Timor-Leste tem o mar mais biodiverso do mundo
A Ilha de Ataúro, em Timor-Leste, é uma joia do ecoturismo ainda intocado do Sudeste Asiático. Ela é uma pequena ilha e um município timorense. Localiza-se a cerca de 25 km ao norte de Díli, a capital de Timor-Leste. O mar ao redor tem a maior biodiversidade do planeta, segundo pesquisa da Conservation International feita em 2016. A ilha funcionou como ilha-prisão durante o período colonial português (1702-1975) e, de forma mais intensa, a partir dos anos vinte do século passado. Durante o período colonial indonésio (1975-1999), os colonizadores a usaram para confinar famílias de membros da resistência em campos de concentração abertos, onde centenas de pessoas morreram devido à fome e má-nutrição. Hoje a população local é de 8 mil pessoas.
Uma ilha no Triângulo de Coral
De acordo com o site da NOAA o Triângulo de Coral é o ecossistema marinho mais diversificado e biologicamente complexo do planeta. Ele compreende partes da Indonésia, Malásia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Timor-Leste. Cobrindo 5,7 milhões de quilômetros quadrados.
Contudo, diz a NOAA, o porquê desta região ser o epicentro global da diversidade marinha ainda está em debate. Alguns cientistas acreditam que é onde as espécies de recifes de corais se originaram antes de se dispersar para outros locais na região do Indo-Pacífico. Outros acreditam que o Triângulo de Corais é tão diverso por causa de uma sobreposição ou acumulação de fauna dos oceanos índico e Pacífico.
465.000 ilhas no mundo
Além disso, como já comentamos, existem 465.000 ilhas no mundo. Juntas, elas cobrem 5,3% da área do planeta. Contudo, as ilhas representam a maior concentração de biodiversidade e, ao mesmo tempo, extinções de espécies. Espécies insulares costumam ser evolutivamente distintas e altamente vulneráveis a novos distúrbios, particularmente espécies invasoras.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemBranqueamento de corais no Nordeste provoca mortandadeOndas gigantes devastam a costa norte do PeruColônia de corais de Bali pode ser a maior do mundoA localização isolada de Ataúro, sendo uma ilha dentro do Triângulo de Coral, explica sua rica biodiversidade marinha. Sua posição, afastada das rotas comuns, preservou-a de grandes alterações humanas. Ao mesmo tempo, as autoridades de Timor-Leste estão cientes dos problemas do turismo de massa. Desse modo, promovem um turismo de baixo impacto, conforme destaca o site da ilha.
253 espécies de peixes
E Timor-Leste não escapou desta sina. Mark Erdmann disse ao Guardian que “Alguns locais de Ataúro têm impressionantes jardins de corais firmes e vistas de tirar o fôlego, cheias de cardumes de peixes de recife, enquanto outros, infelizmente, mostram as cicatrizes da pesca com bombas.
Além disso, grandes peixes predadores, incluindo tubarões e o icônico Napoleão, eram excepcionalmente raros – um sinal claro de sobrepesca. Erdmann diz que a proteção ativa dos recifes “poderia pagar dividendos significativos quase que imediatamente”.
“No geral, os recursos de recife em Ataúro ainda estão em boa forma – um esforço bem organizado de conservação e gestão da pesca poderia retornar rapidamente esses recifes a condições incríveis”.
Área Marinha Protegida
Desde 2015 a Conservação Internacional e o Coral Triangle Center trabalham para que toda a ilha e suas águas se tornem uma área protegida. Assim, em 2019, após um processo de seis anos, o plano de gestão proposto e o Decreto Ministerial para o Ataúro Island MPA (Marine Protected Area) foram submetidos ao Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste.
Finalmente, a aprovação de 12 áreas protegidas aconteceu em março de 2023.
PUBLICIDADE
Falta de infraestrutura é a grande dificuldade
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a criação das áreas marinhas protegidas
Assista a este vídeo no YouTube