Pós carnaval: Mergulhadores retiram quase 1t de lixo do mar em Salvador

2
299
views

Após Carnaval, mergulhadores retiram mais de 700 kg de lixo do mar em Salvador

Lixo do mar em Salvador: falta de consciência ecológica dos foliões deixa mar de Salvador cheio de lixo no pós carnaval. Diante disso um grupo de mergulhadores, surfistas e voluntários decidiram fazer um mutirão. E limpar as areias e o mar de Salvador. Aconteceu logo depois da quarta-feira de cinzas. O grupo  retirou cerca de 700kg de resíduos do local. Foram mais de 3.500 objetos.

lixo do mar em Salvador, imagem de lixo no mar

20 kg do fundo do mar só em latas de alumínio

Só de latinhas de alumínio, os 60 voluntários do projeto Fundo Limpo recolheram mais de 20 kg do fundo do mar – cada uma delas leva até 100 anos para se decompor. Bitucas de cigarro, roupas íntimas, pneus, mais de 800 palitos de churrasco, cordas, uma vassoura, uma escada e R$ 32 também estavam entre os materiais recolhidos.

Lixo do mar em Salvador: projeto começou em 1994

O idealizador da ação, Bruno Rocha Souza, 37 anos, proprietário de uma escola de mergulho no Porto da Barra, em Salvador, começou com o projeto em 1994. De acordo com Bruno, ano a ano as pessoas estão mais conscientes. “Neste Carnaval, vi pessoas descendo até a praia para recolher o lixo. Ano passado, achamos até uma máquina e um fogão industrial”.

A maior parte do material coletado é composta por objetos e fragmentos plásticos diversos, sobretudo garrafas pet, seguida por latas de cerveja, espetinhos de madeira e peças de tecido. Houve um aumento na quantidade de absorventes, preservativos novos e usados, além de peças de roupa.

lixo do mar em Salvador, imagem de mergulhador com lixo marinho

Neste ano, quatro praias de Salvador foram percorridas: Porto da Barra, Cristo, Farol e a praia em frente ao Hospital Espanhol. Uma triagem dos resíduos recolhidos foi realizada em frente ao Forte Santa Maria e durou aproximadamente três horas. Os resíduos recicláveis foram encaminhados para a coleta seletiva e os orgânicos foram levados pela prefeitura.

Plástico recolhido dos oceanos: que tal pavimentar estradas com eles?

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Visualizando esses vídeos com meu neto de 9 anos conto a ele,que a humanidade esta destruindo a Natureza e com ela somos destruidos também.

    • Olá, Anésio, obrigado pela mensagem. Que bom que estamos agradando! É isso mesmo: ensine os que vieram depois para que façam melhos que nós estamos fazendo. Abraços, volte sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here