❯❯ Acessar versão original

História do plástico, o vilão dos oceanos, conheça

História do plástico, o vilão dos oceanos: conheça

O Mar Sem Fim vai contar um pouquinho da história do plástico, o vilão dos oceanos. O nome, ‘exprime a característica de moldabilidade’, ou de mudança de forma física, desse tipo de material. Foi adotado para identificar os materiais que podiam ser moldados ao serem submetidos a alterações de condições de pressão, calor ou reações químicas.  O primeiro plástico, ‘a baquelite’, um polímero sintético, foi obtido em 1909, pelo inventor belga Leo Baekeland.

História do plástico: a produção

É necessário que haja petróleo para fazê-lo. Por mais que o plástico seja oriundo de uma parcela pequena do óleo negro (apenas 5%), para extraí-lo e refiná-lo é necessário fazer todo o processo que envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente.

Prós e contra o meio ambiente

O setor do mercado que utiliza a maior quantidade de produtos plásticos é o de embalagens, ou seja,  aquele que fabrica produtos de descarte imediato. Este é o grande problema. Um relatório apresentado no World Economic Forum, 2016, em Davos, Suiça, da Ellen MacArthur Foundation,  informa o tamanho do desperdício apenas em plástico usado em embalagens:

Após um curto ciclo de utilização inicial, 95% das embalagens plásticas, equivalendo entre U$ 80, a U$ 120 bilhões de dólares anualmente, é perdido para a economia.

Depois que você adquire o produto, a embalagem perde seu valor. Não é imbecil? E a economia mundial perde entre U$ 80, a U$ 120 bilhões de dólares ao ano! Quer desperdício maior? Onde vão parar estas embalagens? Aterros, rios, e oceanos…

Mas, por incrível que pareça, o plástico trouxe uma certa economia ao meio ambiente. Como exemplo pode-se tomar a indústria automobilística. Os carros antigos contavam com muitos equipamentos metálicos, pesadíssimos. Com o alastramento dos materiais plásticos, eles chegaram ao mercado de autopeças para compor os novos automóveis. Resultado: os carros ficaram mais leves e o uso de combustível diminuiu sensivelmente.

A produção mundial: cerca de 320 milhões de toneladas em 2016!

Por mais de 50 anos, a produção global de plástico aumenta sem parar. Cerca de 299 milhões de toneladas de plásticos foram produzidos em 2013 o que representa um aumento de 4% em relação a 2012. A recuperação e a reciclagem, no entanto, permanecem insuficientes. Milhões de toneladas  acabam em aterros e oceanos a cada ano, escreve Gaelle Gourmelon, gerente do Worldwatch Institute, no mais recente artigo Vital Signs Online.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente,

PUBLICIDADE

entre 22% e 43% do plástico usado no mundo inteiro é descartado em aterros, onde seus recursos são desperdiçados, o material ocupa um espaço valioso e prejudica as comunidades. Recuperar o plástico do fluxo de resíduos para reciclagem ou para combustão para geração de energia tem o potencial de minimizar estes problemas. No entanto, grande parte do plástico coletado para reciclagem é enviado para países com menor regulamentação ambiental. E a queima de plástico para energia requer controles de emissões atmosféricas e produz cinzas perigosas, tudo isso sendo relativamente ineficiente.

A produção de plástico por países e regiões

A história do plástico: produção mundial

O consumo de plástico per capita

História do plástico

Plástico, o vilão dos oceanos: o setor no Brasil

Não há dúvida que é um setor importante da economia, produzindo empregos, gerando renda, mas poluindo tremendamente o meio ambiente. No Brasil a indústria de transformação de plásticos compreende 11.690 empresas que empregaram 348 mil trabalhadores diretos. Em 2012 essas empresas foram responsáveis por vendas que totalizaram R$ 56 bilhões, correspondentes a um consumo aparente de 7,1 milhões de toneladas de transformados plásticos e 6,6 milhões de toneladas de resinas plásticas em 2012 no país.

A história do plástico no Brasil

Reciclagem, uma solução ainda distante no Brasil

O site O Mundo do Plástico informa que,

no último balanço do setor encomendado pela Plastivida à Maxiquim, verificou-se que a indústria nacional recicla 21% do total de plásticos pós-consumo

E prossegue:

O Brasil, assim, está à frente de países como Reino Unido (20%), França (19%), Finlândia (18%), e Grécia (17,6%)

Mesmo assim o Mar Sem Fim considera que é muito pouco reciclar apenas 21% do total consumido no Brasil. Basta uma rápida olhada aos aterros, rios, praias, e mar brasileiros. Temos que nos esforçar, cada um de nós, para usar o mínimo possível.

Reciclagem de plástico no mundo

De acordo com o estudo da Ellen MacArthur Foundation, página 7,

PUBLICIDADE

no mundo apenas 14% das embalagens plásticas é recolhida para reciclagem

Em 2014, diz o mesmo estudo (pag. 10),

foram produzidos no mundo 311 milhões de toneladas de plástico o equivalente a 900 Empire State Buildings. Em 20 a produção mundial deve dobrar, e quadruplicar até 2050

2050: haverá nos oceanos o mesmo peso de plásticos para o de peixes!

Mas o mais dramático é o quadro a seguir mostrando que, em 2050, a persistir a situação atual da produção, haverá nos mares mais plástico que peixes, em peso.

História do plástico

O plástico nos oceanos: todos os anos 8 milhões toneladas de plástico vazam para os mares do planeta

Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico- equivalentes a um caminhão de lixo por minuto- vazam para os oceanos por ano, de acordo a pesquisa apresentada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suiça, em janeiro de 2016 (pag. 14)

A luta mundial contra o plástico

Por estas razões, o grande tema mundial em relação ao meio ambiente, é o plástico. Só no Brasil o assunto ainda não domina a pauta. Não é à toa. Temos um dos piores níveis de educação do planeta, a grande imprensa atravessa séria crise, e os eunucos morais tomaram de assalto os Três Poderes em Brasília…onde só discutem como afundar ainda mais o país, criando novas despesas a cada dia que passa, ou dividindo o butim entre eles. Enquanto isso, São Francisco, Califórnia, New York, Mumbai, e outras grandes cidades discutem como banir certos tipos de plástico. A ONU também entrou na luta, e a Comissão Europeia se prepara para banir todos os plásticos de uso único.

Oceanos, a grande vítima do plástico

Até no mais ermo local do planeta, o Ponto Nemo, foram encontrados microplásticos. Este material, inventado e usado pelos seres humanos, já faz parte de nossa cadeia alimentar. E, se nada for feito, em breve acabará por sufocar o planeta Terra. Pense sobre isso, evite tanto quando possível usar o material mas, ao fazê-lo, recicle.

PUBLICIDADE

Um caminhão de lixo por minuto…

A cada minuto um caminhão de lixo vaza para os oceanos…Se você leu até aqui, foram cerca de  cinco minutos (fizemos o teste). Durante este curto período, mais 40 toneladas de plástico vazaram para os oceanos. Recicle,e faça o possível para diminuir o uso do material.

Assista trailer do filme ‘A Plastic Ocean’.

(Foto de abertura: UOL Vestibular)

Fontes: bnedes@gov.br; pt.wikipedia.gov;ecycle.com.br;https://www.weforum.org; ellenmacarthurfoundation.orgAbiplast;plasticobrasil.com.br; www3.weforum.org/.

Saiba mais sobre os problemas do oceanos.

Sair da versão mobile