Lesmas do mar, os oceanos, e novas descobertas

0
8988
views

Oceanos: novas e fascinantes descobertas, desta vez são as lesmas do mar

Lesmas do mar: aos poucos os estudos sobre a vida marinha se aprofundam e novas descobertas são feitas. Até hoje calcula-se que menos 5% do espaço marinho (profundo) foi estudado. O ser humano preferiu explorar o espaço antes de conhecer seu próprio planeta. Curioso? Sim, e triste também. Há muito o que se conhecer sobre a enormidade da vida marinha. Mas, ao mesmo tempo em que começaram as explorações, as ações nefastas da superpopulação mundial, 7,4 bilhões de pessoas, cerca de 60% vivendo no litoral, estão provocando a extinção de várias delas. A maioria sequer foi analisada ou descrita.

As Lesmas do mar

Elas pertencem à classe dos ‘nudibrânquios e constituem uma subordem dos moluscos gastrópodes marinhos. Existem cerca de 3.000 espécies de lesmas-do-mar. Sua característica que mais chama a atenção é a beleza de cores e formas, modo que estes animais encontraram para se proteger de seus predadores camuflando-se em seus habitats, os recifes de corais. É mais uma prova da fascinante luta entre as espécies com as mais capazes, como ensinou Darwin, prevalecendo sobre as outras.

Conheça algumas espécies de lesmas do mar dos oceanos: novas e fascinantes descobertas

imagem de Lesmas do  mar
Lesmas do mar

imagem de Lesmas do  mar

 imagem de lesmas do mar
Lesmas-do- mar

 imagem de lesmas do mar

 imagem de lesmas do mar
Hypselodoris Kanga
imagem de lesmas do mar
Esta foi apelidada de Blue Angel

Estas criaturas parecem ter um tamanho razoável. Puro engano. Veja, no foto abaixo, o tamanho real destes lindos organismos. São tão pequenos que sobra espaço na mão para várias delas.

Lesmas-do- mar, imagem de lesmas do mar
Na verdade as lesmas-do-mar são mínimas

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nudibr%C3%A2nquios.

O site Mar Sem Fim tem outras matérias com novas criaturas marinhas descobertas. Vale a pena conhecê-las. Nem todas são bonitas, ao contrário; algumas, de tão feias, dão medo. E ainda falta muito a ser descoberto. Oxalá tenhamos tempo antes que a poluição, o desaparecimento de habitats, o comodismo, e o desconhecimento deem cabo delas. Lembre-se: os oceanos são o maior, e mais importante ecossistema da Terra. O primeiro a gerar vida no planeta. Vamos cuidar melhor deles?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here