Plantar árvores e restaurar florestas é a melhor solução para conter aquecimento global
Não é preciso reinventar a roda. A melhor tecnologia para conter o aquecimento ainda é plantar árvores e restaurar florestas. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, ou IPCC, o principal grupo de pesquisadores da ONU, adverte que a crise que se desdobra representa uma séria ameaça à segurança alimentar global. O último relatório do IPCC (2018) pede ação urgente na forma como a terra é usada.
Declínio de safras e aumento de preços
“Em geral, a mudança climática causará declínio de safras, aumento de preços, redução dos níveis de nutrientes e interrupções nas cadeias de fornecimento de alimentos”, disse o co-autor do estudo, Panmao Zhai. O uso insustentável da terra e as emissões de gases de efeito estufa proporcionam um impulso aos ecossistemas naturais. Eles são fundamentais para a luta contra as mudanças climáticas. E sem cortes radicais de emissões e transformações na produção de alimentos e no manejo da terra, o mundo não tem chance de evitar o aquecimento do planeta.
O relatório do IPCC – 2018
O relatório foi compilado por mais de 100 cientistas. Eles analisaram 7.000 artigos. E descobriram que 76% da superfície livre de gelo da Terra é usada para sustentar a crescente população humana (voltará à pauta o controle de natalidade?). E que a produção de alimentos, a silvicultura e outros usos da terra são responsáveis por quase um quarto (23%) das emissões de gases do efeito estufa.
Mais do que reduzir as emissões
Para combater a mudança climática, precisamos fazer mais do que reduzir as emissões do uso e transporte de combustíveis fósseis. É crucial mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos, bem como administramos a terra. No novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), cientistas alertam que as decisões que tomarmos agora em relação ao uso da terra e à produção de alimentos determinarão se o aquecimento global permanecerá abaixo de 2 graus Celsius. Uma vez que ultrapasse esse ponto, a instabilidade climática ocorrerá.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiquePlantar árvores e restaurar florestas é a melhor tecnologia de captura de CO2
O relatório afirma que o desmatamento desenfreado deve terminar. E que os ecossistemas ricos em carbono, como florestas tropicais, turfeiras e florestas de mangue, devem ser preservados. Plantar árvores e restaurar florestas é a tecnologia de captura de CO2 mais eficaz que temos. Portanto, deve se tornar prioridade.
A responsabilidade das empresas
A ação imediata é necessária. Embora os consumidores possam fazer certas mudanças em casa, como limitar o consumo de carne, cabe às empresas fornecer produtos de empresas que não se envolvem em desmatamentos.
PUBLICIDADE
Alterações humanas no uso da terra
Os humanos alteraram até 76% da terra sem gelo do planeta. A agricultura, o desmatamento, o desenvolvimento urbano e outros tipos de uso da terra representam aproximadamente 23% das emissões totais de gases de efeito estufa. E deixaram áreas da paisagem global degradadas. Como o relatório detalha, a terra pode ser um dos principais contribuintes para a mudança climática. Também pode ser uma ferramenta para resolvê-la. As paisagens naturais continuam a agir como um amortecedor contra o aquecimento. Elas absorvem 29% de todas as emissões de dióxido de carbono, segundo o relatório.
O Brasil não está sozinho
Plantar árvores e restaurar florestas: o esforço da Índia
De acordo com a National Geographic, “em 2016, a Índia plantou 50 milhões de árvores em um dia. E quebrou recorde mundial que era do Paquistão (847.275 árvores, em 2013). Mais de 800.000 voluntários participaram para ajudar o país a combater a mudança climática.” Ainda, segundo a NG, “o esforço faz parte do compromisso da Índia na Conferência do Clima de Paris. No acordo, assinado no Dia da Terra de 2016, a Índia concordou em gastar US$ 6 bilhões para reflorestar 12% de suas terras (elevando a cobertura florestal para 235 milhões hectares até 2030, ou cerca de 29% do território do país).”
Leia também
Acidificação do oceano está à beira da transgressãoConheça o novo navio de carga híbridoBrasil pega fogo, espanta o mundo, e Lula confessa: ‘não estamos preparados’E o recorde da Etiópia: 350 milhões de árvores num só dia
Enquanto no Brasil há uma cruzada contra o meio ambiente indispondo Governo Federal, técnicos, cientistas e opinião pública, em 2019 quem sobressaiu foi a esquecida Etiópia.
