Avistagem de Animais Marinhos – Turismo e Conservação

0
108
views

Avistagem de Animais Marinhos – Turismo e Conservação

Avistar animais marinhos em seus habitats naturais tem causado emoções inesquecíveis em turistas em todo o mundo. Aqui em Santa Catarina, as baleias-francas e outros animais marinhos têm atraído a atenção. Para mostrar modelos de sucesso nesse tipo de observação da natureza publicamos este documentário “Animais Marinhos – Turismo e Conservação”. Atenção: este artigo e vídeo são de autoria de Ricardo Weg, especial para o Mar Sem Fim.

A Avistagem de Animais Marinhos, baleia na península Valdés
Avistagem de Animais Marinhos na Península Valdés> Acervo MSF.

Serviços de turismo

O filme mostra como funcionam diversos serviços de turismo muito bem estruturados, para avistagens de animais marinhos, em especial na Patagônia Argentina. São estruturas organizadas para avistagens de baleias-francas, orcas, pinguins, leões-marinhos, lobos entre outros animais em seus habitats naturais.

As unidades de conservação contam com monitoramento e muita informação. Com isso os turistas saem com uma verdadeira aula de consciência ambiental. Desses locais pode-se levar excelentes lembranças, e sim, é permitido gravar vídeos, tirar fotos.

Nesse filme, o espectador pode curtir imagens inéditas e incríveis desses animais e verificar que o turismo organizado gera desenvolvimento; além de muito emprego e renda, em áreas como logística, hospedagens, gastronomia, comércio entre outros.

A consciência ambiental e o turismo

Em muitos locais a consciência ambiental e o turismo podem se fortalecer juntos. É certo que o turismo de avistagens de animais marinhos ainda é incipiente, e temos muito em que evoluir. O documentário faz esse papel, de mostrar, aqui mesmo na América do Sul, diversos locais onde isso funciona bem, e podem nos servir de exemplo.

O  Mar Sem Fim aposta na avistagem de animais marinhos

O Mar Sem Fim não tem dúvida que este é o futuro. Não por outro motivo temos insisitido no tema. Por exemplo, você sabia que recifes de corais valem US$ 36 bilhões para o turismo?

Outro exemplo vem da Indonésia,  que descobriu o óbvio: as raias-jamanta valem muito mais vivas do que mortas. Esses gigantes do mar encantam turistas no mundo todo. São dóceis e permitem a aproximação de mergulhadores.

E aqui mesmo temos o exemplo de Ilhabela que está se consagrando na avistagem de baleias que gera emprego e renda sem prejudicar a fauna marinha.

Assista ao vídeo de Ricardo Weg

Animais Marinhos - Turismo e Conservação (Documentário)

Contato: Ricardo Weg
[email protected]
(48) 99854-1386

Você sabia que um restaurante nos EUA ganhou as manchetes depois que o proprietário devolveu ao mar uma lagosta com cerca de 100 anos e 9,5 kg?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here