Navio lendário encontrado por canadenses

0
2646
views

Navio lendário encontrado por canadenses, desaparecido no século 19, embarcação ficou presa no gelo do Ártico em 1845

Um mistério histórico foi desvendado. Um navio lendário encontrado por canadenses  era do século 19. A embarcação desapareceu em uma tragédia em 1845, quando se perdeu da chamada Expedição Franklin, até o Ártico. A descoberta foi anunciada em setembro de 2014, pelo então primeiro ministro canadense, Stephen Harper.

Navio lendário encontrado por canadenses,pintura navios Expedição Franklin Ártico
The Erebus and the Terror. Navios de 1845 da Expedição do Sir John Franklin. Pintura de J. Franklin Wright

Na época, Sir John Franklin e sua tripulação de 128 pessoas embarcaram nos navios britânicos HMS Erebus e HMS Terror para buscar a famosa Passagem Noroeste entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Durante a saga, as embarcações ficaram encalhadas no gelo. Todos  morreram, e os navios desapareceram.

Mergulhadores e arqueólogos canadenses vêm tentando achar os navios desde 2008. Eles ficaram presos entre a ilha King William no Estreito de Victoria, e o território ártico de Nunavut.

Esquimós que moram no local dizem que os homens desesperados recorreram ao canibalismo antes de morrer.

Stephen Harper, o então primeiro ministro do Canadá, declarou

Tenho o prazer de anunciar que a expedição do Estreito de Victoria deste ano resolveu um dos grandes mistérios do Canadá, com a descoberta de um dos dois navios que pertenceram à Expedição Franklin

primeiro ministro canadense observa explicação sobre navio encontrado
Primeiro Ministro Stephen Harper observa explicação sobre imagem de sonar com navio no fundo do mar

Os especialistas ainda não sabem se o navio encontrado foi o Erebus ou o Terror. A descoberta foi feita por um veículo subaquático controlado remotamente.

Membro da equipe mostra equipamento submarino
usado na expedição de busca aos navios
(Foto: AP Photo/The Canadian Press,Adrian Wyld)

“Encontrar o primeiro navio sem dúvida vai ajudar a encontrar o navio irmão e descobrir mais sobre o que aconteceu com a tripulação da Expedição Franklin”, acrescentou Harper.

Naufrágios históricos

Este não é o único naufrágio histórico descoberto recentemente. Com a tecnologia hoje disponível esta tarefa vem, aos poucos, tornando-se corriqueira. Não passa um ano sem que vários navios históricos sejam encontrados debaixo da lama, no fundo do leito marinho.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here