Tubarão da Groenlândia encontrado no Caribe

0
156
views

Tubarão da Groenlândia encontrado no Caribe

O tubarão da Groenlândia está entre os maiores do mundo. São comparáveis, em tamanho, aos grandes brancos. Eles são conhecidos por crescer tanto quanto 6,4 metros, e tão pesados quanto 1.000 kg, embora o típico tubarão da Groenlândia pese cerca de 400 kg e tenha entre 2,44 a 4,8 metros de comprimento. O animal é o vertebrado de vida mais longa do planeta. Algumas fontes, como a BBC, dizem que alcançam os 400 anos. Já a National Geographic alega que os cientistas encontraram um indivíduo com 272 anos.  Eles são principalmente necrófagos, comendo tudo (vivo ou morto), incluindo peixes, focas, ursos polares e baleias. Entretanto, não são perigosos para o ser humano. Mas, agora, um deles foi dar no Caribe, o que intrigou os especialistas.

Tubarão da Groenlândia
Imagem, Devanshi Kasana, Floria International University.

Tubarão no Caribe

O animal vive em águas frias e profundas. Desse modo, é uma espécie pouco estudada entre as cerca de 500 que existem. Entretanto, na primavera de 2022 um deles foi visto no Caribe.

Um pesquisador da Flórida marcava tubarões-tigre quando, sem querer, capturou a espécie por acidente na Barreira de Corais de Belize, a segunda maior do mundo. Para protegê-la, as autoridades do país baniram a extração de petróleo de seu mar territorial. A surpreendente descoberta foi anunciada na revista Marine Biology.

A captura aconteceu em Glover’s Reef. A revista diz que ‘Este é o primeiro registro da espécie na região oeste do Caribe. A descoberta apoia ainda mais a hipótese de que esses tubarões, mais conhecidos de latitudes polares e subpolares, ocorrem igualmente em profundidade nas regiões tropicais.

Em comunicado à ABC News, Devanshi Kasana,  biólogo marinho da Floria International University, disse que “Esta descoberta é tão empolgante porque sugere que esses predadores antigos estão potencialmente vagando pelos oceanos do mundo do polo ao equador, mas permanecendo muito profundos em águas tropicais. É ótimo porque poderia ser o primeiro passo para proteger a espécie nesta região”.

Com um comprimento estimado de até 3,5 metros, o misterioso tubarão foi solto antes que pudesse ser formalmente identificado.

As curiosidades deste animal

O tubarão da Groenlândia não é uma espécie agressiva ao ser humano. E, além do mais, é um tipo extremamente tímido. Demorou mais de 18 anos para que alguém conseguisse um vídeo que mostrasse o tubarão em seu ambiente natural.

Com o tempo, ele acaba ficando cego por  parasitas que grudam em seus olhos e não saem mais. Contudo, isso  não impede que se alimentem. Além de viverem nas profundezas onde há pouca luz, têm um olfato superdesenvolvido para achar suas presas como a maioria dos tubarões.

Velejadores na travessia da Passagem do Noroeste

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here