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Cabana de Ernest Shackleton, conheça o interior

Cabana de Ernest Shackleton, lenda viva na história da Antártica:  a tecnologia nos ajuda a saber como eram as condições à época

A Antártica procura preservar várias relíquias dos primeiros exploradores da região. Um deles é o refúgio de Shackleton, na viagem do Nimrod, em 1908, a primeira das três épicas viagens do explorador à região. No interior da cabana de Ernest Shackleton, situada no Cabo Royds, Antártida, ainda estão pendurados os retratos do rei Eduardo VII e da rainha Alexandra.

imagem da cabana de Ernest Shackleton.
A cabana de Ernest Shackleton.

Depois do término da corrida ao Polo Sul, em dezembro de 1911, com a conquista de Roald Amundsen, Shackleton virou a sua atenção para aquele que ele considerava ser o grande objetivo da exploração antárctica: atravessar o continente a pé, passando pelo polo.

Para prosseguir com este projecto, Shackleton preparou a Expedição Transantártica Imperial (1914–17), sua segunda viagem ao polo, que acabou mais conhecida como a viagem do Endurance quando seu navio ficou preso, e depois foi esmagado pelo gelo.

Finalmente, a derradeira viagem de Shackleton foi a Expedição Shackleton-Rowett, ou a expedição do Quest, o nome de seu navio na época. Nela, nosso herói morreu a bordo quando o navio estava ancorado na Geórgia do Sul, pondo fim ao que se convencionou chamar de era heroica da exploração antártica.

Expedição Nimrod (1907-1909)

‘A Expedição Antárctica Britânica de 1907–09, conhecida como Expedição Nimrod, foi a primeira de três expedições à Antártica lideradas por Ernest Shackleton.

O seu principal desejo, para além da pesquisa geográfica e científica, era ser o primeiro a chegar ao Polo Sul. O objetivo não foi atingido, mas o grupo atingiu um novo recorde chegando à latitude de 88° 23′ S, a apenas 157 km do polo. Foi a maior expedição ao Polo Sul até à data.

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Nimrod rebocado

O Nimrod era uma escuna com 41 anos, de 334 toneladas, utilizada para a caça de focas e baleias.  Shackleton pagou 5.000 libras pelo navio. Ele tinha um motor auxiliar a vapor que lhe dava  uma velocidade de apenas seis nós.

O navio estava tão cheio de mantimentos que não havia espaço para o carvão necessário para alcançar a Antártida pela Nova Zelândia,  assim Shackleton teve de pedir ajuda para que o navio fosse rebocado.

A expedição do Endurance (1914-1917)

A expedição do Endurance de Shackleton, apesar de terminar na perda do navio, alçou o nome do explorador no panteão dos grande heróis mundiais. O navio, Endurance, ficou preso no gelo.

Posteriormente, foi lentamente esmagado. Seguiu-se uma série de explorações. E um salvamento in-extremis sem, no entanto, perdas humanas.

Expedição Shackleton-Rowett (1921-1922)

Finalmente: Em 1921, Shackleton regressou à Antárctida na Expedição Shackleton-Rowett, com a intenção de levar a cabo um programa científico.

Antes mesmo de a expedição ter começado os seus trabalhos de pesquisa, Shackleton morreria de ataque cardíaco enquanto o seu navio, Quest, estava ancorado na Geórgia do Sul. A pedido da sua esposa, foi enterrado ali.

As suas qualidades de liderança chamaram a atenção no início do século XXI, principalmente devido ao sucesso obtido nas operações de salvamento da Expedição Transantárctica Imperial, mais conhecida como expedição do Endurance.

Conheça a cabana de Ernest Shackleton

Construções como estas são conservadas como santuários da idade heroica da exploração da Antártida e de realizações espetaculares como a saga de Ernest Shackleton e suas incríveis aventuras. Clique na foto para ver seu interior em 360º.

Como sugestão de leitura fica dica: A Expedição Esquecida de Shackleton: A Viagem do Nimrod, de Beau Riffenburgh, edição Planeta.

Clique na foto para ver o interior em 360º.

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