Mudança no clima do Pacífico, alerta a ONU

0
927
views

Mudança no clima do Pacífico 

Mudança no clima do Pacífico: A chefe das Nações Unidas para a Mudança Climática, Christiana Figueres, alertou que é preciso agir rápido contra o aquecimento. E mencionou a perigosa situação das nações que ficam em áreas baixas do litoral do Pacífico.

mudança no clima do Pacífico, imagem das ilhas seychelles
Ilhas Seychelles

Mudança no clima do Pacífico e suas inúmeras ilhas-nações

Em conferência da ONU, em Samoa,  Figueres afirmou que o impacto da mudança climática será maior nas nações do Pacífico, apesar da pouca culpa na criação do problema. E confirmou que a mudança climática é a maior ameaça enfrentada por estas ilhas e nações insulares.

Mudança no clima do Pacífico: erosão e falta d’água

A especialista explicou que o nível superior do mar, não só traz a erosão ao litoral, como  arruína o fornecimento de água pela invasão dos lençóis freáticos e inundação dos terrenos de cultivo.

Aquecimento também traz mais ciclones e tempestades

O aquecimento  faz com que mais ciclones e tempestades atinjam as ilhas. A representante da ONU explicou que está  preparando um plano que prevê o pior dos cenários. Nele, os refugiados da mudança climática terão de ser realocados em outros países.

Limitar gases do efeito estufa

O alerta reafirmou a necessidade de obter um pacto que limite os gases de efeito estufa até o final de 2015. A ONU quer reduzir o aquecimento em 2ºC em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial.

O presidente das Ilhas Seychelles, James Michel, assinalou  que os interesses das grandes empresas dominaram o debate durante muito tempo.

O presidente das Ilhas Marshall, Christopher Loek, afirmou que as ilhas-Estado devem lançar uma mensagem positiva sobre o que será necessário fazer na cúpula da ONU para alcançar um novo acordo climático.

Kiribati, uma das ilhas- nações do Pacífico já comprou terras para mudar sua população.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here