Dez países controlam a maior fatia da pesca mundial

0
512
views

Salvando os oceanos e alimentando o mundo, vídeo da ONG Oceana

Dez países controlam a maior fatia da pesca mundial: este é mais um vídeo sensacional que denuncia a sobrepesca. Ele conta que dez países controlam a maior fatia da pesca mundial, e informa que a ONG OCEANA criou políticas para a pesca em muitos deles. O vídeo sugere que, com mais engajamento das populações mundo afora, não seria difícil impedir o massacre que vem ocorrendo. O recado é:

Não é tarde demais. Os mares provem comida para cerca de um bilhão de pessoas incluindo algumas das populações mais pobres do mundo.

Três medidas essenciais

O vídeo sugere três medidas urgentes: parar com a sobrepesca e a pesca acidental (espécies não visadas, até mesmo aves que são fisgadas), e proteger os berçários de vida marinha via a criação de parques, reservas, etc.

Áreas protegidas são urgente necessidade

A necessidade de proteção é consenso entre a comunidade acadêmica mundial, e entre vários dos membros da ONU, inclusive o Brasil, que assinaram acordos neste sentido: criar urgentemente mais áreas marinhas protegidas.

dez países controlam a maior fatia da pesca mundial, imagem de pesca com rede
Dez países controlam a maior fatia da pesca mundial

Brasil está atrasado

O Brasil está atrasado. Não cumpriu o objetivo inicial: 10% de zonas marinhas protegidas até 2010, e 20% até 2020.
É por este motivo que fizemos uma nova série de documentários na TV Cultura, desta vez focalizando as Unidades de Conservação federais da zona costeira. Pretendemos contribuir com o debate mostrando estas áreas, muitas fechadas ao público, outras de difícil acesso, destacando suas virtudes e problemas. E chamando a atenção para a importância da criação de mais UCs no bioma marinho. Atualmente menos de 2% do espaço marítimo brasileiro está protegido. É preciso empenho no tema.

Saiba mais sobre a pesca um dos muitos recursos marinhos.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here