Dilma liberou pesca em período reprodutivo

2
753
views

Dilma liberou pesca  em período reprodutivo  suspendendo o defeso

Os Ministérios da Agricultura (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA) suspenderam dez normas de proibição à pesca no período de reprodução de peixes, no defeso, em várias bacias hidrográficas do país, incluindo a Bacia do Rio Amazonas. Vale dizer: Dilma liberou pesca em período reprodutivo A decisão valeu por 120 dias. Ou seja, depois do estelionato eleitoral de 2014, até dezembro de 2015 . Na prática, a portaria liberou por completo a pesca de várias espécies de peixes mesmo que estivessem em período reprodutivo.

Dilma liberou pesca em período reprodutivo, imagem de peixes em peixaria
Dilma liberou pesca em período reprodutivo

Defeso, saiba sobre sua importância

O defeso é considerado uma prática básica de sustentabilidade da pesca, ao garantir aos peixes uma chance para se reproduzirem,  recompondo sua população após uma temporada de captura. No período em  que a pesca fica proibida, pescadores tradicionais têm direito de receber uma compensação.  O chamado seguro-defeso (o seguro- desemprego do pescador). O seguro corresponde a um salário mínimo  por mês, durante os meses em que a atividade fica suspensa.

Dilma liberou pesca em período reprodutivo: decisão tresloucada foi tomada em 5 de outubro de 2015

A portaria, datada de 5 de outubro de 2015, foi editada três dias após o Ministério da Pesca e Aquicultura ser incorporado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi ‘parte da reforma ministerial’. E das “economias” anunciadas pela destrambelhada presidente  em outubro de 2015. Primeiro ela quebrou o país para ser reeleita. Depois distribui a conta da irresponsabilidade para todos nós. Inclusive os mais pobres, caso dos pescadores.

Dilma, a destrambelhada, não pagou o seguro- defeso no período

Enquanto valeu a suspensão do defeso, o governo não pagou o seguro-defeso. Nesse período, segundo a portaria, seria feito um recadastramento de pescadores artesanais e uma reavaliação dos períodos de defeso.

Em 2015 o custo da decisão de Lula, ao criar o seguro- defeso, foi de R$ 3,4 bilhões de reais

A evolução acelerada do total de recursos aplicados no programa nos últimos anos, que chegou a R$ 3,4 bilhões em 2015, indica um número de beneficiários próximo a um milhão de pescadores artesanais. Isso diverge do censo oficial e implicou a revisão dos critérios de elegibilidade,.

Ministra “esqueceu” de dizer que o programa foi mais um erro de Lula, o “pai dos pobres”

Enquanto o Canadá dá subsídios para o pescador NÃO pescar, “o pai dos pobres”, aquele  que prometeu uma “reforma aquária“, desperdiça dinheiros públicos em programas errados, paternalistas, e imprestáveis. Frederico Brandini, oceanógrafo, diretor do Instituto de Oceanografia da USP, ensinou:

de que adianta subsidiar o pescador com óleo diesel e construção de barcos de pesca se a quantidade de peixes não é suficiente para todos os que pescam?

E condena os “programas paternalistas”

envolvem subsídios, não são auto-sustentáveis e não geram autonomia. O Canadá dá subsídios ao pescador não para pescar, mas para montar uma padaria, uma oficina especializada, bolsa de estudos para os filhos, etc.

Fonte: Estadão- Herton Escobar.

Saiba mais sobre Dilma, a destrambelhada, e o meio ambiente.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Este país está mesmo uma bagunça, o setor de pesca pior ainda, se acham que existem pescadores demais, é porque falta fiscalização tanto administrativas como em locais de pesca. Agora colocam o defeso e não vão pagar o abono dos pescadores, quer dizer voce não pode trabalhar e também não recebe o seguro defeso, aí chegamos ao fato que o pescador precisa alimentar sua família, então vai pescar no defeso, vai pegar espécies que deveriam estar protegida e tudo mais que acarreta esta decisão. E ainda pra ajudar o secretário da pesca e mais gente do IBAMA vendendo licenças ilegais para pesca industrial. É João, você está numa luta inglória, é porrada em ponta de faca.Eu assisto todos domingos o seu programa Mar Sem Fim, mas parece que vamos continuar como sempre estivemos, até termos que importar peixe pois por aqui ele acabou.

    • Bagunça só? Este é o maior desgoverno que o país já teve.E a medida de cancelar o defeso apenas confirma que, para o Governo Federal, o meio ambiente é um peso.”Nunca antes nesse país o meio ambiente foi tão maltratado.
      Abraços, joão, e volte sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here