Pescar arraia manta é crime ambiental

0
2704
views

Arraia manta é pescada no Espírito Santo

Pescar   arraia manta é crime. Conhecida popularmente como raia gigante, no Brasil é crime ambiental. O flagrante pode ocasionar a prisão do infrator. O animal, que pode chegar a 8 metros de envergadura e pesar até 2 toneladas. E corre o risco de extinção. Por isso  é protegido pela legislação brasileira desde 2013.

Pescar arraia manta é crime, imagem de arraia manta

Arraia gigante foi pescada na praia de Vila Velha

O alerta é feito pelos pesquisadores e cientistas do Projeto Mantas do Brasil, que estudam a espécie (Manta birostris).

Recentemente, uma arraia gigante foi pescada na praia de Vila Velha, no Espírito Santo e os pescadores seguem sem punição. De acordo com pescadores, o animal tem cerca de 400 quilos. Segundo disseram, ‘o animal se prendeu a uma rede de pesca’. Depois foi arrastado viva até a areia da praia.

A arraia chamou a atenção de curiosos na praia por seu tamanho. A carne  será vendida em uma das barracas de peixe do local ao preço de R$ 6,50 o quilo.

Pescar arraia manta é crime, imagem de arraia manta
Pescar arraia manta é crime

Pescar arraia manta é crime

De acordo com o oceanógrafo, Bruno Berger, do CTA, empresa que monitora as praias do estado em parceria com os institutos Baleia Jubarte e Orca, o animal é um dos maiores peixes do mundo e está classificado como vulneráveis na lista dos que estão ameaçados de extinção. A a expansão predadora dos mares mundiais é hoje uma triste realidade. Até pesca elétrica foi aprovada na Europa…

O site wikipedia informa que, “a  arraia manta tem o corpo em forma de losango  e uma cauda  longa sem espinho. Ela pode atingir sete metros de envergadura e pesar até 1,350kg. Podem viver até 20 anos. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos. Ocasionalmente, podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e podem executar curtos “voos” fora da água. Têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.

Fontes: http://www.mantasdobrasil.org.br/index.php/noticias/55-raia-gigante-pescada-em-vila-velha-caracteriza-crime-ambiental;https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamanta.

Populações de atum, cavala e bonito estão desaparecendo.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here