Iphan, Geddel Viera Lima quer esvaziar

0
947
views

Iphan precisa sua ajuda. Aliado de Geddel Vieira Lima é mais um que tenta esvaziar o órgão

O Iphan é  importante para um país de ignorantes como o Brasil. O órgão cuida do que temos de melhor: nossa herança histórica e artística, grande parte  situada no litoral. Infelizmente, por falta de boas escolas, a população mal sabe o que é, e qual o seu valor. Muito menos que a maior parte fica no litoral. Por isso não protesta. Mas ele está seriamente ameaçado por falta de verbas.

Iphan, imagens de casarões às margens do paraíba do Sul,joão-Pessoa
Casarões desfigurados às margens do Paraíba do Norte, João Pessoa, parte de nosso esquecido patrimônio arquitetônico do litoral.

Patrimônio histórico no litoral

Os primeiros núcleos da população  foram estabelecidos no litoral. Depois dos assentamentos vieram vilas e cidades. Por mais de um século os portugueses não ousaram ir além desta maltratada parte do país: a zona costeira. Ali foram construídos os primeiros fortes. Eles protegiam as cidades pioneiras. São Vicente e Cananéia, em São Paulo; Salvador, na Bahia de Geddel Viera Lima; São Sebastião do Rio de Janeiro; São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Igaraçu e Olinda, em Pernambuco; Filipéia de Nossa Senhora das Neves que veio a ser conhecida como João Pessoa, no Nordeste; e assim por diante.

Iphan, imagem de São Francisco do Sul
São Francisco do Sul, quinta cidade mais antiga do Brasil, já descaracterizada pela construção de portos

Geddel Viera Lima confunde interesses privados com o interesse público

Ao invés de zelar pelo bem estar da sociedade, Geddel prefere cuidar de interesses pessoais. O Ministro comprou um apartamento pelo módico preço de 2,6 milhões de reais  num prédio  em construção em Salvador, primeira capital do país  ainda repleta de sítios históricos. Uma das  áreas tombadas é a Ladeira da Barra, cujo patrimônio em volta inclui o Cemitério do Ingleses, o Forte de São Diogo, a Igreja de Santo Antônio da Barra;  é justamente onde o Ministro pretende contribuir para a construção de mais um espigão, o ‘La Vue’, com 107 metros de altura e 30 andares. Por que será que estes novos empreendimentos, cafonas, escolhem sempre um nome em língua estrangeira? Nosso eterno complexo de vira- latas? Em tempo: todos os outros prédios da região respeitam o gabarito de no máximo 10 andares. Mas como Geddel é Ministro…

Iphan, local do prédio de Geddel Vieira Lima em Salvador
Foto: Folha de S. Paulo

Iphan Nacional embargou a obra onde Geddel investiu módicos 2,6 milhões para comprar um apartamento

O Ministro- chefe da Secretaria de Governo não se conformou com o embargo apesar de não ser fato novo. Desde 2014 o prédio teve parecer desfavorável emitido pelo Escritório Técnico de Fiscalização do Iphan. Outro órgão contrário foi o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) que  acionou a justiça para brecar a obra.

Inconformado, e certo de que o patrimonialismo impera, Geddel diz que “pediu” ao Ministro da Cultura, do qual o Iphan é subordinado, Marcelo Calero, que desse um jeito do prédio prosseguir. Em vez de atende-lo, Marcelo demitiu-se. E denunciou tráfico de influência e pressões que sofreu. Cínico, o Ministro Geddel disse ao Estado de S. Paulo,

Que ilegalidade há nisso? Qual a imoralidade que há em tratar deste assunto com um colega meu?

Imoralidade? Nenhuma, Ministro, não fosse o senhor dono de um apartamento na obra; não fosse, Ministro, seu primo Jaime Vieira de Souza Filho dono do escritório de advocacia contratado pelo empreendimento desde 2014; não fosse ainda, Ministro, a senhora Fernanda Vieira Lima Calazans, irmã de Jaime e sócia do senhor, outra compradora de um apartamento no ‘La Vue’.

Iphan, imagem do convento nossa senhora do Paraguaçu, Bahia
O belíssimo convento Nossa Senhora do Paraguaçu, de 1649, às margens do rio de mesmo nome, na terra de Geddel. Patrimônio caindo aos pedaços. Que tal mais verbas para ele, Ministro?

