Champanhe de 170 anos é encontrada no fundo do mar

0
1053
views

Várias garrafas de champanhe de 170 anos foram encontradas fechadas no fundo do mar

Cientistas analisaram diversas garrafas de champanhe de 170 anos anos de idade. Elas foram encontradas nos destroços de um navio naufragado no mar Báltico. De acordo com os espacialistas, a bebida é extremamente doce e está em perfeitas condições de ser tomada.

champanhe de 170 anos

Esta champanhe, cujas garrafas estão agora entre as mais antigas, é também o mais velho exemplar já provado. O carregamento de 168 garrafas foi descoberto a 50 metros de profundidade.

Champanhe de 170 anos : identificando marcas

Os rótulos já não estavam mais intactos. Mas, através das rolhas, os cientistas conseguiram identificar algumas marcas: Veuve Clicquot-Ponsardin, Heidsieck e Juglar.

champanhe de 170 anos 2

Analisando a descoberta é possível tirar algumas conclusões sobre os  gostos dos amantes deste vinho em meados do século XIX. O sabor  encontrado foi descrito pelos pesquisadores como

muito jovem, muito fresco, com uma nota floral ou frutada

E ao contrário do que era de se esperar, os especialistas determinaram que não há grandes diferenças nos perfis químicos destas amostras bastante maduras de champanhe de 170 anos, com relação às mais atuais.

O champanhe encontrado continha cerca de 140 gramas de açúcar por litro. Isso é quase o triplo do que é habitual atualmente, e três vezes superior ao açúcar encontrado em uma garrafa de Coca-Cola.

Champanhe de 170 anos para a Rússia?

Como as garrafas foram encontradas nas profundezas do Mar Báltico, ao largo da costa da Finlândia, muitos acreditam que a carga estava indo para a Rússia.

champanhe de 170 anos 3

Para se ter uma idéia, hoj, um champagne démi-sec – a variedade mais adocicada do vinho espumante- contém cerca de 50 gramas de açúcar por litro. Já os champanhes brut ou ultra-sec, os mais consumidos, não têm um grama sequer de açúcar.

A pesquisa também sugere que as condições frias e a escuridão do fundo do mar podem ter sido um lugar ideal para armazenar o champanhe.

Uma dessas garrafas encontradas já foi leiloada, um Veuve Clicquot, e  foi arrematada em um leilão pelo valor recorde de US$ 32.400 (cerca de R$ 98 mil).

Gostou? Então saiba sobre naufrágios famosos na costa brasileira.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here