Unidades de Conservação e governo Dilma Roussef

8
845
views

Unidades de Conservação e governo Dilma Roussef

Unidades de Conservação e governo Dilma Roussef: mentira por mentira vamos ‘acreditar’ que a Voz do Brasil  funciona. Outro dia destes eu estava com o amigo, ambientalista que muito admiro, José Truda Palazzo Jr., idealizador da APA da Baleia Franca  em Santa Catarina. Aproveitei para entrevista-lo. Uma das perguntas: como você avalia o governo Dilma na questão ambiental? Resposta:

É o pior governo que já tivemos. O meio ambiente está ao deus-dará desde que ela assumiu.

Unidades de Conservação e governo Dilma Roussef, imagem de Celine Cousteau e joao lara mesquita
Da esquerda para a direita: Celine Cousteau (neta de Jacques Cousteau), eu, Truda, Paulina Chamorro e ‘Pinguim’ numa tarde domingueira em minha casa.

Santa Catarina era um dos poucos lugares do Brasil onde havia, eu disse havia, turismo de avistagem de baleias. Obra do Truda. O cara é tão bom que, mesmo não sendo funcionário público, foi convidado pelo Governo para representar nosso país em fóruns internacionais que tratam da proteção aos cetáceos ameaçados de extinção.

Então Lula assumiu o poder.

Unidades de Conservação e governo Dilma Roussef, imagem de lula com a mão suja de petróleo
Começa a mentira, o escárnio, a avacalhação das instituições…

Truda, uma destas raras pessoas de bem neste Brasil esculhambado por certo ParTido político, criticou o ex-presidente várias vezes em razão de sua ambiguidade com relação à proteção ao meio ambiente. E o ‘aparelhamento’ dos órgãos públicos como os que tratam do assunto: MMA e ICMBio. Resultado? Foi escorraçado do cargo que por vários anos desempenhou com notável  sucesso.

Qual governo criou menos Unidades de Conservacão? Se você pensou na destrambelhada, acertou

Terminou o período Lula. Assumiu a presidência sua pupila, Dilma. Foram seis anos de desgraça; apenas três Unidades de Conservação federais marinhas foram criadas. Três RESEX no Pará (criadas às vésperas do segundo turno, quando os votos de Marina Silva pareciam migrar para Aécio Neves) apesar do país ter assinado acordos internacionais como as metas de Aichi que sugerem que cada país signatário reserve ao menos 10% de sua área costeira e/ou mar territorial em áreas de preservação.

Uma tentativa desesperada de assegurar a biodiversidade marinha para as futuras gerações. Continuamos com menos de 2% de áreas marinhas protegidas…

É consenso entre os ambientalistas que o Governo Dilma conseguiu a façanha de ser o pior da história recente para o meio ambiente. Outro militante  que não cansa de dizer isto é Mário Mantovani.

Urgente Necessidade de novas UCs.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

8 COMENTÁRIOS

  1. Grande João, grande Truda!
    Acabei de ver tb o Capital Natural na Band com vc e o Brandini … a pura realidade mostrada sem oba oba , sem maquiagem. Como vcs bem falaram, anos perdidos na preservação deste maravilhoso litoral. Nós aqui na Bahia batalhamos há 10 anos para acabar com a pesca com bomba…..está dificil, Até a Policia Ambiental está de amizade com os bombistas.
    Apareça um dia aqui para ver de perto este absurdo.
    Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here