Geddel Veira Lima, ‘contumaz amigo das empreiteiras’, recebe apoio político

Como o Brasil é o brazio, em vez de demissão sumária Geddel foi prestigiado pelo chefe da nação, e por líderes, e vice- líderes da base do Governo Temer que enviaram documento ‘de irrestrito apoio e confiança no trabalho’ do ex- anão do orçamento, Geddel Vieira Lima (caso que estourou em 1993 quando parlamentares foram acusados de manipular emendas do orçamento para beneficiar empreiteiras. Na época Geddel foi absolvido…).

Aliado de Geddel , Deputado Nilson Leitão, quer esvaziar o Iphan

É o que acontece no país em que os políticos confundem o público com o privado. E quando são pegos de calças curtas, retaliam. Foi o que fez o Ministro Geddel Vieira Lima através de seu aliado, Nilson Leitão (PSDB- MT), que apresentou um projeto que pretende reduzir o poder do Iphan para embargar obras. Curiosamente, a data do projeto é a mesma em que o nome do Deputado aparece na agenda do Ministro para uma audiência, 10 de Outubro. Alega o nobre deputado que

os processos de licenciamento do órgão têm contribuído para o excesso de burocracia e conseqüente morosidade do procedimento

Iphan, casarao no centro antigo de São Luis
Casarão no maravilhoso centro antigo de São Luis, Maranhão. Uma incrível reunião de patrimônio arquitetônico à espera de reconhecimento, e verbas, pelos Geddeis Vieras Limas

Não permita que o litoral seja ainda mais retalhado pela especulação imobiliária que apequena o patrimônio cultural

Nosso litoral está em frangalhos. A especulação imobiliária domina a zona costeira.  E o patrimônio cultural e arquitetônico do litoral, o mais rico do país, sofre para continuar de pé. Há falta de verbas e pessoal. Se este projeto passar as antigas construções ficarão ao deus- dará.

casarao-em-iguape
Mais um exemplo do abandono de nosso patrimônio histórico do litoral. Neste caso, em Iguape. O Iphan faz um bom trabalho. Precisa apenas verbas e reconhecimento.

O prédio onde sua Excelência o Ministro Geddel Vieira Lima quer morar

Para os exemplos acima mostrados o Ministro não quer conversa. Já, para o espigão que destrói a paisagem, e prejudica o patrimônio cultural, ah, para este o Ministro se desdobra. E ameaça retaliar o Iphan. Não permita que isso aconteça!

Iphan, imagem do prédio onde quer morar o ministro geddel vieira lima
Foto: Folha de S. Paulo

Sugestão de carta aberta ao Ministro Geddel Vieira Lima, e seu aliado, o deputado Nilson Leitão

Excelentíssimo Ministro Geddel Vieira Lima, e deputado Nilson Leitão:

Eu, (digite seu nome, e número do RG), venho por meio desta mensagem protestar contra suas atitudes patrimonialistas, típicas dos ‘donos do poder’. Os senhores têm obrigação de dar o exemplo. A sociedade não suporta mais os desmandos, a corrupção, o atraso a que atitudes como as que Vossas Excelências tiveram no caso do Iphan nos levam.

Se o Brasil tem a intenção de interromper seu crônico descompasso com o mundo desenvolvido, o primeiro passo deve ser a renúncia à velha prática do patrimonialismo. Basta de coronelismo! O Brasil precisa recuperar seu atraso, integrar-se à economia mundial, abrir suas portas aos investimentos, criar regras estáveis, gerar confiança. O Brasil quer crescer! O povo não aguenta mais as sinecuras, o nepotismo, o amadorismo do administrador público. É preciso eficiência de gestão. Patrimonialismo é sinônimo de corrupção. Os senhores podem ter apoio dos ‘mui amigos de Brasília’. Mas não se enganem, o Brasil é muito mais que Brasília. Nas próximas eleições daremos o troco.

Atenciosamente,

(digite seu nome)

Caso prefira, fique à vontade para escrever seu próprio protesto. Para poupar tempo o site Mar Sem Fim propôs uma sugestão. Basta copiar, e colar. Os e- mails do Ministro, e seu aliado, seguem abaixo:

E- mail do Minstro Geddel Vieira Lima e do deputado Nilson Leitão: [email protected][email protected]

Saiba mais sobre a destruição da costa brasileira pela especulação imobiliária.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here