Guaraqueçaba, Paraná, charmosa boca do sertão: venha descobrir

0
981
views

Guaraqueçaba, Paraná, foi a região que visitei na última viagem para gravar programas para a série sobre UCs marinhas federais

Guaraqueçaba, Paraná: Mar Sem Fim – Revisitando a Costa Brasileira, este o título da última série de documentários. O foco são as poucas Unidades de Conservação federais marinhas. O Brasil tem apenas 1,5% de sua zona costeira e águas territoriais protegidas através de Unidades de Conservação.

Provocando o Governo Federal para sair da letargia

Com esta série quero provocar o Governo Federal a sair da letargia e criar novas. De acordo com compromissos internacionais assumidos com outras nações, o Brasil deve ter até 10% de sua zona costeira protegida até 2020. Esta é uma tentativa de garantir a biodiversidade marinha para as futuras gerações. Mas nosso governo está parado. Quem sabe, incluindo este tema na mídia, eu possa dar minha contribuição.

imagem de guaraqueçaba, paraná
Guaraqueçaba fica na ‘boca do sertão’

Enquanto a série não vem, veja aqui alguns trechos que visitamos ao conhecer a APA e ESEC de Guaraqueçaba, no norte do Paraná.

Um bar charmoso na boca do sertão

Na pequena cidade de Guaraqueçaba,  na “boca do sertão”, descobri um bar muito charmoso: a Merceraria Rodrigues, na praça principal da pequenina cidade. Foi nele que todos os dias depois das explorações, eu e o cinegrafista de minha equipe tomávamos um drink antes de dormir.

Homenagem a Joshua Slocum

O Local homenageia Joshua Slocum, famoso navegador americano que perdeu seu clipper na baía de Antonina, a poucos quilômetros de Guaraqueçaba. Slocum então, construíu um novo barco com ajuda de seus filhos e batizou-o de Liberdade, já que foi jogado na água em 13 de Maio de 1888, dia da libertação da escravatura no Brasil.

Com ele, 55 depois, chegou em sua casa, em Boston. Slocum conta esta saga no livro A Viagem do Liberdade (vc encontra em sebos), um clássico da literatura náutica mundial.

imagem do Liberdade, barco de Joshua Slocum
Esta imagem do Liberdade foi encontrada na internet.

Conheça a Mercearia do Rodrigues:

Outros aspecto da Mercearia do Rodrigues, mantida por Fábio Rodrigues, na cidade de Guaraqueçaba, norte do Paraná. Uma agradável surpresa descobrir este bar.

Retrospectiva da séria Mar Sem Fim- Revisitando a costa brasileira, Parte 2

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here