Maior navio do mundo, quase meio quilômetro de extensão

2
115180
views

Maior navio do mundo com quase meio quilômetro de extensão

Alguns dos maiores navios do mundo surgem, sobretudo na forma de petroleiros, cargueiros e navios de cruzeiro. Essas mega máquinas são verdadeiros colossos da engenharia, contribuindo para uma grande parcela do transporte de mercadorias no mundo, sem mencionar o transporte de passageiros. No entanto, é importante notar que os navios em geral são igualmente os maiores poluidores  e emissores de gases de efeito estufa na atmosfera. Além disso, a simples visão de um desses superpetroleiros de perto nos faz perceber a verdadeira magnitude das técnicas de fabricação e design envolvidas no processo de construção. Hoje, vamos conhecer o maior navio do mundo

proa do maior navio do mundo
Imagem, www.dailymail.co.uk.

Antes de mais nada, o Seawise Giant também teve os nomes de Happy Giant e Knock Nevis. É o navio mais longo já construído, com 458,45 metros, ou quase meio quilômetro de extensão, maior do que a altura de muitos dos edifícios mais altos do mundo. A propósito, você conhece a história sobre como surgiram os superpetroleiros?

O maior navio do mundo, um superpetroleiro ULCC com âncora de 36 toneladas

O Seawise Giant, mais tarde chamado de Happy Giant, foi um superpetroleiro ULCC (Ultra Large Crude Carrier) considerado o navio autopropulsado mais longo da história. Sua construção aconteceu entre 1974 e 1979 pela Sumitomo Heavy Industries em Yokosuka, Kanagawa, Japão.

Este navio ostentava a maior tonelagem de peso morto já registrada, com um deslocamento de 657.019 toneladas quando totalmente carregado. Suas âncoras eram igualmente impressionantes, pesando 36 toneladas cada. O navio tinha um calado de 29,8 metros, uma largura de 68,8 metros e podia atingir uma velocidade de 16 nós.

Missão: conectar Oriente Médio e Estados Unidos

A embarcação tinha  uma impressionante área de convés de 31.541 metros quadrados, 46 tanques e uma missão clara: conectar o Oriente Médio aos Estados Unidos. Durante sete anos,  conseguiu cumprir essa tarefa sem grandes contratempos. No entanto, em 1988, uma guerra cruzou o seu caminho.

PUBLICIDADE

Inicialmente, o navio permaneceu sem um nome oficial, sendo identificado apenas pelo número do casco, 1016. No entanto, durante os testes no mar, o 1016 apresentou graves problemas de vibração ao navegar de ré. O proprietário grego recusou-se a aceitá-lo, e a embarcação foi submetida a um longo processo de arbitragem.

Desenho do maior navio do mundo
Ilustração, www.vesseltracking.net.

Finalmente, o estaleiro exerceu seu direito de vendê-lo. Para isso, um acordo foi negociado com o fundador da Hong Kong Orient Overseas Container Line para alongar o casco em vários metros e adicionar 146.152 toneladas de capacidade de carga por meio de jumborização, um sistema que permite o aumento da capacidade de carga mediante a realização de um corte transversal vertical em seu casco e a interseção de um novo conjunto de porões, que são posteriormente fundidos ao casco original.

Qual o maior navio do mundo?  Conheça a história

Originalmente, o navio-tanque foi encomendado em 1974 por um magnata grego. Entretanto, o proprietário não conseguiu pagar em 1979, segundo o site www.vesseltracking.net. O navio, sem nome e identificado apenas pelo número do casco, ficou sujeito a um longo processo de arbitragem.

No entanto, a história da recusa não é muito clara. Talvez tenha sido por falta de fundos, por não estar inteiramente satisfeito com o resultado, ou simplesmente porque, em 1975, o Canal de Suez foi reaberto ao tráfego após oito anos fechado.

Depois de muita discussão, finalmente, houve acordo. O navio-tanque foi vendido a CY Tung, chefão do transporte marítimo chinês. Ele imediatamente foi reformado e alongado em vários metros. Tung queria mais espaço, então, ficou com 156.000 toneladas métricas de capacidade de carga adicionada, tornando-se o maior navio a navegar.

