A maior onda do Brasil, na praia da Costa, ES

0
3976
views

A maior onda do Brasil, na praia da Costa, ES

Ela já era conhecida de surfistas, outros esportistas, e pescadores nativos, mas o segredo ficava entre eles. Até que em 2019 foi surfada pelo carioca Ian Vaz. Desde então a onda, estimada em 5 a 6 metros, passou a ser considerada a maior do Brasil. Não pense que por ter ‘apenas’  5 a 6 metros a ‘Avalanche’, como é conhecida, seria uma onda menor. Os surfistas a consideram uma onda ‘curta e grossa’. E põe grossa nisso! Agora, a Avalanche pode se tornar patrimônio natural do Espírito Santo.

Imagem da maior onda do Brasil
Que tal, você encara?

Saiba mais sobre a maior onda do Brasil

Ela fica para fora da praia da Costa, em Vila Velha, Espírito Santo. A onda mais procurada por surfistas brasileiros fica a 4 km para fora da praia da Costa, num ponto em que existe um afloramento de pedra conhecido pelos nativos como Baixo dos Pacotes (Conheça a história do surf).

Mapa mostra localização da praia da Costa, Espírito Santo.
No quintal dos capixabas.

Ali há um  arquipélago formado por três ilhas pequenas, mais o afloramento onde quebra a Avalanche.

A formação

Ao redor do arquipélago, ainda que próximo da costa, a profundidade atinge os mil metros. Mas, subitamente, surge o afloramento a apenas quatro metros de profundidade.

A superfície do mar, que antes ficava bem distante do assoalho marinho, encontra esta barreira e sobe. A pouca profundidade faz a onda crescer quando o vento vem dos quadrantes sudeste/leste.

PUBLICIDADE

O nome

O nome vem pelo fato da espuma branca que despenca junto com a crista da onda lembrar uma avalanche de neve.

Patrimônio Natural e Turístico do Espírito Santo

A fama da maior onda do Brasil mexeu com os brios de políticos capixabas. Agora, o deputado estadual Carlos Von (Avante) protocolou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado para reconhecer a Avalanche, tornando-a Patrimônio Natural e Turístico do Espírito Santo.

Imagem da maior onda do Brasil na praia do Costa
Ian surfando em imagem de lucasmedeiros92 no Instagram.

Assim como a onda de Nazaré ajudou a dar fama à vila portuguesa, a Avalanche tem tudo para trazer mais turistas ao Estado. Ela merece a homenagem.

Quem é quem na Avalanche

O site do jornal Folha Vitória diz que o local é frequentado pelo bicampeão mundial de standup, Caio Vaz, que também surfa ondas gigantes, além de Lucas Medeiros, Lucas Chumbo, Alemão de Maresias, Daniel Rangel, e outros.

Ian Vaz declarou ao uol.com depois de cavalgá-la: ” O (Carlos) Burle me ligou, Alemão de Maresias, Felipe Cesarano, o Pedro Calado e vários big rides do País, e a maioria falou que foi a maior onda já surfada no Brasil’.

Segundo os surfistas que frequentam o local, o pico do Avalanche é apontado como o principal  local do Brasil para encontrar ondas grandes.

Mas, apesar dos depoimentos, e da homenagem, há quem diga que esta não seria a maior onda do Brasil, mas sim a da laje de Jaguaruna, em Santa Catarina.

Apesar da avalanche de água que desaba quando a crista da Avalanche quebra, ela está longe da maior onda já registrada no mundo, que alcançou 23,8 metros no oceano austral.

Laje de Jaguaruna, em Santa Catarina

Até antes de Ian Vaz cavalgar a Avalanche, a laje de Jaguaruna era considerada a maior onda do Brasil. Segundo matéria do uol.com, de julho de 2019, logo depois de Ian ter descido a onda capixaba, ‘surfistas de Santa Catarina acreditam que as ondas vistas no local superam em tamanho a que Ian Vaz pegou no Espírito Santo’.

O uol diz que ‘o lendário Fábio Gouveia, surfista paraibano reconhecido no Brasil e no mundo, é outro a colocar a laje de Jaguaruna no topo:

PUBLICIDADE

‘Eu acho que a maior onda do Brasil é a Jagua mesmo. Nunca surfei essa onda do Espírito Santo, mas até pela incidência de sweel, tamanho marcado em boia… As maiores ondas que vi no Brasil foram na Jagua mesmo’.

Assista ao vídeo que registrou a façanha de Ian Vaz

Imagem de abertura: lucasmedeiros92 no Instagram

Fontes: https://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/noticia/08/2021/maior-onda-do-brasil-localizada-na-na-praia-da-costa-pode-ser-transformada-em-patrimonio-natural-e-turistico-do-es?fbclid=IwAR1zct3ZNZOMMJrEPNlYmPH84rOm3OgOmOBZsmsqxhf4WA7Gr_CYsKJ8YDo; https://www.redbull.com/br-pt/avalanche-a-maior-onda-do-brasil.

Vasa, o gigantesco navio que afundou na viagem inaugural

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here