprensa brasileira. Até mesmo, Universidades como a USP, e outras, pediram cópia dos documentários. Foram produzidas mais de 50 horas em documentários, algo único no País.

Documentários no site

Agora, este  acervo está disponível neste site, além disso, ainda conta com mais de sete horas de documentários da Antártica. Da antiga base Comandante Ferraz, às pesquisas de cientistas brasileiros; passando pelos pontos mais notáveis da península antártica.

Novamente, entre 2014 e 2015 produziu e apresentou outra  série para a TV Cultura, desta vez com foco nas Unidades de Conservação federais do bioma marinho. Como resultado, foram geradas mais 20 horas de documentários.

Ao que se sabe, ninguém, até hoje, conheceu todas as unidades de conservação federais do bioma marinho onde o jornalista passou de uma semana a dez dias em cada viagem.

Livros

O primeiro,  O Brasil visto do Mar Sem Fim, foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2008, categoria Reportagem. Além disso, publicou Eldorado – a rádio cidadã, e Embarcações Típicas da Costa Brasileira. O último, foi a Saga do Mar Sem Fim em que conta sua relação com os barcos desde a infância até as viagens para a Antártica.

Antártica

No verão 2010-2011 navegou com o trawler Mar Sem Fim de Santos até a Antártica para produzir  documentários para a Rede Bandeirantes.

No verão de 2011–2012 fez uma segunda viagem quando o Mar Sem Fim naufragou na ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul, depois de uma série dramática de circunstâncias.

Enfim, em janeiro de 2013 a bordo do Navio de Socorro a Submarinos Felinto Perry da Marinha do Brasil, pela quarta vez viajou para  ‘o fim do mundo’ (a primeira aconteceu no verão 2009-2010 a bordo do navio da MB Ary Rongel, para conhecer a região que investigaria com seu barco).

Por último, a quarta viagem teve o objetivo de  resgatar o Mar Sem Fim, trazê-lo de volta para a América do Sul e, mais uma vez, produzir documentários.

Hoje, 2022…

Porém, em 2015 diagnosticado com um raro tipo de câncer, não pôde mais navegar.  O tratamento impedia. Por outro lado, passou a fazer uma curadoria dos assuntos que envolvem o foco do site na net; traduziu e complementou matérias, entrevistou especialistas, produziu posts inéditos, iniciou um podcast, modernizou o visual do site e manteve contatos com fontes espalhadas litoral afora.

Felizmente, em julho de 2018 teve alta do transplante de medula a que submeteu-se. Consequentemente, em 2022 voltará à TV com a terceira temporada da série Mar Sem Fim cuja gravação já começou.

O site Mar Sem Fim

Aberto em 2005, o site Mar Sem Fim recebe uma média de 600 mil visitas por mês (Google Analytics). Mas, o recorde, sempre de acordo com o Google Analytics, aconteceu em novembro de 2021 quando recebeu pouco mais de 2 milhões de visualizações o que é extraordinário para um site especializado no bioma marinho.

imagem do logotipo do site mar sem fim
Um marca que cada vez é mais reconhecida pelo público.

Já, em 2019 o Mar Sem Fim conseguiu que a editora SESI-SP lançasse o livro de Sylvia Earle, A Terra é Azul. Atualmente, João faz palestras, escreve para jornais, revistas, e colabora com sites. 

Protagonizou programetes no BandNews TV  com o mesmo objetivo: divulgar as questões dos oceanos e a cultura marítima  relegada no Brasil. Para além disso, articula movimentos vencedores em favor do meio ambiente marinho.

Por último, em 2021 foi eleito membro da Academia Paulista de Letras, cadeira Nº 17. Em junho de 2022, finalmente, será empossado na sede da APL.

Todo o material recolhido está neste site.