O jornal inglês The Guardian trouxe a matéria, “cerca de 350 milhões de árvores foram plantadas em um único dia na Etiópia. O plantio faz parte de uma iniciativa nacional de “legado verde” para cultivar 4 bilhões de árvores no país neste verão. A Etiópia encorajou cada cidadão a plantar pelo menos 40 mudas. Escritórios públicos teriam sido fechados para que os funcionários públicos participassem.”
Vamos seguir estes exemplos?
Imagem de abertura: Aron Simeneh
Fontes: https://www.nationalgeographic.com/news/2016/07/india-plants-50-million-trees-uttar-pradesh-reforestation/; https://www.theguardian.com/world/2019/jul/29/ethiopia-plants-250m-trees-in-a-day-to-help-tackle-climate-crisis; https://www.huffpostbrasil.com/entry/united-nations-ippc-report-climate-land_n_5d4b872ce4b09e729740d9fb; https://www.treehugger.com/climate-change/food-production-must-change-drastically-save-world.html.
O exemplo da Etiópia deveria ser rotina nos demais países, mas o politico se sobrepõe ao necessário!
Enquanto a Floresta em pé não tiver valor, não adianta nada, vai continuar sendo substituída por renda. A Pobreza envolta das Florestas tem que ser combatida, com bons projetos de Engenharia Agronômica, Civil, de Minas, dentre outras.
A real solução para o Planeta é o controle rígido do índice de natalidade. Se esse ponto da ferida não for tocado, estaremos enxugando gelo.
Verdade. Plante e cuide de uma árvore ao invés de ter filhos. Tem gente que faz isso, por enquanto sem nenhum apoio de lugar nenhum: https://matasnativas.wordpress.com/2009/03/08/arborizacao-defensiva-em-porto-alegre/
Precisamos fazer como na Etiópia. Temos mais chances, porque ainda temos água. Outra solucäo é exigir que os novos loteamentos urbanos tenham no mínimo 50% da área com árvores. Podemos também retirar o concreto de parte das cidades. Em seu lugar plantar árvores da regiäo. Isso facilitaria o escoamento da água da chuva, refrescaria o ar e economizaríamos com ar-condicionado.
Dalva apenas para seu esclarecimento o NIlo passa na Etiopia.
Vale ressaltar que sua descarga média é de menos de 3.000 m³/s e está entre as menores entre os grandes rios do mundo. A do Amazonas, para fonte de comparação, é de 209.000 m³/s.
Que bom que alguns tem essa preocupação. Pena que a maioria esta tão preocupada em pagar o cartão de credito de dividas passadas, que nem um dia do futuro visualizam e lhes preocupam.
Pergunta: e aquela demagogia enganosa e exibição para o mundo de quando o brasil cedeu as Olimpíadas e que distribuiu mudas de arvores para os atletas e outros em prol da ecologia como anda????
Até onde sei há uma empresa que cobra aluguel para manter as mudas em um local. Até hoje não foram plantadas como se mostrou ao mundo. Como já disse Charles de Gaulle: “O Brasil não é um país sério.”
Arborizar as cidades tem mais eficiência na absorção de carbono. Arborizar ao longo das rodovias é melhor que concentrar arvores em areas remotas. Arborizar as margens dos rios e corregos que cortam as cidades é tem mais eficacia na despoluição ambiental e presxervação.
Arborizar as cidades tem mais eficiência na absorção de carbono. Arborizar ao longo das rodovias é melhor que concentrar arvores em areas remotas. Arborizar as margens dos rios e corregos que cortam as cidades tem mais eficacia na despoluição ambiental e preservação.
Descobriram o óbvio, ….que Dom Pedro já sabia há 150 anos……
O Sebastião Salgado junto com sua esposa esta fazendo um grande trabalho no Instituto Terra , recuperaram uma propriedade da família devastada em 10 anos, a propriedade refloresceu , atualmente eles recuperam varias nascentes de rios fazendo um trabalho muito importante nestas cidades do interior de Minas, vale a pena conhecer.
Já está passando da hora de se recriar o ” INSTITUTO DE REFLORESTAMENTO FLORESTAL ” o IBDF , ESQUECE QUE É DA HERA MILITAR .
Se plantam 100 e se destroem 100K.