Mar do Norte ameaçado por colisão entre navios
Equipes de resgate correram para socorrer dois navios que colidiram nesta segunda-feira, 10 de março, no Mar do Norte, ao largo da costa leste da Inglaterra. A princípio, um deles, o porta-contêineres Solong com bandeira de Portugal, estava viajando a uma velocidade de 16 nós quando colidiu com o petroleiro Stena Immaculate, que estava fundeado, causando uma “bola de fogo maciça”. As tripulações abandonaram as embarcações. Mais de 30 marinheiros chegaram à costa pelo porto de Grimsby; um deles seguiu para o hospital. As autoridades alertaram que a situação segue instável, com risco de nova explosão e desastre ambiental. O episódio ocorre em um momento de tensão global, com o Mar do Norte ameaçado por um imenso tráfico marítimo com evidentes riscos ambientais.

Operação de resgate
Segundo o Washington Post, a guarda costeira britânica montou uma grande operação de resgate, com helicópteros, aviões, botes salva-vidas e navios de combate a incêndios de bases próximas. Uma flotilha de embarcações privadas e comerciais também respondeu, alguns supostamente pegando membros da tripulação e transportando-os para a costa.


De acordo com o Marine Traffic, o cargueiro com 183 metros de comprimento estava ancorado ao largo da costa do estuário de Humber quando foi atingido pelo porta-contêineres com 140 metros. O coproprietário do Stena Immaculate, Crowley Logistics, disse em um comunicado que o navio transportava combustível de aviação, conhecido como Jet-A1. A guarda costeira, por sua vez, revelou que estava se preparando para a forte possibilidade de um acidente ecológico.
Já o Independent relatou que a polícia de Humberside iniciou uma investigação criminal sobre a causa da colisão. A polícia trabalha em colaboração com a Maritime and Coastguard Agency.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemNaufrágio descoberto pode reescrever a história marítima nórdicaEmissões globais: 36 empresas produzem metade dos GEFs mundiaisExtração de petróleo na Margem Equatorial, afinal, por que não?O comandante do Solong, um cidadão russo de 59 anos, foi preso na terça-feira por suspeita de homicídio culposo por negligência grave.
Saiba mais sobre os navios
O navio de carga MV Solong deveria chegar ao porto de Roterdã, na Holanda, de acordo com o site de rastreamento VesselFinder. O porta-contêineres foi construído em 2005 e navega sob a bandeira portuguesa.
PUBLICIDADE

Havia temor que transportasse cianeto de sódio quando aconteceu a colisão.
No dia 11 de março, porém, a empresa de navegação esclareceu que o Solong carregava apenas contêineres vazios, anteriormente usados para transportar o produto químico.
Leia também
Abaixo-assinado por saneamento em Ubatuba e denúncia ao MPFPrograma Mar Sem Lixo, de São Paulo, merece cópiaPrejuízo ambiental nas festas de fim de ano
O Stena Immaculate transportava 220.000 toneladas de querosene altamente inflamável para aviões de guerra em 16 tanques de carga segregados. Pelo menos um desses tanques rompeu, segundo a empresa.

O Stena Immaculate integrava o Programa de Segurança de Navios-Tanque do governo dos EUA, um grupo de embarcações comerciais disponíveis para transportar combustível às forças armadas quando necessário. Ancorado, aguardava autorização para atracar no porto de Killingholme, no rio Humber, segundo Crowley.

Atualizado
De acordo com a BBC, um tripulante está desaparecido, pensam que morreu, enquanto mais de 30 foram resgatados depois que o navio de carga atingiu o petroleiro no Mar do Norte, na costa da Inglaterra. Um dos navios ainda estava em chamas em 11 de março. Especialistas alertaram para danos ambientais potencialmente devastadores…
Um marinheiro americano do Stena Immaculate descreveu o momento da colisão. “Um navio enorme veio do nada” e aqueles a bordo tinham apenas segundos para reagir”. Ele não deu seu nome, já que a equipe não está autorizada a falar com a mídia…O marinheiro disse que as chamas imediatamente entraram em erupção após o acidente…Ainda não está claro o que causou o navio de carga a atingir o petroleiro…
Segundo o Guardian, o foco principal das investigações é como dois navios modernos, equipados com tecnologia avançada de radar, podem colidir em condições climáticas aparentemente calmas…
…Áreas marinhas protegidas na costa perto do local de colisão incluem Flamborough Head e Holderness Área de conservação marinha offshore – habitats ricos que suportam a vida selvagem, incluindo peixes, bivalves, caranguejos e aves. Um pouco mais longe está a área especial de conservação do Mar do Norte do Sul, importante para golfinhos…
Para saber mais, assista ao vídeo

Assista a este vídeo no YouTube
Extração de petróleo na Margem Equatorial, afinal, por que não?