Flórida: elevação dos mares é ameaça

0
524
views

Flórida: elevação dos mares é ameaça

De acordo com as previsões mais pessimistas, as belas ilhas, comunidades e praias do sul da Flórida podem desaparecer em apenas cem anos, devido à elevação das águas do mar. Mais para o interior, a região pantanosa de Everglades, que garante o suprimento de água doce da região, pode um dia ser contaminada pelo avanço do mar. O arquipélago de Florida Keys, que se estende para dentro do golfo do México, será quase inteiramente submerso.

Flórida, imagem de praia na Flórida
Flórida, praias vão desaparecer? (Foto: cidades em fotos blogger)

Flórida é vulnerável

“Acho que as pessoas não entendem como a Flórida é vulnerável”, disse Harold R. Wanless, presidente do departamento de ciências geológicas da Universidade de Miami. “Até o final do século, teremos quatro, cinco ou seis pés de água, ou mais. É preciso acordar para a realidade.”

Preocupação com elevação do mar

A preocupação com a elevação do mar  leva governos a entrar em ação. Com população conjunta de 5,6 milhões de habitantes, os condados de Broward, Miami-Dade, Monroe e Palm Beach formaram uma aliança para procurar soluções.

Estado americano mais vulnerável à elevação do nível do mar

A Flórida sempre foi fustigada por furacões e enchentes. É o Estado americano mais vulnerável à elevação do nível do mar. Mesmo previsões conservadoras consideram que a maior parte da região costeira será sujeita a inundações cada vez mais frequentes.

1.900 km de litoral da Flórida

Boa parte dos 1.900 km de litoral da Flórida fica pouco acima do nível atual do mar. Construções, estradas e outros elementos de infraestrutura que valem bilhões de dólares têm seus alicerces sobre calcário, que solta água como uma esponja.

Interesse financeiro em proteger a dinâmica economia

Até agora a questão não chamou muito a atenção dos parlamentares estaduais e parece ser igualmente ignorada por segmentos da comunidade que têm interesse financeiro em proteger a dinâmica economia do sul da Flórida.

PUBLICIDADE

“A maioria dos empresários está alheia ao problema”, disse Wayne Pathman, advogado de Miami especializado no uso da terra. Em última análise, disse ele, o indicador mais forte da crise será a recusa das seguradoras em cobrir riscos em áreas costeiras.

Subestimar a gravidade do que pode acontecer

“As pessoas tendem a subestimar a gravidade do que pode acontecer aqui”, disse Ben Strauss, diretor do Programa de Elevação do Nível do Mar da organização científica independente Climate Central. Para ele, os efeitos sobre o valor dos imóveis podem ser devastadores. Suas pesquisas mostram que há imóveis no valor de US$ 156 bilhões em terrenos situados menos de um metro acima da linha da maré alta na Flórida.

Moratória sobre as construções em áreas costeiras

O professor Wanless acha que a única saída é estudar medidas como uma moratória sobre as construções em áreas costeiras e obrigar os moradores dessas áreas a se mudarem para o interior.

‘ O céu não está caindo’

Mas, para Charles Tear, coordenador de emergências de Miami Beach, “o céu não está caindo, embora o nível da água esteja subindo”. Tear revelou que ele e outros administradores de Miami Beach se pautam pela previsão mais conservadora, segundo a qual o nível do mar subirá até 38 centímetros nos próximos 50 anos.

“Não podemos pensar nos próximos cem anos”, explicou. “Temos que ser realistas.”

NICK MADIGAN … “NEW YORK TIMES”

Litoral e os testes nucleares da Guerra Fria

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here