Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo
Segundo levantamento da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) já são 64 praias do litoral cearense com registros de manchas de óleo, informou a Agência Brasil. ‘A Marinha do Brasil e o Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coletaram amostras para analisar a origem do óleo. Já se sabe que não é o mesmo material encontrado na faixa litorânea do Nordeste em 2019, segundo estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a Universidade Estadual do Ceará (Uece)’. O balanço mais recente foi atualizado às 17h do dia 11 de fevereiro. Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo.
64 praias com manchas de óleo
O Diário do Nordeste informou que ‘conforme o relatório da Sema, a cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem o maior volume de praias atingidas por manchas de óleo. A substância foi visualizada em 9 praias, são elas: Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque’.
‘Fortaleza aparece na sequência com seis praias: Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará.’
Quatro mil litros coletados
Ainda segundo o Diário do Nordeste, ‘Até o dia 11, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recolheu quatro mil litros de óleo coletados nas praias de Aracati (16 tambores), Fortaleza (1 tambor), Caucaia (2 tambores) e Trairi (1 tambor). Também foram entregues 330 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a execução da coleta dos materiais.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SP‘De acordo com o professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, Rivelino Cavalcante, o óleo coletado neste ano no Ceará é diferente do material encontrado em 2019, cujas características eram de petróleo venezuelano derramado no mar por um navio petroleiro grego.’
“Precisamos aprofundar mais porque nós investigamos se a substância era similar ou não a de 2019”, disse Rivelino Cavalcante. O site Poder360 também repercutiu o assunto: ‘Em 11 de fevereiro, a Coordenação Geral de Emergências Ambientais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) enviou uma aeronave ao Estado para monitorar o litoral cearense e identificar óleo na superfície do mar’.
PUBLICIDADE
As plataformas da bacia Ceará-Potiguar e da região litorânea estão em observação. O avião, chamado Poseidon, é equipado com sensores especializados para detecção de óleo no mar’.
Área de desova de tartarugas
Como quase sempre acontece nestes acidentes, não poderia ter acontecido em local pior. O Poder 360 diz que ‘A secretaria alerta que a limpeza das praias deve ser feita o mais rapidamente possível, pois esta é uma época de desova de tartarugas. O governo pede ainda que, caso a população encontre tartarugas vivas, mortas ou em ninho, que elas não sejam devolvidas ao mar’.
Leia também
Baía da Traição, PB, nova vítima da erosão costeiraElmano de Freitas (PT) e a especulação no litoral do CearáLado oculto, a realidade no Bairro Rio Escuro em UbatubaJá o Instituto Verde Luz, do Ceará, diz que na região de Fortaleza há desova das tartarugas-verdes.
Também foi descartada a hipótese do óleo ter qualquer relação com a erupção do vulcão na ilha de Tonga, no Pacífico. Em janeiro surgiram as primeiras manchas no litoral cearense mas, até o momento, não se sabe qual a origem.
Assista ao vídeo e veja as manchas
Assista a este vídeo no YouTube
Imagem de abertura: You Tube.
Fontes: https://www.poder360.com.br/meio-ambiente/litoral-cearense-tem-64-praias-com-manchas-de-oleo/; https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/manchas-de-oleo-atingem-64-praias-do-ceara-veja-areas-atingidas-1.3191874; https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/litoral-cearense-tem-64-praias-com-manchas-de-oleo.