Seawise Giant, o maior navio do mundo
Quase meio quilômetro de comprimento. Imagem, www.xataka.com.

O nome “Seawise Giant” (Gigante do Mar) foi escolhido por Tung. Finalmente,  foi lançado ao mar em 1981 com uma capacidade de carga de 564.763 toneladas de peso morto.

Suas origens remontam à década de 1970, uma época em que o fechamento do Canal de Suez incentivou as empresas de navegação a investir em navios de tamanho XXL que pudessem viajar ao redor do Cabo da Boa Esperança.

Trajetória complicada

Ao longo de sua trajetória, o petroleiro Seawise Giant alimentou a lenda com base em marcos. Com quase meio quilômetro de comprimento, ganhou reputação de ser o maior navio autopropulsado já construído. No entanto, teve um fim inglório…

Em 1988, uma guerra cruzou a proa do Seawise Giant, o conflito entre Irã e Iraque. Devido aos seus armazéns abarrotados de petróleo bruto iraniano, tornou-se um alvo perfeito para a Força Aérea Iraquiana.

maior navio do mundo em chamas
O Iraque o abateu. Imagem, www.dailymail.co.uk.

Como resultado, o Seawise afundou na costa da Ilha Larak, Irã.

maior navio do mundo atacado
Imagem, www.dailymail.co.uk.

Na época, o naufrágio foi considerado o maior do mundo. Contudo, devido ao seu tamanho extraordinário, atraiu o interesse de um consórcio norueguês, que considerou a possibilidade de reflutuá-lo e repará-lo, o que acabou se tornando um bom negócio.

Maior navio do mundo atracando
Imagem, www.dailymail.co.uk.

Assim, a operação de reflutuação e reparo foi concluída em 1989, e o navio saiu de Singapura com um novo nome: Happy Giant. No entanto, apesar de suas enormes dimensões que o tornaram espetacular, suas características também complicaram muito sua vida no mar.

PUBLICIDADE

O maior navio do mundo era difícil de manobrar

O navio era especialmente difícil de manobrar devido ao enorme tamanho. Seu peso aumentava o risco de encalhe, e diz-se que ele não conseguia navegar em alguns dos pontos estratégicos das rotas comerciais, como o Canal da Mancha, o Canal de Suez e o Canal do Panamá.

Ilustração do maior navio do mundo
Ilustração, roblox.shipping.lanes.

No século 21, novo dono e novo nome

Assim, em 2004 o navio passou para as mãos de um novo proprietário, a First Olsen Tankers, que mais uma vez mudou seu nome. Ele foi renovado em Dubai e passou a ser usado como uma unidade de armazenamento flutuante, ancorado na costa do Catar. Isso marcou a aposentadoria do antigo Seawise Giant, que havia passado por várias transformações ao longo de sua história.

Comparações entre navios
Ilustração, www.dailymail.co.uk.

Final de vida no maior cemitério de navios do mundo, em Alang

O destino final do maior navio do mundo, o Seawise Giant, não foi diferente de muitos outros. Ele foi desmontado no maior cemitério de navios, em Alang, Índia. Segundo o Times of India, aproximadamente 18.000 trabalhadores foram necessários para concluir o processo de desmontagem da embarcação gigante. Esse é o destino comum para muitos navios quando chegam ao final de sua vida útil, sendo desmantelados para reciclagem de materiais e componentes.

Assista ao vídeo

No vídeo abaixo você pode conhecer a maior âncora do mundo, atualmente no Museu Marítimo de Hong Kong

#8 How do you excavate underwater (Discovering underwater archaeology)

Imagem de abertura: www.xataka.com.

Cachalote pré-histórico rivalizava com megalodon

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre uma estoria interessante.
    E sempre apontando na mesma direção : a hubris incontrolavel da sociedade tecnica.
    O academico alemão Martin Hidegger foi um bom profeta , apesar de estigmatizado por sua simpatia pelo nazismo.
    Profetizou ha quase um seculo que o poder da ideologia tecnologica era sem paralelo e iria dominar a civilização completamente.
    Estamos chegando lá…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here