Recapitulando a Whitbread, primeiras regatas de volta ao mundo

2
2701
views

Recapitulando a Whitbread, primeiras regatas de volta ao mundo

Vale a pena pra quem gosta de vela. Recapitulando a Whitbread. Nas primeiras regatas os tripulantes jogavam baralho de noite e o timoneiro tomava cerveja em pleno turno! O pessoal fazia navegação com sextante!! O vídeo é sensacional e termina com a vitória do nosso campeão Torben Grael, quando a regata já se chamava Volvo Ocean Race.

Recapitulando a Whitbread uma jóia que vale ser vista. Imagens fora de série!

Sir Peter Blake, assassinado no Brasil, no Amapá, muitos anos depois. O Flayer, o Drum, a primeira tripulação feminina no Maiden, regata que tive o prazer de cobrir para a eldorado (junto com meu amigo Plinio Romeiro Jr). Entrevistamos as garotas na parada em Punta Del Este. E muito mais.

Recapitulando a Whitbread: história

O wikipedia nos ajuda a lembrar como eram estas regatas: “A Whitbread Round the World Race de 1973-74 foi a 1° edição da regata de volta ao mundo hoje conhecida como volvo Ocean Race. Inicialmente patrocinada pela empresa britânica Whitbread Group PLC. Foi  Iniciada em 8 de Setembro de 1973, em Postsmouth, Inglaterra, com término em Abril de 1974, tambem no Porto de Portsmouth. A regata demorou 133 dias, com a vitória da embarcação mexicana Sayula II, capitaneada por Ramón Carlin”.

Uma das teorias sobre a regata

A Regata Whitbread surgiu no Clube Naval da Armada Inglesa e reproduz a antiga rota do chá, do período colonial. É considerado o maior desafio da vela oceânica, seja pelas dificuldades de percurso, seja pela sofisticação tecnológica que cerca o evento. A flotilha começou a chegar a São Sebastião no dia 24 de fevereiro, sendo que dois barcos se atrasaram por danos sofridos nos mares gelados do Pacífico Sul.

Veja, e se arrepie com as mudanças impostas pela tecnologia atual. Sete meses de regata e 27 mil milhas percorridas.

Recapitulando a Whitbread, imagem de barcos da regata Whitbread!
Recapitulando a Whitbread

Baleeiro de 173 anos volta a navegar para salvar baleias.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here