Pesca de arrasto no Brasil e devaneios de Jair Bolsonaro

17
10214
views

Pesca de arrasto no Brasil: Bolsonaro quer que Rio Grande do Sul revogue lei restritiva

A modalidade é combatida em todo o mundo. Não há estudioso que não condene. Depois de anos de luta, em 2018 o Rio Grande do Sul aprovou uma Lei (por unanimidade na Assembléia Legislativa) restringindo o arrasto a menos de 12 milhas da costa. Agora, o presidente da República investe contra um dos poucos Estados que adotaram medidas restritivas  à pesca de arrasto no Brasil.

ilustração sobre pesca de arrasto

Restrição à pesca de arrasto no Brasil, ‘o que leva a aprovação de uma lei neste sentido?’

Em sua tarefa preferida, disparar sandices pelas redes sociais, Bolsonaro questionou numa ‘live’, o que leva a aprovação de uma lei que restringe da malfadada pesca de arrasto no Rio Grande do Sul. Ele estava ao lado do secretário da Pesca, Jorge Seif Jr. Como sempre, sem ouvir quem quer que seja, prometeu que trabalhará pela revogação junto ao governador Eduardo Leite. Ignorante, o pescador que foi multado por pescar irregularmente, agride mais uma vez o bom-senso. Até os pescadores artesanais sabem dos malefícios do arrasto. Cansei de ouvir seus depoimentos em  viagens pela costa brasileira.

A mentira do secretário de Aquicultura e Pesca

Curiosamente, a família do secretário Jorge Seif Jr. é proprietária de empresa de pesca. E ela tem uma dezena de multas ambientais, muitas das quais são infrações das leis…de pesca. Ao fazer sua ‘live’ ao lado do secretário, este declarou:

 Infelizmente, foi uma lei fundamentada no estudo de uma ONG, que não foi publicada, não passou pela secretaria de Pesca, não passou pelo debate com as universidades do Brasil, e jogou vários pescadores na criminalidade, sem ter como trabalhar

Deslavada mentira. Há dezenas de estudos das melhores universidades do País mostrando os prejuízos provocados pela atividade. Ela destrói ecossistemas marinhos, leva à desertificação do fundo do mar, é a menos seletiva, etc.

PUBLICIDADE

Secretário de Aquicultura e pesca demonstra ignorância

O secretário mostra que é como o chefe. Tosco. Qualquer restrição ao arrasto só faz aumentar a quantidade de vida marinha em áreas próximas da costa. É justamente neste espaço onde atuam aqueles que pretensamente ambos querem ‘proteger’.

Setor pesqueiro de Santa Catarina x o do Rio Grande do Sul

Segundo o litoralnarede.com.br, “o assunto foi levado  à secretaria de Aquicultura e Pesca por representantes do setor pesqueiro catarinense, apoiados pelo governador Carlos Moisés (PSL) que se sentiram prejudicados com a restrição do Rio Grande do Sul.” Segundo a mesma fonte, “pescadores gaúchos estão mobilizados pela manutenção da regra.” Nesta reunião, diz o litoralnarede.com.br, “o professor Luis Gustavo Cardoso apresentou estudo da Universidade Federal do Rio Grande ( FURG), que mostra a importância da proibição do arrasto dentro das 12 milhas. Vejam aí o secretário Jorge Seif Jr.  de calças curtas pela mentira que disparou. Importante, o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), ao ouvir as ponderações dos pescadores, e as explicações do professor da FURG, declarou:

Houve abordagem do governador de Santa Catarina, que defende interesses do Estado vizinho. Mas nunca fui a favor de rever a Lei…há embasamento científico que respalda a legislação.

Pescadores gaúchos defendem a restrição

Por aí se vê, o quão desinformados são Bolsonaro e seu secretário. Enquanto as autoridades falam bobagens, os pescadores gaúchos da “Colônia Z-40, de Tramandaí, solicitaram ao Ministério Público Federal, em Capão da Canoa, que adote medida cautelar. O pedido é que o MPF intervenha para garantir a proteção do meio ambiente na zona costeira e litorânea do Brasil.”

Felizmente, alguém tem bom senso nesta história.

Assista ao vídeo da ‘live’ em questão.

BOLSONARO QUESTIONA RESTRIÇÃO À PESCA DE ARRASTO NO RS

‘Por que não te calas’, Bolsonaro?

Ilustração e abertura: Projeto Coral Vivo

Fontes: https://www.litoralnarede.com.br/pescadores-gauchos-se-mobilizam-para-manter-restricao-pesca-de-arrasto/; https://www.litoralnarede.com.br/governo-bolsonaro-pedira-que-rs-revogue-lei-que-restringe-pesca-de-arrasto/.

Exploração oceânica ou espacial, o que fazer?

