Lagosta e morte de pescadores nordestinos

0
6603
views

Lagosta e morte de pescadores no Nordeste do Brasil

Lagosta e morte de pescadores nordestinos: este é um vídeo dramático da TV inglesa alertando para a triste realidade dos pescadores nordestinos. Muitos deles usam equipamentos precários para o mergulho, prática proibida no país mas pouco fiscalizada, que resulta em morte ou deficiências físicas sérias e para o resto da vida.

Lagosta e morte de pescadores nordestinos, imagem de pescador de lagosta com deficiência física.
Lagosta e morte de pescadores nordestinos. Resultado do abuso nas praias do Nordeste.

Lagosta e morte de pescadores nordestinos: pescadores sabem do problema

Os pescadores sabem do problema mas continuam com a prática por falta de opção, costume, ou pura insistência. Uma triste realidade brasileira,  pouco divulgada pela mídia.

Conflito entre pescadores de lagosta e o arrasto

O vídeo ainda aborda conflitos, entre pescadores de lagostas e a pesca de arrasto extremamente danosa, que já provocaram a mortes entre eles sem que o Poder Público tome medidas  para amenizar a questão.

Ceará: autoridades têm um só barco para fiscalizar toda a costa do estado

O narrador informa que, no Ceará, o órgão ambiental encarregado da fiscalização tem apenas um barco para cobrir uma área de mais de 400 milhas, outra realidade pouco abordada por aqui: a precariedade quase total da Polícia Ambiental.

Pesca da lagosta no Brasil: totalmente insustentável

A pesca da lagosta, que quase provocou um conflito entre Brasil e França a Guerra da Lagosta, em 1962, é totalmente insustentável no Brasil.

Novidade rara em bem-vinda

Há uma novidade que merece ser comentada antes de encerrar. Trata-se da maricultura, e uma ação da iniciativa privada que nos traz alguma esperança. A empresa Prime Seafood, fundada em 2012 em Alcobaça, sul da Bahia, está obtendo sucesso na criação de lagostas.

Atualmente (2023) ela é responsável vela exportação de 50% das lagostas vivas no País. E como a Prime Seafood sabe que o crustáceo está ameaçado, 10% da produção é devolvida ao mar num início de repovoamento.

Diving with Death - Brazil

Perigos dos agrotóxicos e aves da Antártica

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here