Gases de efeito estufa tiram oxigênio dos oceanos, alerta a ONU
Os biólogos marinhos estão perplexos. Algumas espécies de peixes como o atum e o espadarte, conhecidos como mergulhadores de águas profundas, onde caçam até a 200 metros abaixo da superfície, estão hoje chegando à tona. A razão para a peculiaridade é que o aquecimento do mar expeliu o oxigênio das águas. Fica cada vez mais difícil para os predadores respirar – quanto mais caçar – em águas profundas. À medida que a atmosfera captura mais calor, os oceanos ficam mais quentes. Gases de efeito estufa tiram oxigênio dos oceanos, é o alerta da ONU. Não são só os predadores de águas profundas que sofrem. Peter Thomson, responsável da ONU para os oceanos, declarou:
Se você acha que o oceano está aquecendo, pense no aumento do nível do mar, nas mortes de recifes de coral e na acidificação do oceano. Isso tornará mais difícil para formas de vida, como crustáceos, sobreviverem no oceano.

A matéria é da UN Environment.
Os gases de efeito estufa e a mudança de habitats da vida subaquática
Nas conversas sobre as questões dos oceanos, as consequências dos gases de efeito estufa, como o ozônio e o dióxido de carbono, não recebem tanta atenção quanto o plástico. Em grande parte porque não são visíveis. Mas o oxigênio é tão essencial para o oceano quanto para a terra. E embora possa variar em diferentes profundidades, o aumento da temperatura do mar tem causado áreas oceânicas profundas, já com baixo teor de oxigênio, desoxigenadas ainda mais, mudando os habitats da vida subaquática.
Mais lidos
Pau-brasil ganha normas internacionais mais fortesTeste de mineração em alto mar reduz vida marinha em 1/4Sururina-da-serra, nova espécie descoberta será mais um Dodô?Saiba como os gases de efeito estufa tiram oxigênio dos oceanos
Um relatório publicado pela Organização Meteorológica Mundial revelou que mais de 90% da energia retida pelos gases de efeito estufa penetra nos oceanos. No ano passado, registraram-se novas elevações da temperatura do oceano nos primeiros 700 metros, e 2.000 metros de água, superando o recorde anterior estabelecido em 2017. Thomson, que recebeu o mandato de pressionar pela conservação e pelo uso sustentável dos oceanos, diz que todos nós devemos nos preocupar, porque o oxigênio que respiramos também é produzido pelos oceanos.
Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019, e a responsabilidade de cada um
O Dia Mundial do Meio Ambiente desse ano se concentra na poluição do ar. E em como podemos fazer mudanças em nossa vida cotidiana para reduzir a quantidade de poluição que produzimos. Os gases de efeito estufa são a principal fonte de poluição do ar e incluem dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e hexafluoreto de enxofre. Enquanto alguns gases são produzidos através de processos naturais, como respiração animal e vegetal, a atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis, a criação de gado e as emissões de veículos, aumentaram sua quantidade.
PUBLICIDADE
Os gases de efeito estufa são invisíveis, por isso preocupam menos os cidadãos
A ONU diz que a poluição de fontes terrestres é uma preocupação especial para os oceanos por causa das formas de nitrogênio reativo – que inclui o óxido nitroso (um potente gás de efeito estufa). Deposição de nitrogênio das emissões atmosféricas e do escoamento superficial (junto com fósforo) pode desencadear a proliferação de algas tóxicas que são prejudiciais à vida marinha e causar deficiência de oxigênio no oceano, que pode matar peixes, caranguejos, ostras e outros animais (Obs: em doses mais baixas, o processo cria as marés vermelhas, em larga escala, as zonas mortas).
Esse problema global, comparado com a questão da poluição por plásticos, é “invisível “, mas não menos importante, pois aumenta ainda mais a poluição por nutrientes das águas residuais, agrícolas e outros escoamentos industriais transportados para o meio ambiente pelos rios.
Oceanos, o maior dreno de carbono do planeta
Os oceanos são, de longe, o maior dreno de carbono do planeta. Eles absorvem cerca de 93% do gás de efeito estufa, o dióxido de carbono. É por isso que a sociedade civil, os governos e as empresas devem trabalhar juntos para reduzir os poluentes. Para Gabriel Grimsditch, diretor de gerenciamento de programas para ecossistemas marinhos da ONU Ambiental,
o oceano tem sido um amortecedor para as mudanças climáticas extremas. O aquecimento dos oceanos, a acidificação dos oceanos e o aumento do nível do mar são todas as conseqüências de um sistema que está poluindo o mundo e colocando a vida na Terra, e debaixo d’água, em risco
A parte de cada um de nós
A poluição do ar é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho de 2019. A qualidade do ar que respiramos depende das escolhas de estilo de vida que fazemos todos os dias. Pense nisso, e faça sua parte!
Assista ao vídeo e saiba mais:
Fonte: https://www.unenvironment.org/news-and-stories/story/greenhouse-gases-are-depriving-our-oceans-oxygen