Comentários

17 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa e’ certa,a pesca de arrasto,acaba com a fauna marinha,revolve o fundo do mar,se essa atividade e’ exercida por anos no mesmo local,em grande escala,sem parar,devasta e nao sobra nada,prejudicando os pescadores artesanais que viven desta fauna ,,agora extinta,o movimento e barulho das embarcacoes,espanta os peixe migratorios,fazendo com que eles desviem de caminho,interferindo,e prejudicando o ecosistema local,onde tem arrasto de camarao,pescador artesanal deixa sua tralha e Ta arriscado no outro día encontrar tudo destrossado,pois os arrastao passa por cima e arrebenta tudo,muitas vezes deixando esse material parcialmente destruido,e a deriva,sem se preocupar,com o próximo,causando um estrago grande,cansei de ver meu material de pesca artesanal destruido por barcos camaroeiros,as vzs so’ encontrava a bandeira,com pedaco da rede destossada,no litoral de sp barco ,camaroeiro Ta arrastrando,a 20 mts da praia durante a noite,tudo apagado,ancora amarrada na proa pendurada,se enroscar em alguma rede,nao causa dano na hélice ,ficando mais fácil pra cortar,e assim vai,e ainda tem alguns uns e outros nao respeitam o defeso do camarao isso prejudicando a gente que e’ pescador artesanal,por mim pesca de arrasto nem existiría,e outra pescador artesanal, que pesca com canoa a remo,deveria ser livre pra pescar onde quisesse,sem restricoes,conheci um Sr com 80 anos remava e pescava na praia,ai a legislacao ,quer que se pesque a 2 milhas de distancia,tudo isso tem q ser revisto,o governo trabalha com dados,na hora de declarar a quantidade de peixe pescado,os pescadores, nao dao importancia oa bagrinho,que nao Serve pra nada,nao declaran a quantidade pescada,mesmo que descartada,o governo observa que, esta especie,nao se encontra,coloca a especie em extincao,sendo que aquela especie está la normamente,isso e’ uma realidades,fora muitas outras,que se eu continuar escrevendo,sai um livro,de infracoes e desrespeito,.

  2. Eu acho que temos que pensar no plano C pra salvar o país do bolsonaro… Impeachment já… é só retrocesso.. nao estamos mais em 1600… os indios nao sao problema para o progresso… eles fazem parte do futuro, da preservação,,, nao queremos devastação… temos filhos,, netos e bisnetos por vir.. a humanidade precisa continuar pós bolsonaro… vamos ficar quietos vendo tudo sem nada fazer?

  3. As pessoas tem que conhecer primeiro para poder falar qualquer coisa a respeito de fatos . ( preservação ambiental e marítima em todos os sentidos Já )

  4. O Estado do Rio de Janeiro deveria ser objeto de estudos sérios em psiquiatria/demências pois lá é reduto de criadores de factoides e o atual deve ter sido adestrado pelo Cesar Maia.

  5. O jornalismo brasileiro afirma que existe fome no Brasil como na Venezuela, como em Cuba e como nos países da Africa. O mesmo jornalismo afirma que não pode pescar. Então não pode pescar para matar a fome!!!! Curioso como o discurso do jornalismo brasileiro entra em contradição para atacar o governo!!!

  6. e impressionante como os Minions apoiam qualquer coisa que o beócio fale.

    eles nao se preocupam com mais absolutamente nada, nao estao nem ai para o meio ambiente, para as vidas das pessoas, nada !

    eu queria saber sinceramente o que eles esperam de um Pais melhor, acreditam que a população toda armada seria algo bom ? suas filhas e filhos nas ruas em um Pais tao violento ?

    Acreditam que o agrotoxico liberado é uma boa ? que pode pescar tudo acabar com tudo ? que a amazonia nao deve ser protegida pq tem gente de olho nela , mas ai voce opta por desmatar ?

    Meu Deus do ceu, ate onde vai a imbecilidade dessa “gente” ????

    aos religiosos eu digo, ele ta mais para anticristo que messias, deixem de ser BURROS !!!!

  7. É incrível a falta de responsabilidade dessas “autoridades”, num país que há décadas vem provocando a “desertificação” de nossas águas, seja pela sobrepesca, seja pela pesca predatória, seja pela vergonhosa poluição causada pela generalizada falta de tratamento de esgoto. E o pior é que, ao elegê-lo, o povo deu a ele carta branca inclusive para praticar crime ambiental. Ou alguém aí se esqueceu que ele teve perdoada uma multa por pescar dentro de uma reserva ambiental em Angra dos Reis? O processo contra ele, que já era empurrado com a barriga, foi suspenso.

    • Você me parece um tanto perturbado, atribuindo a um sujeito eleito ha 7 meses todas as mazelas dos esgotos a ceu aberto—-Bolsonaro realmente infringiu a lei ao pescar —- Entretanto o fiscal lhe aplicou multa de pesca profissional, apesar dele estar com somente tres peixes a bordo do barco—-Entao realmente ele fala asneiras, mas existe perseguiçao

  8. Alguém precisa dizer ao joão que ele está no lugar errado. Escrever a soldo para o pt é na seção de política, não em uma seção que já foi técnica. Há muito tempo diga-se.

    • Dizer que o Joao possa estar ao soldo de alguem me parece muito irreal—-Entretanto qualquer ser humano que pega o cacoete de perseguir alguem com certeza tem um desvio de personalidade que pode chegar ate’ ser uma doença mental–

  9. Infelizmente a crítica está certa … não se pode emitir opinião contrária ou favorável sem um mínimo de informação científica … sou simpatizante do Bolsonaro, mas ele tem que tomar atitudes melhor avaliadas, não pode ir no embalo de qualquer um … até pode ser que a pesca de arrasto seja aceitável sob determinadas condições, mas tem que ter um estudo a respeito … aqui no Paraná foram jogados no mar blocos de concreto para inviabilizar o arrasto e favorecer o desenvolvimento da vida marinha … muito interessante, vejam o link https://www.pontaldoparana.com.br/casas-novas-para-a-vida-marinha/

    • Jorge, no caso do INPE ele estava certo porque a obrigaçao dele seria repassar os dados para o IBAMA—-O IBAMA atravez do CAR verifica se o desmatamento e’ legal ou illegal–Nos casos de illegalidae o IBAMA vai ao lugar interdita e prende os responsaveis—-Entretanto o seu Galvao preferiu fazer estardalhaço prejudicando a naçao—–Seria o certo enquadrar o caso como gesto de sabotagem e colocar o sujeitinho na cadeia via justiça militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here