Adaptação das cidades às mudanças do clima, saiba quais

0
250
views

A adaptação das cidades às mudanças do clima conheça o que se faz no Brasil

Um dos grandes desafios deste século é a vulnerabilidade das cidades às catástrofes naturais. Elas  são conhecidas como eventos extremos. As mudanças no clima  aumentam a frequência e intensidade das chuvas, inundações, secas e vendavais. E potencializam erosões costeiras devido a elevação do nível do mar. A previsão é que estes eventos se intensifiquem, e gerem profundos impactos sociais e econômicos em nossas sociedades. Conheça as adaptação das cidades às mudanças do clima.

imagem do Rio de Janeiro e Adaptação das cidades às mudanças do clima
Rio de Janeiro e adaptação das cidades às mudanças do clima.

Estudo internacional sobre adaptação das cidades às mudanças do clima

Um estudo internacional estimou que a inundação de áreas costeiras das zonas sudeste e noroeste de Santos, causada pela combinação da elevação do nível do mar com ressacas, marés meteorológicas e astronômicas e eventos climáticos extremos. Isso pode causar prejuízos acumulados de quase R$ 2 bilhões até 2100 se não forem implementadas medidas de adaptação.

Desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras

O desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras enfrenta desafios de disponibilidade de água, alimentos e energia elétrica, mobilidade urbana, justiça social e oferta de serviços básicos. Mas, deve basear-se na capacidade de resiliência de nossos territórios frente aos efeitos das mudanças. Algumas regiões têm maior capacidade de absorver os impactos. Mas ese não é o caso das áreas com infraestrutura precária.

imagem noturna de Santos e Adaptação das cidades às mudanças do clima
Santos e adaptação das cidades às mudanças do clima. (Foto: https://veja.abril.)

Mitigação

As iniciativas podem ser de mitigação. O uso menos intensivo de energia, e controle de emissões de gases de efeito estufa. Por isso todos precisam fazer sua parte: governos, indústrias e cidadãos; o planejamento do uso do solo, e a utilização de infraestrutura verde em grande escala. Ou de adaptação, aumentando a capacidade das cidades em responder a eventos adversos para manterem as funções básicas para  a população.

Alguns efeitos das mudanças do clima

Alguns efeitos das mudanças do clima são observados em nossas cidades. A elevação do nível do mar em determinadas regiões costeiras do Brasil por exemplo. Em 05 de Junho de 2017 foi lançado um relatório especial do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) sobre “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas”. De acordo com o documento, entre 1901 e 2010 o nível médio do mar globalmente aumentou em torno de 19 centímetros. Entre 1993 e 2010, a taxa de elevação correspondeu a mais de 3,2 milímetros por ano, com variação entre 2,8 e 3,6 mm. Nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, as taxas de aumento do nível médio do mar  variam entre 1,8 e 4,2 mm por ano desde a década de 1950.

Iniciativas de adaptação ao clima

Há um número crescente de cidades ao redor do mundo que reconhecem os riscos e desenvolvem planos de adaptação. O movimento pode ser observado no 9º Fórum Global de Resiliência e Adaptação Urbana (9th Global Forum on Urban Resilience and Adaptation), organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (Local Governments for Sustainability) em Bonn, Alemanha, abril de 2018.

Brasil

No Brasil existem iniciativas pontuais. Como o estudo realizado pelo Núcleo de Estudos do Clima. Ele mostra o potencial risco de desastres associados aos eventos extremos que atingem a região metropolitana de São Paulo. Entre eles  enchentes, inundações, deslizamento de encostas e estresse térmico. A prefeitura do Rio publicou o estudo “Vulnerabilidade à elevação do nível médio do mar na região metropolitana do Rio de Janeiro”. Ele apresenta as áreas mais atingidas pela provável elevação do nível médio do mar no município do Rio e em toda a orla da Baía de Guanabara.

imagem de orla de Santos e Adaptação das cidades às mudanças do clima
Orla de Santos e adaptação das cidades às mudanças do clima. (Foto: http://www.melhordesantos.com)

Com base no relatório “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas”,  Santos desenvolveu o Plano Municipal de Adaptação à Mudança de Clima (PMAMC). Um plano de ação para a adaptação às mudanças, exemplo que deveria ser seguido por outros municípios litorâneos.

O desenvolvimento sustentável, baseado na mitigação e adaptação das cidades, deve envolver um conjunto de políticas e iniciativas integradas. Conhecer os desafios ambientais decorrentes das mudanças climáticas é fundamental para buscarmos soluções integradas e efetivas a serem aplicadas em nossas cidades.

Fontes: http://agencia.fapesp.br/nivel_do_mar_na_costa_brasileira_tende_a_aumentar_nas_proximas_decadas/25414/.

Aves marinhas também são vitimas da pesca

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here