O polvo Wunderpus, uma maravilha recém-descoberta
Não passa mês sem que alguma nova descoberta sobre os oceanos deixe os cientistas de queixo caído, provando mais uma vez que conhecemos mais o espaço sideral que os mares do planeta. Apesar dos oceanos representarem 71% da superfície da Terra os cientistas não sabem quantas espécies vivem nas profundezas. Estimativas sugerem entre 700.000 e um milhão de espécies de vida marinha – contudo mais de 91% permanecem sem classificação. Ou seja, a cada dia que passa ficamos sabendo alguma novidade, uma delas é o polvo Wunderpus.

O polvo Wunderpus
Estaremos na ‘era dos polvos? ‘ A pergunta é apenas uma brincadeira para lembrar que outro polvo famoso, do filme o Professor Polvo, acaba de ganhar o Oscar. E isso é muito bom. Mais pessoas ficam conhecendo aspectos interessantes da vida marinha.

O polvo Wunderpus é inacreditável. Seu nome científico, Wunderpus photogenicus, significa literalmente “maravilha fotogênica”. Pesquisadores o descreveram pela primeira vez em 2006. Ainda há poucos estudos sobre ele, especialmente se comparado a outros polvos.

A espécie vive nas águas costeiras do Oceano Pacífico ao sul das Filipinas. Os adultos são de um vermelho enferrujado com manchas e listras brancas. Eles têm a capacidade de se contorcerem para imitar outras criaturas marinhas com sombras semelhantes, como o venenoso peixe-leão espinhoso. Este mecanismo de proteção, entretanto, não beneficia as larvas translúcidas jovens.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaFilipinas, onde aconteceu o encontro
O espécime encontrado por Yung-sen enquanto mergulhava em Anilo, nas Filipinas, estava nessa fase do ciclo de vida e apresentava um cérebro visível dentro de sua cabeça translúcida. Não é o único animal marinho com esta caraterística. O barreleye, ou peixe olho-de-barril (Macropinna microstoma), é mais uma obra ousada da natureza cuja cabeça também é transparente.
O ávido fotógrafo de mergulho – que também trabalha como consultor de negócios – sabia que estava presenciando um fenômeno raro. Felizmente, ele tirou a imagem antes que o jovem polvo pudesse se afastar.
PUBLICIDADE
Yung-sen foi capaz de capturar esta criatura indescritível – e muitos outros – usando as técnicas especiais empregadas por mergulhadores. Esses entusiastas esperam encontrar formas de vida incomuns e solitárias no oceano aberto.
O tipo de mergulho para capturar criaturas raras
Os mergulhadores navegam mar afora até acharem um local em que a profundidade ultrapasse dois quilômetros. As luzes, em linhas compridas são abaixadas primeiro, depois os mergulhadores descem.
Leia também
Devemos, ou não, explorar petróleo na Margem Equatorial?A Flip em Paraty e eu, um E.T., flutuando no espaço de bicicletaAlertas de tsunamis no Pacífico depois de terremoto na RússiaEles permanecem amarrados ao barco para segurança e estabilidade, cerca de 50 metros abaixo da superfície, enquanto esperam.

As luzes atraem o zooplâncton microscópico. O plâncton, por sua vez, atrai pequenas criaturas planctônicas que se alimentam de organismos minúsculos. Água-viva, lulas e peixes larvais (bebês) entram para se alimentar sob a luz suspensa.
Para Yung-sen, a fotografia em águas negras é uma forma de explorar os limites do mundo natural, invisível para muitos. No entanto, ele também é um fotógrafo premiado em águas muito mais rasas.
Conheça a nova espécie
De acordo com o site do montereybayaquarium a espécie foi nomeada com a palavra alemã “Wunder”, que significa “maravilha”. O wunderpus tem braços longos e finos e padrões espetaculares.
O habitat são as águas rasas do arquipélago indo-malaio, estendendo-se de Vanuatu a Papua Nova Guiné, Indonésia e Malásia, ao norte até as Filipinas.
O animal alimenta-se de peixes e pequenos crustáceos. Seu tamanho varia entre 23 cm, a envergadura de seus tentáculos, por 40,6 cm. Filo: Mollusca; Classe: Cephalopoda; Família: Octopodidae.
Wunderpus, um artista que muda rapidamente sua cor
Segundo o site montereybayaquarium, ‘o polvo Wunderpus é um artista que muda rapidamente sua cor, forma e movimentos para imitar outros animais marinhos, como uma tela de alerta para predadores em potencial. Em um piscar de olhos, o wunderpus pode personificar uma espécie venenosa, transformando seus padrões em um peixe-leão letal com espinhos venenosos ou uma cobra marinha’.
‘O wunderpus tem braços longos que são especialmente úteis para a caça. O polvo os estende sobre areia ou cascalho de coral para prender sua presa. Ou enfia a mão em buracos para sondar e pegar uma refeição.
‘Olhos pequenos em cima de longos caules costumam dar à cabeça desse animal uma aparência em forma de Y. As manchas brancas na cabeça são exclusivas de cada animal, permitindo aos biólogos identificar e estudar os indivíduos’.
Conservação
do polvo Wunderpus
O wunderpus é comercialmente importante para fotógrafos subaquáticos, turismo e comércio de aquários domésticos. Pouco se sabe, entretanto, sobre sua história de vida e comportamento, já que a espécie é relativamente nova para a ciência. Foi descoberto na década de 1980 e descrito oficialmente apenas em 2006.
PUBLICIDADE
Curiosidade
Essa espécie parece ter uma habilidade impressionante. Quando atacado, o polvo pode soltar um dos braços para escapar do predador. Depois, regenera a parte perdida do corpo.
Assista ao vídeo e conheça mais este animal marinho
Imagem de abertura: Wu-Yung Sen
Fontes: https://mymodernmet.com/wu-yung-sen-blackwater-photography/?fbclid=IwAR2tZwjDNHS2TMIB4VpcsLuLRCwpRPMIb5En_i4w_HD5VU9thogtQjNkZ9A; https://www.montereybayaquarium.org/animals/animals-a-to-z/wunderpus.










Obrigada pelo artigo
Eu que agradeço a preferência, abraços
Lindo polvo
Estou atônita com o polvo Wuperpus,
pensar que iria morrer sem ver sua imagem!
Estamos perdendo muito na natureza, e antes de conhecer.