Raias mantas, assista ballet aéreo fora de série

0
5115
views

Raias mantas, assista o show!

A raia manta é um dos maiores peixes do mundo. Um indivíduo adulto pode pesar até duas toneladas, e a envergadura (de suas nadadeiras) atinge os soito metros de largura! Assim como o Tubarão-baleia, as raias mantas são peixes filtradores (de água do mar) que se alimentam de fitoplâncton.

Raias mantas, ballet aéreo fora de série, imagem de raia manta filtrando água do mar
A água entra pela boca e sai pelas guelras. O fitoplancton é retido alimentando o animal (foto: revistageo.uol.com.br)

Manta, morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo

A espécie também conhecida como manta, morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo, é uma espécie de peixe cartilagíneo pelágico que pode viver até 50 anos. Alimentam-se de plâncton e pequenos peixes. Pescar  arraia manta é crime. Conhecida popularmente como raia gigante, no Brasil é crime ambiental. Como curiosidade elas têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.

De acordo com a pesquisadora Andrea Marshal (revistageo.uol.com.br)

as mantas saltam regularmente para fora d’água para cair barulhentamente sobre a superfície. Essa conduta está ligada à comunicação dos animais.

A pesquisadora considera essas criaturas altamente sociáveis, e está convencida de que elas possuem personalidade: algumas seriam curiosas e brincalhonas, enquanto outras se mostrariam mais tímidas e medrosas. Entre outras, às vezes pedem ajuda a mergulhadores quando se enroscam com artefatos de pesca.

Raias mantas, imagem mergulho com raias mantas
O mergulhador parece mínimo ante o tamanho do peixe (foto: edgar dias magalhães)

Estes incríveis peixes são encontrados em águas tropicais, geralmente próximos a recifes de corais. Mergulhar com raias mantas é um dos grandes espetáculos que a vida marinha nos oferece. Parece que as raias “voam” debaixo d’água. O vídeo, que usa Mozart como fundo musical, mostra um pouco do ballet aéreo destas criaturas fora de série.

Santuários de raias manta mundo afora

Por suas características incomuns, e a capacidade de fazerem renda e gerarem empregos, a Indonésia criou um santuário e proibiu a pesca da espécie em 2016. E, devido as pesquisas que cada vez crescem mais, um berçário destes animais foi descoberto no Golfo do México em 2018.

Filmes da vida Martinha de rara beleza

Sobre filmes de rara beleza o Mar Sem Fim também recomenda o do raro tornado de peixes, ou o do polvo teimoso que tenta roubar câmera de um mergulhador.

Assista ao vídeo:

Fontes: Fishingcabo; https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamanta;

Conheça outras criaturas marinhas fora de série.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here