Mortandade de golfinhos: EUA têm maior já registrada

0
488
views

Mortandade de golfinhos: Animais foram infectados pelo morbilivírus, similar ao do sarampo.

Mortandade de golfinhos. Um total de 753 golfinhos nariz-de-garrafa morreram ao longo da costa do oceano Atlântico devido ao morbilivírus. Este vírus, similar ao sarampo, provocou mortes causadas por um surto registrado 25 anos atrás, informaram fontes oficiais esta sexta-feira (8).

mortandade de golfinhos
Funcionário do Aquário de Virgínia mede golfinho morto antes da sua necrópsia (Foto: The Virginian-Pilot/L. Todd Spencer/AP)

Aparecimento de animais mortos começou em julho

O aparecimento de animais mortos começou em julho. E se espalhou pela costa, de Nova York àFlórida, acumulando mais de 10 vezes o número normal desses golfinhos encontrados mortos em um ano inteiro.

O número recorde foi registrado em apenas metade do tempo do evento de 1987-1988 que matou mais de 740 animais, aumentando a preocupação de que esta mortandade possa ser ainda maior do que o observado. Foi o que informou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Teri Rowles, da NOAA, declarou:

As redes de resgate estão trabalhando muito para dar conta deste número assombroso

O surto de morbilivírus em jubartes e cachalotes?

Também há alguns indicativos de que o surto de morbilivírus possa estar se espalhando. Algumas baleias jubarte e cachalotes-pigmeus tiveram exames positivos.

No entanto, os cientistas não conseguiram confirmar que o morbilivírus seja a causa principal. Os animais se encontravam em estado de decomposição avançado, impedindo a realização de exames.o surto de morbilivírus. Rowles.:

PUBLICIDADE

Agora não há nada que possa ser feito para evitar a infecção por disseminação ou prevenir que os animais que forem infectados tenham doenças clínicas severas

Ela também afirmou que não é claro qual a proporção da população de golfinhos nariz-de-garrafa afetada ou o que causa este surto incomumente sério.

Ainda há muitas perguntas sem respostas

Os seres humanos não correm risco de pegar o morbilivírus, mas são suscetíveis a bactérias e a outros agentes patogênicos encontrados nas carcaças. Por isso, são aconselhados a procurar especialistas se virem algum golfinho na costa.

Da AFP.

Japoneses fazem manifestação em Tóquio contra caça de baleias.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here