Mergulho na ilha de Yap

0
2202
views

Mergulho na ilha de Yap

Yap é um arquipélago formado por quatro ilhas localizadas ao sul da Indonésia. O primeiro europeu a chegar foi o nauta português Diogo da Rocha, em 1525. Yap faz parte dos Estados Federados da Micronésia e é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Este o nosso tema: mergulho na ilha de Yap.

Mergulho na ilha de Yap, imagem de Tubarão prestes a se alimentar nos fartos cardumes de Yap.
Tubarão prestes a se alimentar nos fartos cardumes de Yap.

Conheça a ilha de Yap

O wikipedia diz que ” Yap  é um dos quatro estados que fazem parte dos Estados Federados da Micronésia. Yap é o estado mais ocidental da federação, localizado a meio caminho entre as ilhas de Guam e Palau. Yap é composto pelas ilhas de Yap, Gagil, Tomil e Rumung”.

“Colonia é a capital do estado de Yap. Administra Yap e outros 14 atóis: Eauripik, Elato, Fais, Faraulep, Gaferut, Ifalik, Lamotrek, Ngulu, Olimarao, Piagailoe (West Fayu), Pikelot, Sorol, Ulithi, e Woleai. Os que se encontram em negrito são municípios”.

“Em 2003 a população era de 6.300 habitantes em Colonia . O estado tem uma área de 102 km²”.

Mergulho na ilha de Yap, imagem da Praia de Yap.
Praia de Yap.

Curiosidade sobre a economia da ilha de Yap

Ainda segundo wikipedia, “Os nativos do arquipélago usavam um curioso e tradicional sistema financeiro próprio, através de roscas feitas de pedras, de diferentes tamanhos, como moeda para transações comerciais entre si. As pedras maiores, que chegam a pesar cinco toneladas e medir quatro metros de diâmetro, podem comprar um povoado inteiro. As pequenas, de dez centímetros, podem comprar um porco.Já as médias, mais populares, podiam comprar uma mulher ou uma canoa de 6 metros”.

Mergulho na ilha de Yap, imagem de Raia Manta em Yap.
Mergulho na ilha de Yap: Raia Manta em Yap.

Vídeo mostra a parte submarina do arquipélago

Este vídeo mostra a parte submarina do arquipélago. O que mais chamou minha atenção é que poucas vezes assisti vídeos que mostrem tubarões se alimentando entre enormes cardumes de peixes. Também vale pela quantidade de raias Manta, e pelas bonitas formações de corais.

Pinguins de Magalhães ameaçados pelo aquecimento global

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here