Explosão de carcaças de baleias, curiosidades da vida marinha

2
131195
views

Explosão de carcaças de baleias, curiosidades da vida marinha

Primeiramente, baleias são criaturas enormes. Consequentemente, grandes espécies têm grandes corpos. E cheios de entranhas. As explosões de baleias quando filmadas, embora horríveis, prendem o olhar. É o que torna o vídeo abaixo incomum. Foi postado no YouTube em 2020. Mas ‘explodiu’ em audiência recentemente. Atingiu nada menos que 18 milhões de visualizações. Apesar de curiosidade, fenômeno natural, decidimos dar oportunidade também aos brasileiros.

Curiosidades da vida marinha

Recorremos a um ícone do jornalismo a National Geographic. A revista conversou ‘com o fundador do site, Andrew David Thaler, biólogo que também dirige o Southern Fried Science, para aprender sobre o fenômeno’.

“Depois que uma baleia morre, seus órgãos – conteúdo do estômago e tudo mais – começam a se decompor. Isso faz com que os gases se acumulem e fiquem presos. Mesmo que o interior se decomponha, o exterior permanece intacto porque a pele e gordura são grossas e duras. Por causa disso, o corpo explode.

Imagem de carcaças de baleias

“Eventualmente, os gases  têm que ir para algum lugar. Normalmente, o corpo murchará. O artigo afirma ainda que, quando explodem, geralmente há interferência humana. As pessoas tentam pegar um souvenir do corpo ou as equipes de limpeza tentarão tirá-lo do caminho. Isso pode fazer com que os gases se movam de maneira que normalmente não fariam. Assim causam explosão.”

É…mas nem sempre a ação humana é a causa, como mostra o vídeo abaixo de uma baleia morta boiando no mar. Justo quando era filmada por pescadores esportivos.

PUBLICIDADE

Não se aproxime de uma baleia morta na praia

Os banhistas são incentivados a ficar longe de uma baleia morta. Além do risco de aumento da pressão dentro do animal  existe chance de entrar em contato com bactérias mortais na carcaça.

Se você tocar em uma baleia encalhada com as mãos, poderá se infectar, especialmente se o sol estiver forte e as temperaturas altas. Isso, obviamente, é anti-higiênico na melhor das hipóteses, mas também pode espalhar doenças.

Assista ao vídeo da explosão no mar

Neste outro vídeo, uma baleia explode ao ser manuseada nas Ilhas Faroe

Exploding sperm whale Carcass caught on camera in The Faroe Islands!

Imagem de abertura: You Tube

Mar avança no Amazonas, salinização prejudica ribeirinhos

Comentários

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here