Mares e oceanos, você sabe qual a diferença entre os dois?
Hoje a proposta é realçar as diferenças que entre mares e oceanos. Primeiro, um pouco de história. Quando Vasco Núñez de Balboa cruzou o Istmo de Panamá, em 1513, e se aventurou por águas desconhecidas ele as chamou de Mar do Sul. Cinco anos depois, Fernão de Magalhães durante a primeira circunavegação, navegando em clima calmo, o batiza como Oceano Pacífico.
Este nome tornou-se oficial apenas no final do século XIX. E é uma forma de colocar o problema: mares e oceanos são, em primeiro lugar, convenções. São invenções humanas. Daí a dificuldade em diferenciá-los claramente, se não para justificá-los.
A matéria é interessante. Vem do site www.science.et.vie.com, com créscimos. Vamos conhecer?
Alguns critérios para diferenciar mares e oceanos
Existem vários critérios. O primeiro é o mais intuitivo: o que distingue um mar de um oceano é antes de mais nada uma questão de escala. Por definição, o oceano é maior.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroVila do Cabeço, SE, tragada pela Usina Xingó: vitória na JustiçaConheça o submarino do Juízo Final, o russo BelgorodO menor dos oceanos, o Índico, tem uma superfície de 73 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o maior mar, o da Arábia, cobre 3,6 milhões de quilômetros quadrados.
Oceanos são limitados por continentes…
Essa é outra das diferenças, as fronteiras dos oceanos são os continentes. Já, os mares, se distinguem por uma área menor e por terem fronteiras diferentes daquelas dos oceanos.
PUBLICIDADE
Por definição, mar é uma parte menor de um oceano e normalmente parcialmente contida por uma área de terra. Portanto, todos os mares são encontrados em áreas onde o oceano e a terra se encontram.
As outras diferenças são a natureza das fronteiras, a profundidade, e a salinidade de suas águas, também levadas em consideração pelos oceanógrafos. Por convenção, o termo oceano significa as maiores extensões de água salgada, cercadas por continentes. Há cinco deles: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, e Austral.
Leia também
Cafeína, analgésicos e cocaína no mar de UbatubaA repercussão da retomada da análise da PEC das Praias pelo SenadoDecisão do STF proíbe criação de camarão em manguezaisOs mares têm duas grandes categorias. Por um lado, mares fronteiriços, dispostos ao longo do contorno dos oceanos e circunscritos por penínsulas, ilhas ou profundidades abissais. O Mar do Caribe, por exemplo, na fronteira com o oceano Atlântico está rodeado por uma série de ilhas.
Há mares muito profundos, e outros, nem tanto…
Mas atenção, tenha cuidado, nem todos os mares são necessariamente “rasos”! A profundidade dos mares fronteiriços pode ser muito grande, acima de 2.000 metros, como o Mar da Noruega (máximo 4.000 m) ou o Mar de Coral (no máximo 9.140 m), localizado entre a Austrália e Nova Caledônia.
Mas os mares também podem ser localizados em plataformas continentais e, portanto, sem exceder 200 metros de profundidade: este é o caso do mar do Canal da Mancha, ou do Mar do Norte.
E, finalmente, há mares fechados…
Este tipo de mar tem características próprias. A segunda maior categoria do que se convencionou chamar de mares, são aqueles que se comunicam com o oceano apenas por um estreito. Além disso são cercados quase totalmente por terra. É o caso do mar Mediterrâneo, ligado ao Atlântico pelo Estreito de Gibraltar.
Como resultado, ao contrário dos mares costeiros, suas características hidrológicas são muito diferentes das do oceano. Estão sujeitos a uma forte evaporação e são muitas vezes mais salgados do que o oceano global (os cinco oceanos comunicando-se uns com os outros).
Enquanto a salinidade dos oceanos é de 35 gramas / litro, no Mediterrâneo, varia de 38 a 39,5 g / litro. No Mar vermelho a salinidade sobe para 41 g / litro.
O mar Morto (que na verdade não é mar, mas um lago), o campeão em salinidade, tem picos de até 275 gramas por litro! Já o Báltico, também um mar ‘fechado’, mas alimentado por muitos rios, a salinidade cai para 5 ou 10 gramas por litro.
PUBLICIDADE
Os sete mares
A expressão é um termo histórico que nomeia as rotas comerciais dominantes e as massas regionais de águas. A definição do que são esses mares mudou ao longo do tempo.
Acredita-se que o termo tenha aparecido pela primeira vez em 2.300 a.C. Os gregos antigos nomeavam os sete mares como mar Egeu, Adriático, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio e o Golfo Pérsico.
Assista ao vídeo e saiba mais
Assista a este vídeo no YouTube
Texto claro e muito informativo. Parabéns !
Muito interessante e penso ser útil saber .
É sempre muito interessante ler as publicações de Mar Sem Fim.
Obrigado.
Importante informação sobre os mares e oceanos: 5 oceanos e 7 mares históricos a partir da nomeação grega e lógico, com a visão global posterior muitos mares.
Valeu marsemfim,o que aprendi no ensino fundamental e médio,agora fiquei muito mais bem informado.
Gostei mto dos comentários. Esclareceu perfeitamente minhas dúvidas. Obrigada!
Também gostei por demais !! Vivendo e sempre aprendendo. Obrigada Mersemfim!
Nós é que agradecemos, Virginia, muito obrigado, volte sempre! Abraços
E um bom esclarecimento numa materia controversa.Gostei
Bom saber, Honorio, muito obrigado e volte sempre. Precisamos dos comentários dos visitantes. Eles nos ajudam muito. Abraços