População de mamíferos marinhos em queda igual a planeta Terra menos fértil
Queda da população de mamíferos marinhos e a reciclagem de nutrientes
As baleias, as aves marinhas e os peixes desempenham um papel vital na reciclagem de nutrientes do fundo do mar. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, explica como o grande declínio dessas populações, juntamente com a extinção da maioria dos mamíferos de grande porte, tem dificultado o sistema eficiente de reciclagem de nutrientes. Especialmente no caso do fósforo que serve como nutriente fundamental para a fertilização de plantas.


Fósforo: fundamental para o crescimento dos vegetais
A presença de fósforo no solo é indispensável para o crescimento e produção vegetal. Interfere nos processos de fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia, divisão celular, crescimento das células. Contribui para o crescimento prematuro das raízes, qualidade de frutas, verduras, grãos e formação das sementes. Por interferir em vários processos vitais das plantas precisa ter um suprimento adequado de fósforo desde a germinação. As plantas absorvem maiores quantidades de fósforo, ocorrendo um crescimento rápido e intenso das raízes em ambientes com níveis adequados do nutriente. Por isso ele é tão importante para garantir um planeta fértil e saudável.
Fósforo não se encontra livre na natureza
O fósforo não se encontra livre na natureza. Mas em combinações como os fosfatos. Na natureza não ocorre em abundância. As reservas de fosfatos são jazidas de apatita ligadas a rochas graníticas, rochas eruptivas, fosfatos sedimentares em camadas de origem marinha, e aluminofosfatos de origem organomineral.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaO fosfato pode se esgotar em 50 anos
Pesquisas indicam que o fosfato pode ser esgotado da natureza em apenas 50 anos. A restauração da populações de animais, como baleias, aves marinhas e peixes poderia ajudar na reciclagem do fósforo disponível no futuro.
Cientistas estimam que o transporte de nutrientes como o fósforo realizado por esta fauna em todo o mundo foi reduzido para apenas 6% da sua antiga incidência global.
PUBLICIDADE
A pesquisa afirma que algumas baleias e outros mamíferos marinhos alimentam-se em águas ricas em nutrientes a uma profundidades de 100 metros. E, ao atingirem a superfície do mar para defecar e urinar, liberam nutrientes vitais como o fósforo. Joe Romano, co-autor e pesquisador da Universidade de Vermont, EUA, afirmou:
Os esforços para proteger as baleias, focas e outros mamíferos marinhos nas últimas décadas tiveram alguns bons resultados. Porém ainda há um longo caminho a percorrer. Os projetos de conservação globais destinados a restabelecer estas vias de nutrientes, para rios e oceanos, colhem benefícios para a vida selvagem e para as pessoas
Menor população de mamíferos marinhos = menos fósforo
Os pesquisadores usaram um modelo matemático similar ao usado por físicos para calcular como e quantos nutrientes são transportados por mamíferos marinhos atualmente.
Anteriormente, baleias e outros mamíferos marinhos transportavam um total de cerca de 340 milhões de kg de fósforo por ano do fundo do mar para a superfície. Agora só se movem 75 milhões de kg de fósforo (cerca de 23%) , de acordo com dados divulgados pelo estudo.
Pesquisadores também estudaram os dados das populações de aves marinhas e de peixes anádromos (que nadam no mar e em rios). Depois de se alimentarem no mar eles liberam os nutrientes quando defecam ou quando se decompõem.
Os pesquisadores estimam que, no passado, as aves marinhas e populações de peixes poderiam transferir cerca de 150 milhões de kg de fósforo por ano. Atualmente, esta transferência de nutrientes foi reduzida em mais de 90%. Christopher Doughty, do Instituto de Mudança Ambiental da Escuela de Geografía e Meio Ambiente da Universidad de Oxford, o principal autor da pesquisa, concluiu:
Antes, eu não acreditava que os animais desempenham um papel tão importante no movimento de nutrientes. Com o estudo, nós mostramos que, o transporte de fóforo tem um papel fundamental na manutenção do planeta fértil. Extinções e reduções dessas populações marinhas, reduziram este papel para menos de 10% do que era antes









