Submarino titan, democratização da exploração oceânica?

0
2416
views

Submarino titan pode democratizar a exploração do oceano

Um dos motivos pelos quais conhecemos pouco o fundo dos oceanos é o custo das expedições profundas. São proibitivas. Ao mesmo tempo, o fundo dos oceanos não tem o glamour das expedições siderais. Resultado? Conhecemos mais o espaço, que o fundo dos oceanos. Mas agora, com o avanço da tecnologia, esta realidade pode mudar. Submarino titan pode democratizar a exploração do oceano.

Submarino titan
O Titan em ação.

Submersível titan pode democratizar a exploração do oceano

O criador do submersível titan chama-se Stockton Rush, fundador da OceanGate Expeditions. Rush também não se conforma como fato de conhecermos apenas 5% do oceanos profundo.

E o que faz o titan tão diferente? Com você, Stockton Rush: “Essencialmente, a diferença é a fibra de carbono e a  pressão que o material suporta. A fibra de carbono é usada com sucesso em iates e na aviação, mas não foi usada em submersíveis tripulados.”

imagem de Stockton Rush
Stockton Rush, o fundador da OceanGate.

De acordo com Stockton, isso se deve ao medo. Ele acredita que não há espaço para inovar por causa do grande medo de usar novos materiais.

Ele não é o único, já mostramos por aqui que jeans há empresas nos Estados Unidos vendendo submarinos feitos para particulares.

PUBLICIDADE

Paixão pela exploração

Ao site elitetraveler, ele disse: ‘Minha paixão pela exploração começou em uma idade jovem. Tornei-me mergulhador certificado aos 14 anos, aprendi a voar quando adolescente e, aos 19, construí um avião que ainda hoje vôo.’

‘Isso alimentou meu sonho de me tornar um astronauta e buscar novas formas de vida ousadas em planetas distantes. Mas a verdade é que não é necessário ir ao espaço para descobrir mundos estranhos; os oceanos do nosso planeta estão cheios deles’.

E concluiu: ‘Eu fundei o OceanGate para tornar o oceano profundo acessível a um número mais significativo de pesquisadores e exploradores, a fim de fazer avançar as descobertas científicas, criar maior consciência e inspirar ainda mais pessoas a proteger o recurso que torna a vida neste planeta possível’.

Conheça o Titan

O Titan, é o único submarino de cinco pessoas capaz de mergulhar a 4.000 metros   – conseguindo  acesso a cerca de 50% do fundo do oceano do mundo.

Submarino Titan a bordo de navio
O Titan no navio de apoio.

A capacidade de cinco pessoas significa que exploradores cidadãos e cientistas profissionais podem trabalhar juntos durante cada mergulho para explorar e coletar dados.

Stockton Rush quer fazer como as novas empresas espaciais estão fazendo: levar turistas milionários   para dar cambalhotas no espaço por um preço astronômico.

‘Os cientistas compartilham seus conhecimentos e os cidadãos exploradores contribuem para o custo da ciência que de outra forma não seria financiada e atuam como assistentes dos pesquisadores e técnicos do OceanGate’.

O que se pode fazer a bordo do Titan

Os especialistas poderão ter comunicação sub-navio, fazer fotografia e vídeos, usar sonar e varredura a laser, observação científica e documentação, planejamento de mergulho e análise de imagens e dados capturados durante os mergulhos.

submarino titan no mar

PUBLICIDADE

Onde serão os primeiros mergulhos

Em 2022 a OceanGate embarcará passageiros em expedições tripuladas ao casco do Titanic, no Atlântico Norte. Durante a expedição de seis semanas, cientistas e cidadãos exploradores irão colaborar para pesquisar e documentar o naufrágio mais famoso do mundo. 

Os objetivos científicos incluem a avaliação da decomposição dos destroços, o levantamento da vida marinha e a criação de mapas arqueológicos.

O custo para os passageiros

Ainda não é acessível a qualquer um, especialmente habitantes de países em desenvolvimento. Mas, para os países desenvolvidos, é bem possível que a OceanGate  consiga clientes. O custo para cada passageiro será de US$ 125.000,00.

Mas, não se trata de apenas pagar. Os requisitos para participar são:

Ser capaz de embarcar em pequenos barcos (Zodiacs) em mar agitado.

Ter pelo menos 18 anos de idade no momento do início da expedição.

Ficar confortável em ambientes dinâmicos onde os planos e horários podem mudar.

PUBLICIDADE

Demonstrar força básica, equilíbrio, e flexibilidade.

Ser capaz de viver a bordo de um navio de expedição de classe de pesquisa com a tripulação de operações.

Ter um passaporte válido e poder viajar legalmente para o exterior

O que vem pela frente

Embora Titan dê acesso a 4.000 metros, as ambições são mais profundas. A equipe de engenharia da OceanGate está desenvolvendo um terceiro submarino, Cyclopsclass, que mergulhará a 6.000 metros  e promovendo o acesso a cerca de 98 por cento do fundo do oceano.

Interessados podem se inscrever aqui

Caso você esteja interessado, inscreva-se neste link. E boa viagem!

Assista ao vídeo de uma expedição

Titanic Expedition 2022

Imagem de abertura: OceanGate

Fontes: https://oceangateexpeditions.com/; https://www.elitetraveler.com/features/stockton-rush-titanic-survey-expedition; https://www.oceanographicmagazine.com/features/beneath-the-surface-of-dreams/?fbclid=IwAR1qgKjoQu0RkA1hDy95WF_rxbqR3cMHB1jaiNSqapXx3P0bpwIVd8fcUNI.

Itajaí, SC, ameaçada pela especulação imobiliária

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here